Pelicanos, Baleias e Golfinhos em Oceanside

22.12.2017

No primeiro vídeo da nossa Volta ao Mundo mostramos todo nosso trajeto desde que saímos do Brasil até chegar em Oceanside, uma cidade da California que fica entre Los Angeles e San Diego e que nos conquistou logo de cara com suas ruas largas, construções amplas, um centrinho super charmoso, e o maior píer que já tínhamos visto até então.

 

Pier de Oceanside

Com mais de 590m, o píer de Oceanside é um dos maiores piers de madeira da costa oeste dos EUA.

 

Toda a região do píer, incluindo a praia, é uma delícia para caminhar, andar de bike, tomar um sorvete ou simplesmente sentar e observar o por-do-sol.

 

Uma vez no píer, a primeira coisa que nos chamou atenção foi a quantidade de pelicanos e gaivotas na região. Muitos pousam ao longo do píer e parecem nem se incomodar com as pessoas que estão passando e tirando fotos. Foi a primeira vez que vimos um pelicano e, pelo que pesquisamos depois, vai ser difícil conseguir ver outros assim tão de perto.

 

Pelicano no Píer de Oceanside

Os pelicanos no píer de Oceanside já estão tão acostumados com a presença das pessoas que chegam a posar para fotos!

 

Um passeio muito legal que fizemos em Oceanside foi o tour para observação de baleias e golfinhos, com a Oceanside Adventures.

 

A melhor época do ano para essa passeio é de dezembro a abril, temporada de migração das baleias-cinzentas, que atravessam as águas da costa de San Diego, passando por Oceanside, em direção a Baja, onde elas se reproduzem.

 

Estávamos em Novembro, então a chance de conseguir ver alguma baleia dessa espécie não era muito ampla. Mas mesmo assim, ainda havia a possibilidade de vermos golfinhos, leões marinhos e outros tipos de baleias, como as baleias azuis, que podem aparecer durante o ano todo.

 

O passeio se faz em um catamarã amplo, e como não estava cheio, pudemos ficar nos movimentando pela embarcação durante o trajeto, sempre procurando o melhor lugar para conseguir avistar alguma coisa.

 

O passeio para avistar baleias e golfinhos sai da marina de Oceanside.

 

Os capitães dos barcos da Oceanside Adventures são naturalistas certificados, o que significa que, além de entenderem de barco, eles também entendem de vida marinha e do comportamento desses animais. Assim, eles sabem o momento certo de reduzir o motor e sempre orientam para que lado devemos olhar, além de, durante o passeio, contarem várias curiosidades sobre as espécies avistadas.

 

Saímos da marina de Oceanside por volta das 14h30, e a primeira parada foi em uma boia de sinalização cheia de adoráveis e preguiçosos leões marinhos que estavam tomando um solzinho. O passeio já começa a valer a pena a partir daí!

 

Leões Marinhos em Oceanside.

Leões Marinhos pegando um bronze.

 

Seguimos viagem e se passaram alguns longos minutos sem que avistássemos mais nada. Nem um movimento suspeito no mar. Estávamos quase nos conformando com esse destino injusto e cruel quando uma das pessoas que estava no barco soltou um grito. Corremos para onde ela estava apontando e começamos a avistar os primeiros golfinhos.

 

O capitão explicou que um golfinho raramente aparece sozinho, ele está sempre acompanhado da família. É muito imprevisível e você tem que estar muito atento para conseguir ver o momento exato em que um golfinho resolve saltar para fora da água, mas a todo momento ouvíamos alguém apontando para um lado e gritando “Olha, ali!”.

 

Outro fato curioso que o capitão contou foi que os golfinhos se chamam uns aos outros por barulhos específicos, como se cada um tivesse um nome. É assim que eles conseguem se manter sempre unidos no mesmo grupo, na mesma família.

 

Golfinhos em Oceanside

E quando menos esperávamos, eles apareceram!

 

Infelizmente não conseguimos ver nenhuma baleia, muito provavelmente porque não estávamos na época certa. No site e facebook da Oceanside Adventures você pode ver fotos incríveis de observações que eles já tiveram anteriormente, e vimos lá também que a primeira baleia-cinzenta da temporada migratória de 2017 foi avistada no dia 10/dezembro.

 

Gray Whale Oceanside Adventures

Baleia-cinzenta vista no dia 12/dezembro, com a Oceanside Adventures.

 

Baleia Jubarte Oceanside Adventures

Baleia Jubarte vista no dia 17/dezembro, com a Oceanside Adventures.

 

Uma pena que não conseguimos ver, mas além de ser um passeio muito agradável e tranquilo de se fazer, a experiência de se ver um animal selvagem em seu habitat natural vale muito mais a pena do que pagar para vê-los em aquários, onde ficam presos e sofrem maus tratos.

 

Golfinhos, baleias, leões marinhos, tartarugas, elefantes… são animais selvagens, que pertencem à natureza e assim devem permanecer: livres!

O passeio para observar baleias e golfinhos com a Oceanside Adventures custa US$39 para adultos e US$29 para crianças, e tem cerca de 2h de duração.

 

Se você não conseguir avistar nada (nem mesmo um golfinho), eles te dão um voucher para retornar quando quiser!

 

Para mais informações e reservas, veja no site:http://www.oceansidewhalewatching.com

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2017 by Profundo no Mundo