Pontos de mergulho em Cozumel - II

19.08.2015

Na primeira parte desse post, falamos sobre os principais pontos de mergulho de Cozumel, desde Paradise Reef até Parede de São Francisco. Se você ainda não viu, veja aqui!

 

Vamos continuar falando sobre os pontos que fazem parte do Parque Nacional Arrecifes de Cozumel e que estão mais ao sul da ilha. Esse mapa pode te ajudar na localização de cada um deles:

 

Mapa com os pontos de mergulho em Cozumel – México.

 

– PAREDE SANTA ROSA

 

Mergulho em Santa Rosa – Cozumel, México

 

Profundidade: de 15m a 37m

Nível: intermediário

Características: é um dos mais famosos de Cozumel. A parede é formada por colunas de coral, que são separadas pela areia, formando espécies de canyons. Quanto mais para o norte, maiores as formacoes de coral, pq a corrente é mais forte ao sul, limitando o crescimento dessas estruturas. Pode ser um ótimo mergulho multinível.

Vida marinha: pode-se encotrar de tudo: tartarugas, garoupas, peixes papagaio, peixes frade, e até alguns peixes sapo.

 

– LA FRANCESA

 

Tubarão-lixa que vimos durante o mergulho no arrecife La Francesa. – Cozumel, México

 

Profundidade: de 9m a 18m

Nível: iniciante – intermediário

Características: esse ponto relativamente raso é apropriado para todos os níveis de certificação e apresenta formações de corais mais baixas, mas não menos atrativas ou coloridas. Mergulhando em direção ao norte, o mais indicado é permanecer à esquerda, para seguir a parte principal do arrecife.

Vida marinha: grande possibilidade de encontrar tartarugas, e, se der sorte, pode encontrar o Peixe Sapo escondido em algum buraco. Foi nesse ponto que vimos pela primeira vez o Tubarão-Lixa (foto), e ele passou bem ao nosso lado!

 

– PUNTA DALILA

 

Anêmona em Punta Dalila – Cozumel, México

 

Profundidade: de 12m a 18m

Nível: iniciante

Características: as formações de coral podem atingir os 6m de altura, com alguns picos e algumas grutas que se pode atravessar. A visão geral deste ponto é de um colorido impressionante. A corrente sempre está se dirigindo para o norte, então o ideal é sempre iniciar o mergulho em seu extremo sul.

Vida marinha: grande variedade de esponjas e corais, além da possibilidade de encontrar tubarões-lixa e vários cardumes de peixes. As tartarugas são mais raras aqui, mas você pode dar a sorte que nós demos e conseguir uma foto como a de cima!

 

– JARDINS PALANCAR (Palancar Gardens)

 

Corais de Palancar Jardines – Cozumel, México

 

Profundidade: de 9m a 25m

Nível: iniciante.

Características: o mergulho geralmente tem início sobre uma extensão de areia, dirigindo-se logo em seguida para a parede de corais. Após passar por alguns “canyons” de coral, entre os 15h e 20m de profundidade você alcança uma plataforma de corais e entende a origem do nome deste ponto de mergulho: parece que estamos flutuando sobre um grande jardim marinho.

Vida marinha: não é muito rico em peixes ou outros animais (eles começam a surgir mais para o final do arrecife), mas as formações de coral, esponjas e plantas são de encantar qualquer um.

 

– PALANCAR CAVES

 

Mergulho em Palancar Caves – Cozumel, México

 

Profundidade: de 15m a 30m

Nível: intermediário – avançado

Características: é um dos nossos preferidos. Leva o nome pela existência de inúmeros túneis e cavernas (que estão mais para pequenas grutas) de coral que se formaram ao longo dos anos, caracterizando um verdadeiro labirinto subaquático.

Vida marinha: assim como no Palancar Jardines, o forte deste ponto são as formações de coral e esponjas. Mas você também pode encontrar frequentemente tartarguas, garoupas e alguns cardumes de peixes menores.

 

– COLOMBIA

 

Formações de coral no Arrecife Colombia – Cozumel, México

 

Profundidade: de 15m a 30m

Nível: intermediário

Características: esse é outro preferido, mas é muito raro as operadoras de mergulho levarem até aqui, porque é bem longe. Mas vale dar uma chorada e pedir!  corrente no local é de moderada a forte, mas entre as formações de coral não é tão ruim assim.

Vida marinha: pode-se ver um pouco de tudo: grandes e coloridas formações de coral, muitos peixes, tartarugas, eagle rays.

 

– PUNTA SUR

 

Profundidade: de 15m a 36m

Nível: avançado

Características: tem duas partes mais conhecidas: para o sul é onde fica a Catedral e para o norte, a famosa Garganta do Diabo. Por ser um mergulho muito profundo, e um ponto geograficamente bem distante, dificilmente será possível fazer as duas partes, terá que escolher uma ou outra. Fazendo a Catedral, que leva esse nome pela existência de uma esponja em forma de cruz na parede do coral, geralmente você passará pela Garganta do Diabo (mas não entrará nela). As correntes são bem fortes e, somadas à profundidade do local, realmente só é recomendado para mergulhadores avançados e com mais experiência.

Vida marinha: com relação à presença de peixes, não é tão abundante aqui como em outras partes do Parque Nacional, mas pode-se avistar eagle rays, tubarões-lixa e algumas tartarugas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2017 by Profundo no Mundo