LIVE ABOARD NA CALIFÓRNIA: mergulho nas Channel Islands

15/02/2018 | atualizado em 07/09/2023

15.02.2018 | data da viagem: de 17.11.2017 a 19.11.2017

Os primeiros mergulhos que fizemos na nossa volta ao mundo foram em um live aboard na Califórnia, EUA. Fomos para Santa Barbara especificamente para encontrar com o pessoal da Truth Aquatics, que opera os mergulhos em um dos destinos subaquáticos mais visitados de toda a costa oeste dos EUA: as Channel Islands.

As Channel Islands são o conjunto de ilhas próximas à cidade de Santa Barbara, na California (EUA).

Vamos contar nesse artigo todos os detalhes dos nossos mergulhos, do barco em que ficamos e da operação da Truth Aquatics. Mas antes, se você quiser ter uma prévia de como é o visual do lugar, assiste o vídeo que fizemos:

E aí? Curtiu o vídeo? Então não deixe de se inscrever no nosso canal, e compartilhar com quem você acha que se interessa por viagens e mergulho. Assim você ajuda a levar nosso conteúdo para mais pessoas, e incentiva nosso canal a crescer! Obrigado! 🙂

COMO É O LIVE ABOARD DA TRUTH AQUATICS

O arquipélago das Channel Islands fica a cerca de 40km da costa de Santa Barbara, e é formado por 8 ilhas, mas apenas 5 fazem parte do Parque Nacional Channel Islands: São Miguel, Santa Rosa, Santa Cruz, Anacapa e Santa Barbara.

A Truth Aquatics é uma empresa da região especializada em live aboard, e eles nos convidaram para passar 2 dias mergulhando a bordo do Dive Boat Conception, na ilha de Santa Cruz, a maior ilha do arquipélago.

Se você não sabe, live aboard é um tipo de experiência em que o barco é também a sua hospedagem. Ele é equipado com camas, banheiro, cozinha… E pode passar várias noites em alto mar, com conforto e segurança.

Tem vários tipo de configurações de barco, alguns com cabines privativas e individuais. O Conception, da Truth Aquatics, era como se fosse um hostel: as camas ficavam dispostas como beliches, e cada uma tinha sua cortina para garantir privacidade.

Nós nunca tínhamos feito um live aboard antes, e a experiência não poderia ter sido melhor! Embarcamos no dia 18 de novembro à noite, acomodamos as nossas coisas, montamos nosso equipamento de mergulho e acordamos no dia seguinte com os cilindros cheios, o café da manhã pronto e essa vista:

Live Aboard nas Channel Islands com Dive Boat Conception (Truth Aquatics)

A vista quando acordamos no primeiro dia do live aboard com o barco Conception da Truth Aquatics.

QUEM PODE MERGULHAR NA ILHA DE SANTA CRUZ DAS CHANNEL ISLANDS?

Por ser bem grande, a ilha de Santa Cruz oferece muita diversidade de pontos de mergulho, sendo uma ótima opção para todos os níveis de certificação, inclusive para quem nunca mergulhou antes!

Tinham várias pessoas no nosso grupo que estavam fazendo o curso de Open Waters, para tirar a primeira certificação, e outras recém-certificadas, então acabamos parando em pontos mais tranquilos e rasos.

O que foi ótimo pra gente, porque, embora a gente já seja certificado há um tempo, esse seria nosso primeiro mergulho com alguns equipamentos novos (BCD, computador, nadadeira, câmera, caixa-estanque… tudo que compramos nos primeiros dias da viagem e estávamos usando pela primeira vez).

Então um mergulho mais tranquilo era tudo que precisávamos para conseguir fazer tudo com calma e segurança.

MERGULHO NA KELP FOREST: FLORESTA DE ALGAS

Esses foram os pontos em que mergulhamos durante o live aboard no Conception com a Truth Aquatics:

No primeiro dia fizemos 2 mergulhos no Pelican Bay e outros 2 no Fry’s Harbor, sendo um deles noturno.

O que mais chama atenção no mergulho nas Channel Islands são as kelp forests: verdadeiras florestas de algas marinhas que crescem na vertical, podendo atingir mais de 40m de comprimento.

No meio das kelps é possível encontrar muita vida, e tem um bichinho em especial que adora dar as caras nessa região: os leões-marinhos! Infelizmente não tivemos a sorte de encontrar com eles. O Rafa até conseguiu ver um, mas de costas, já indo embora, e não deu tempo de gravar nem tirar uma foto… 😥

Mergulho nas Channel Islands com a Truth Aquatics

Kelp forests das Channel Islands.

No segundo dia, fomos para o ponto Cuevas Valdez, e fizemos mais 2 mergulhos por lá. Vimos mais kelp forests (e maiores), e também uma das famosas cavernas marítimas da região.

Os mergulhos foram bem tranquilos, com 8m de profundidade, sem corrente e com visibilidade variando entre 7m e 10m. Mas a temperatura da água na faixa dos 15o causa um certo incômodo para quem não está acostumado (a Tatá que o diga! Ela sente muito – MUITO – frio, mesmo usando capuz e um wetsuit de 7mm).

A temperatura externa também estava baixa, e isso contribuía para aumentar o frio entre um mergulho e outro. Mas o conforto que tínhamos no barco (com duchas de água morna, café, chá e chocolate quente à vontade) dava uma bela amenizada na situação. <3

Mergulho na Ilha de Santa Cruz (Channel Islands) com Dive Boat Conception, Truth Aquatics

É um mergulho frio (média de 15ºC a temperatura da água), mas a paisagem subaquática é linda e vale a pena!

Live aboard nas Channel Islands com barco Conception, da Truth Aquatics

Algumas das cavernas que existem na Ilha de Santa Cruz, onde mergulhamos.

SOBRE A TRUTH AQUATICS

Uma curiosidade legal sobre a Truth Aquatics é que eles foram uma das primeiras empresas da Califórnia a introduzir no mercado um live aboard pensado para a prática do mergulho. Não é um barco que foi convertido ou adaptado para atender aos mergulhadores. Pelo contrário, ele já foi construído com essa intenção.

E isso acaba fazendo a diferença até nos pequenos detalhes, como ter um compartimento com ar quente para secar mais rápido o wetsuit entre um mergulho e outro.

Live aboard Conception, Truth Aquatics

Nosso primeiro Live Aboard, com o barco Conception, da Truth Aquatics.

Para uma primeira experiência em um live aboard, só podemos dizer que tivemos muita sorte. Foram 2 dias incríveis, com mergulhos completamente diferentes do que estamos acostumados a ver em regiões tropicais e toda a estrutura e o staff do barco só contribuíram para que a gente não precisasse se preocupar com mais nada a não ser mergulhar e curtir a vista!

Mergulho nas Channel Islands, com Truth Aquatics

Paisagens completamente diferentes do que estamos acostumados a ver em mergulhos de regiões tropicais.

Live Aboard Channel Islands (Boat Conception, Truth Aquatics)

E todo o entorno das Channel Islands é lindo assim. <3

Você já fez ou tem vontade de fazer um live aboard? Conta pra gente aqui nos comentários!!

Aqui embaixo deixamos também as informações do nosso Log Book, caso você queria saber algum detalhe específico.

LOG BOOK Ilha de Santa Cruz (Channel Islands, California)

#1 PELICAN BAY

Profundidade Média: 4.7m

Temperatura da água: 17o C

Duração do mergulho: 42min

* Nosso live aboard nas Channel Islands foi uma parceria com a Truth Aquatics. Agradecemos o apoio, e ressaltamos que, independente disso, o conteúdo deste post reflete nossas opiniões pessoais, sinceras e baseadas na nossa experiência.

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato