Um dia em Cancún

08.08.2015

Estamos há um pouco mais de 2 meses aqui em Cozumel. Agora que já conhecemos bem a ilha, resolvemos começar a explorar o que mais o Caribe Mexicano tem pra oferecer. E o primeiro destino que escolhemos foi Cancún!

 

Nós conhecemos uma menina aqui que os pais moram em Cancún, então ficamos um fim de semana lá na casa deles. Mas esse é um passeio que pode ser feito tranquilamente em 1 dia, e isso vale tanto para o trajeto Cozumel-Cancún, quanto para o inverso! Então, se você está planejando férias em Cancún, pode incluir no seu roteiro 1 dia para conhecer Cozumel também… Vale a pena e é super fácil! 😉

 

Saindo de Cozumel, o primeiro passo é pegar a balsa até Playa del Carmen. Tem várias empresas que oferecem esse serviço, intercalando os horários, mas o preço acaba sendo meio tabelado. Pagamos MX$135 (mais ou menos R$35) cada um. Chegando em Playa del Carmen, caminhamos cerca de 5min até a ADO, que é a empresa de ônibus que faz o trajeto até Cancun, e compramos a passagem para o próximo horário. Existe um App pra celular da ADO, e, se você for comprar com antecedência, pode conseguir desconto de até 50% através do app. Mas nós não sabíamos disso, e pagamos MX$60 (quase R$14) cada um.

 

O trajeto da balsa leva cerca de 40min, e a viagem de ônibus demora mais ou menos 1h. Chegando na rodoviária de Cancun, pegamos um Taxi em direção à casa dos pais da nossa anfitriã, mas se a intenção é passar um dia na cidade, você pode ir direto para a Zona Hotelera, que é onde tem as atrações mais interessantes para turista.

 

A Zona Hotelera de Cancún.

 

Aliás, esse é um ponto que a gente gostaria de comentar. Fora da Zona Hotelera, realmente não existe quase nada interessante para se ver (a não ser alguns shoppings outlets). Mas também, por outro lado, dentro da Zona Hoteleira, é tudo tão turístico que soa até um pouco artificial demais, pelo menos para nós, que buscamos sempre o lado mais cultural, histórico e rústico dos lugares que visitamos.

 

Nesse sentido, Cancún foi quase uma decepção para a gente. Isso porque quando falamos em Cancún, a primeira imagem que vem à cabeça são aquelas praias incríveis com aquele mar azul turquesa, certo? Mas acontece que, infelizmente, essas paisagens paradisíacas estão praticamente quase que inteiramente cobertas pelos hotéis e resorts construídos à beira da praia. Então não pense que você vai poder caminhar pela avenida da praia admirando aquele horizonte azul turquesa… Isso não vai acontecer, simplesmente porque a avenida “da praia”, está mais para uma avenida “de hotéis”. 

 

Ou seja, a não ser que você esteja hospedado em um desses resorts, vai ter que ser uma pessoa criativa e disposta a explorar outros pontos da cidade. Que foi o que fizemos! E essas são as nossas sugestões e indicações:

 

Bubba Gump Shrimp Co.

O único destino que tínhamos certeza que queríamos conhecer. O Rafa, praticamente, queria ir pra Cancún só para comer mais uma vez nesse restaurante inspirado no filme Forrest Gump. É um restaurante meio caro, mas sim, vale muito a pena!

 

Bubba Gump! – Cancún, México

 

Como no filme, a especialidade do restaurante são os camarões. E eles existem em todos os formatos: frito, empanado, com côco (sim, é bom!), na manteiga, com alho…

 

Pedimos um prato que vinha um pouco de cada tipo e, para beber, a limonada com morango (que é refil!).

 

Playa Chac Mool

Uma das poucas praias acessíveis independente de reservas e hospedagens nos hotéis. O acesso se faz por uma rua atrás da famosa night house Coco Bongo.

 

É uma praia linda, mas infelizmente, ela estava dominada pelo sargaço, um problema sério que tem atingido a maioria das praias do Caribe, e não pudemos aproveitá-la.

 

Playa Tortugas

 

Como fugir do sol na praia – Cancún, México

 

Seguindo para o norte, é a próxima praia depois da Chac Mool, e o acesso também é livre. Fica bem perto do ferry para Isla Mujeres, então é bem movimentada. Para fugir da aglomeração de pessoas que encontramos logo na entrada, caminhamos um pouco pela praia até chegarmos em uma região mais calma, onde pudemos relaxar um pouco e curtir as águas azuis turquesa.

 

Shoppings

Outra grande atração de Cancún são os shoppings, pela grande variedade de produtos importados de marca, a preços de free shop. Tem de tudo: eletrônico, roupa, calçados, decoração, óculos, relógio…

 

Nós fomos em 2 shoppings: Plaza Caracol e La Isla. O primeiro é um shopping no sentido mais tradicional. Já o segundo é uma estrutura a céu aberto, com as lojas em volta. É bem bonito, e vale o passeio mesmo se você não estiver com intenção de comprar nada.

 

Em uma das galerias do shopping La Isla – Cancún, México

 

Na hora de voltar, fizemos o percurso inverso: pegamos um táxi até a rodoviária, onde compramos as passagens da ADO para Playa del Carmen. Chegando em Playa del Carmen, pegamos a balsa e voltamos para Cozumel.

 

É um passeio bem tranquilo para ser feito em um dia, a única coisa que você tem que ficar de olho é o horário da volta, para não perder a última balsa que sai de Playa del Carmen (por volta das 22h).

 

Ficou com alguma dúvida? Deixa um comentário aqui ou escreve pra gente! Vamos adorar ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2017 by Profundo no Mundo