Planejar uma viagem de volta ao mundo é algo complexo, mas muito divertido e prazeroso também.

Preparativos para a VOLTA AO MUNDO

No dia 17 de maio de 2015, a gente saiu de São Paulo com o coração acelerado e duas mochilas cheias de planos. O destino era uma ilha no México, onde passaríamos 3 meses viajando e mergulhando, no que a gente apelidou de “teste para a Volta ao Mundo”.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Ao invés de três, ficamos quase 4 meses no México. Passamos por alguns perrengues, fizemos muitas amizades, mergulhamos bastante (embora menos do que gostaríamos), acompanhamos todo o processo de desova das tartarugas marinhas, fomos para Tulum e para a Cidade do México, e voltamos para o Brasil com a certeza de que tínhamos vivido essa experiência ao máximo.

Profundo no Mundo mergulhando em Cozumel
Fim de um dos últimos mergulhos que fizemos durante a nossa temporada em Cozumel.

Foram meses intensos, cheios de descobertas, desafios e aprendizados. Mas e a tal da Volta ao Mundo — aquela que a gente prometeu fazer depois desse teste?

Nossa ideia ao voltar para o Brasil era trabalhar por um tempo e viajar de novo no primeiro semestre de 2017, mas tivemos alguns imprevistos (pessoais, profissionais e financeiros), e acabamos adiando um pouquinho essa viagem…

Mas só um pouquinho! Como já anunciamos no Instagram, a Volta ao Mundo está de pé, e agora com data certa para começar: no dia 7 de Novembro embarcaremos em um vôo saindo de Guarulhos – SP, sem data certa pra voltar! 

O roteiro da nossa Volta ao Mundo

Planejar uma viagem de volta ao mundo é algo complexo, mas muito divertido e prazeroso também.
Planejar uma viagem de volta ao mundo é algo complexo, mas muito divertido e prazeroso também. (Photo by Element5 Digital on Unsplash)

Ainda temos muita coisa pra resolver antes da partida, mas o planejamento inicial já está tomando forma. Nossa viagem deve durar cerca de um ano, e vamos fazer o trajeto no sentido anti-horário, ou seja, viajando em direção ao oeste. Assim, a cada mudança de fuso entre os países, a gente “ganha tempo”. 

Nosso primeiro destino será a Califórnia. Decidimos começar a viagem pelos EUA, pois precisamos atualizar nossos equipamentos de mergulho e de foto e vídeo, e lá a variedade (e o preço) são bem melhores. 

Com relação ao restante do roteiro, a gente sabe que muita coisa ainda vai mudar, e tudo bem! A ideia é não ter um plano engessado, pra poder viajar com liberdade, ajustando o caminho conforme o tempo, o orçamento e o coração pedirem.

O primeiro esboço do roteiro que fizemos ficou assim:

Roteiro da Volta ao Mundo: mapa com o primeiro planejamento
Roteiro da Volta ao Mundo: mapa com o primeiro planejamento

Nós dividimos a viagem em 4 etapas, separadas mais ou menos por continente, pra facilitar o cálculo de quanto tempo iremos ficar em cada lugar. 

🔴 ETAPA 1 (novembro, dezembro e janeiro): EUA, Austrália e Nova Zelândia.

🟢 ETAPA 2 (fevereiro, março e abril): Indonésia, Malásia, Tailândia, Myanmar, Índia, Vietnã, China e Coréia do Sul.

🔵 ETAPA 3 (maio, junho e julho): África do Sul, Namíbia, Zimbabwe, Moçambique, Tanzânia e Madagascar.

🟡 ETAPA 4 (agosto, setembro e outubro): Egito, Turquia, Grécia, Bulgária, Romênia, Hungria, Croácia, Áustria, República Checa, Alemanha, Espanha e Marrocos.

Olhando assim, parece muita coisa pra pouco tempo, né?! É justamente por isso que queremos manter a rota flexível, pra poder mudar de planos quando der vontade, sem pressa, sem culpa, e sempre controlando o orçamento.

Falando nisso, se você está se perguntando quanto vai custar uma viagem dessas, escrevemos outro artigo explicando tudo com mais detalhes. Vem ver aqui!

Profundo no Mundo embarcando para uma temporada de 4 meses no México, em 2015
Quando embarcamos rumo ao México, em 2015

📝 LEIA TAMBÉM: Como ficou o roteiro final da nossa Volta ao Mundo, e todas as mudanças que fizemos ao longo do caminho.

A contagem regressiva começou

Faltam poucos dias pro embarque e o coração já está acelerado de novo! Se você também está se preparando para uma viagem de longa duração, seja uma Volta ao Mundo ou um sabático, e não sabe por onde começar, a gente pode te ajudar.

Oferecemos uma consultoria personalizada, com dicas de roteiro, planejamento financeiro, câmbio e outros detalhes que fazem diferença no dia-a-dia da viagem. Entre em contato para saber mais detalhes.

Agora, se você tiver apenas uma dúvida específica, pode deixar aqui nos comentários que a gente ajuda com o que souber! 

Pra acompanhar as novidades e todos os bastidores dessa jornada, siga a gente no Instagram, e já se inscreva no nosso canal do YouTube!

Artigos Sugeridos

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. oioi! estou começando a planejar minha viagem de ano sabático e agora bateu a dúvida sobre como fazer com a passagem de volta para entrar em alguns países, porque em uma viagem de 1 ano de duração, vamos ter no máximo 2-3 trechos na mão e não teremos a volta pro pais de origem, como vocês fizeram com essa questão?

    1. Oi Gardênia! Que legal que vc está planejando um ano sabático! Sobre a passagem de volta, falamos um pouco sobre ela aqui, mas resumidamente: você não precisa ter a passagem de volta para o páis de origem, e sim uma passagem de saída do seu próximo destino. Então, se tiver sempre o próximo destino e mais um já planejados, está tudo certo! De toda forma, vale saber tb que não é sempre que vão exigir essa passagem… na nossa volta ao mundo, só nos pediram uma vez (quando estávamos indo para a Índia).

  2. Estaremos juntos acompanhando toda viagem. Super empolgada vai ser uma grande aventura de sucesso compartilhada.