Pontos de mergulho em Cozumel

18.08.2015

A maior parte dos pontos de mergulho de Cozumel se localiza dentro de uma área denominada Parque Nacional Arrecifes de Cozumel. É nessa área que se encontram os principais pontos de mergulho recreativo, e também os mais bonitos.

 

Mapa com os pontos de mergulho em Cozumel – México.

 

De um modo geral, o mergulho em Cozumel é um mergulho de correnteza, o que é ótimo para não fazer muito esforço e economizar ar, mas também, quando a corrente é forte, pode atrapalhar bastante, principalmente se o seu objetivo for fotografar as formações de coral e a vida marinha que, diga-se de passagem, é muito rica em qualquer ponto que você escolha mergulhar.

 

Vamos falar um pouco sobre os principais pontos de mergulho aqui da ilha, e, para não ficar um post muito longo e cansativo, vamos dividi-lo em 2 partes, seguindo a localização de cada um no mapa, do norte para o sul.

 

Aqui vai a primeira parte:

 

– PARAÍSO (Paradise Reef)

 

Anêmona no Arrecife Paraíso – Cozumel, México

 

Profundidade: de 9m a 12m

Nível: iniciante.

Características:é o primeiro arrecife dentro do Parque Nacional Arrecifes de Cozumel. Como está localizado perto do terminal de cruzeiros, deve-se tomar cuidado quando a corrente estiver muito forte, embora isso seja raro. Quando há corrente, geralmente ela vai do sul para o norte. É um ponto popular de mergulhos noturnos, quando se pode encontrar polvos, lagostas e king crabs. Pode ser um mergulho de praia, sem necessidade de embarcação.

Vida marinha: bem variada e colorida, é possível encontrar várias espécies de peixes, dos menores aos maiores (barracuda e garoupa), anêmonas, formações de coral que chegam a atingir 6m de altura, sem falar nas arraias e linguados camuflados na areia.

 

– CHANKANAAB

 

Lagostas no mergulho noturno – Cozumel, México

 

Profundidade: de 10m a 12m

Nível: iniciante.

Características: Localizado em frente ao Parque Chankanaab, apresenta correntes moderadas e baixa profundidade, o que faz com que o mergulho neste ponto seja fácil e tranquilo para quem está começando, e a abundância de vida marinha faz com que ele seja atraente para mergulhadores de todos os niveis. A corrente geralmente se direciona do norte para o sul. Quanto mais para o sul, é possível encontrar mais formações de coral. Também pode ser um mergulho de praia.

Vida marinha: Se comparado com outros pontos da ilha, aqui é onde pode-se encontrar a maior quantidade de lagostas que não estão escondidas em buracos ou cavernas. Moreia, polvo e carangueijos ficam mais escondidos, mas também estão por aqui. Grande variedade de coral e abundância de vida marinha: arraias e linguados camuflados na areia, peixes frade, garoupas.

 

– TORMENTOS

 

O peixe-frade é uma das espécies mais comuns de se encontrar durante um mergulho em Cozumel.

Profundidade: de 15m a 18m

Nível: intermediário.

Características: Geralmente com corrente muito forte, este ponto é dividido em 2 seções de formações coralíneas, separadas por um grande pedaço de areia.

Vida marinha: pode-se encontrar tubarão-enfermeira, garoupa, tartarugas e peixes frade. 

 

– YUCAB

 

Tartaruga Marinha que encontramos em um dos nossos mergulhos em Cozumel, México.

 

Profundidade: de 15m a 18m

Nível:intermediário.

Características:A corrente aqui continua forte. O início deste ponto é marcado por uma extenção coberta de “turtle grass”. Com a corrente, que geralmente está em direção ao norte, você chega na parte mais profunda e principal do coral, cheia de vida e cor.

Vida marinha: Fora a abundância de peixes padrão de Cozumel, no extremo sul deste ponto, é possível encontrar uma região habitada por várias lagostas.

 

– PUNTA TUNICH

 

Mergulho em Punta Tunich – Cozumel, México

 

Profundidade: de 15m a 40m

Nível: intermediário.

Características: Conhecida pela presença de turbulências e fortes correntes.

Vida marinha:abundância de formações de coral e esponjas, além de tartarugas e tubarões-lixa.

 

– PAREDE SAO FRANCISCO 

 

Mergulho no arrecife São Francisco – Cozumel, México

 

Profundidade:de 13m a 40m

Nível: intermediário.

Características: O mergulho começa na parte sul, com uma extensão de areia a 12m de profundidade. Descendo para 18m, encontra-se a parede coberta de esponjas e corais coloridos.

Vida marinha:Grande abundância de peixes e possibilidade de encontrar uma eagle ray na área de extenção arenosa, ou mesmo cruzando por cima das formações de coral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2017 by Profundo no Mundo