4 MESES VIAJANDO: como viabilizamos a nossa temporada em Cozumel

08/09/2015 | atualizado em 14/09/2023

Quase 4 meses vivendo nesse paraíso!

Chegamos em Cozumel em maio de 2015, com muitos sonhos na cabeça e um projeto pronto pra sair do papel, unindo viagem, mergulho e audiovisual: o Profundo no Mundo!

Quase 4 meses depois, em setembro de 2015, nos despedimos dos amigos que fizemos na ilha mexicana, e voltamos pro Brasil.

Durante esse período, alimentamos nosso instagram e youtube com imagens de belas praias, mergulhos incríveis, cenotes, tartarugas marinhas, por do sol… e todo o clichê de uma vida caribenha.

Mas muita coisa ficou de fora das redes sociais, como todo o tempo que passamos trabalhando na frente do computador, editando as fotos e vídeos que fazemos, escrevendo pro blog, produzindo as próximas gravações… a vida de quem produz conteúdo na internet não é tão simples e glamourosa quanto pode parecer.

Atualizar um blog, um canal do youtube e um perfil no instagram dá trabalho, e exige muita dedicação, tempo, criatividade e persistência. Mas, ao mesmo tempo, é extremamente prazeroso e significativo trabalhar em um projeto que é nosso, algo que criamos e que acreditamos.

Mergulhando no trabalho!

Pra ficar melhor, só se estivéssemos recebendo financeiramente por todo esse trabalho… o que não estamos. Embora a gente consiga algumas permutas e parcerias, o blog ainda está bem longe de ser uma fonte de renda para nos manter na viagem. 😢

Como, então, fizemos para bancar uma viagem de 4 meses assim? É o que vamos abordar nesse artigo!

Como financiar uma viagem de longa duração

Já contamos aqui como surgiu a ideia de passar cerca de 3 meses em Cozumel. Para conseguir viabilizar financeiramente uma viagem dessas, fizemos o que todo mundo faz antes de sair de férias, ou comprar algo que deseja muito: juntamos dinheiro!

Mas é claro que não juntamos tudo de uma hora pra outra. Usamos uma parte da reserva financeira que a gente já estava acumulando há alguns anos (aquela poupança que a gente vai juntando pro futuro, sabe?), economizamos um pouco mais durante os meses em que começamos a planejar a viagem, e assim conseguimos juntar um valor aproximado do que calculamos que precisaríamos ter para poder viajar durante cerca de 3 meses, sem depender de uma renda extra.

Dividindo o tempo na viagem entre curtir e trabalhar…

Em outras palavras, pegamos o que acumulamos durante anos trabalhando, e investimos em uma viagem que acreditamos ter potencial para mudar a nossa forma de encarar a vida. E, sinceramente, esse foi o melhor investimento que fizemos até hoje!

Ou seja, ao contrário do que pode parecer no início, nós não largamos tudo para viajar. Foi uma escolha e uma decisão consciente, e planejada. Com relação ao trabalho, nós já somos freelancers, então também não pedimos demissão de um emprego CLT para poder viajar. Simplesmente fechamos a agenda para novos projetos no período em que estaríamos fora do Brasil.

Se você for CLT, além de usar o período de férias, pode também tentar negociar um período de licença não remunerada, ou até mesmo trabalhar de forma remota durante a viagem. No caso dessa última opção, você, inclusive, não precisaria ter tanta reserva financeira acumulada antes de embarcar, pois continuaria com a sua renda normal.

O que fizemos esse tempo todo em Cozumel?

mergulho em cozumel

Quando mergulhar nesse azul incrível virou rotina.

Nossa primeira intenção, ao desembarcar em Cozumel, era fazer cursos de mergulho (Avançado para a Tatá, e Divemaster para o Rafa), e desenvolver habilidades para fazer foto e vídeo subaquáticos.

Além disso, também precisávamos comprar algumas coisas para completar nosso equipamento de mergulho, como regulador, nadadeira e roupa de neoprene.

E foi pesquisando o valor dessas coisas, e dos cursos, que acabamos indo parar na Elite Dive Center, uma loja e operadora de mergulho local, onde, não só encontramos o que estávamos procurando, como recebemos também uma proposta: oferecer nossos serviços de vídeo para os clientes da loja!

Quem fez essa proposta irrecusável foi o Javier, proprietário da Elite, que depois acabou se tornando um grande amigo nosso. Em troca do nosso trabalho como fotógrafos e videógrafos subaquáticos, poderíamos abater parte do valor do curso de Divemaster do Rafa, e também teríamos desconto para quando quiséssemos mergulhar. Era tudo que a gente estava procurando!

Elite Dive Center: mergulho, trabalho e amigos!

Com isso, descobrimos na troca de serviços — a  tal da permuta — uma forma de viabilizar certas coisas que antes só seriam possíveis com um investimento financeiro.

No final das contas, a porcentagem do tempo que passamos trabalhando aqui — seja no blog, na loja ou no mini-documentário sobre as tartarugas marinhas  — foi muito maior do que qualquer outra coisa, mas foi a forma que encontramos para ajudar a viabilizar essa e futuras viagens que queremos fazer. E foi um trabalho extremamente prazeroso, intercalado com uma vivência cultural nova, muitas experiências únicas e inúmeros aprendizados pra vida.

Parcerias, permutas e formas de reduzir os gastos na viagem

Se você também tem esse sonho de fazer uma viagem de longa duração, mas não tem dinheiro suficiente para tornar esse sonho possível, comece a pensar se tem algo que você sabe fazer, ou que pode aprender a fazer, e utilizar como moeda de troca nos lugares por onde pretende passar.

gravando documentário sobre tartarugas marinhas em cozumel

Gravando min-doc que fizemos para a FPMC sobre as Tartarugas Marinhas.

Para te ajudar nessa missão, existem alguns sites e plataformas que anunciam vagas para estrangeiros dispostos a trabalhar poucas horas por dia (como recepcionista, guia turístico, ajudante de cozinha, fotógrafo, tradutor etc), em troca de hospedagem e alimentação.

Dentre essas plataformas, nós conhecemos o Worldpackers e o Workaway. Se você quiser saber mais como funciona esse tipo de trabalho, a Mary Teles, do Vida Mochileira, tem muita experiência no assunto, e vários artigos falando sobre voluntariado pelo mundo.

making of

Mais uma do making of do mini-doc sobre as tartarugas marinhas: um trabalho voluntários que temos muito orgulho de ter feito.

Sabemos que trabalhar e viajar ao mesmo tempo não é algo tão simples, e com certeza você, assim como nós, passará por alguns perrengues antes de conseguir colocar todas as finanças em ordem. Mas lembre-se que perrengues fazem parte da viagem! São através deles que as grandes histórias são feitas. 😉

E, no final, quando olhar pra trás, você só lembrará das coisas boas, que te farão esboçar um sorriso no rosto, e a certeza de ter feito a escolha certa.

Agora conta pra gente aqui nos comentários: você tá planejando uma viagem de longa duração? Tem alguma dúvida que podemos tentar ajudar?

logo_profundo_2023_png_branco_100x66

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato