O Dia Mundial de Limpeza de Praias acontece anualmente, sempre no terceiro fim de semana de setembro, como parte da campanha mundial Clean Up the World. Esse ano fomos para Ihabela, no litoral norte de SP, participar de uma ação promovida pela Sea Shepherd Brasil, para fazer um mergulho de limpeza subaquática na Praia do Curral.
A ação em Ilhabela teve o apoio da operadora de turismo Mar e Vida EcoTrip, especialmente com relação à operação de mergulho de limpeza subaquática. Foi a primeira vez que participamos de uma ação nesse sentido, e foi muito gratificante fazer parte disso, e nos conectar com pessoas que desenvolvem um trabalho tão importante para o planeta.
Como é o mergulho de limpeza subaquática
Nos equipamos na praia e mergulhamos em busca de lixo acumulado no mar, desde a costeira da Praia do Curral até o Parcel de Santa Cruz. Durante quase 1 hora de mergulho (com profundidade máxima de 8m), retiramos muita coisa que estava incrustada nos corais, enterrada na areia ou mesmo flutuando na água.
Para recolher o lixo, a Sea Shepherd disponibilizou alguns sacos de rede, que comportam o lixo, mas deixam a água passar, ideal para esse tipo de limpeza.
A orientação principal ao fazer esse tipo de mergulho é estar muito atento a qualquer tipo de vida que possa estar associada ao material encontrado, e garantir que ela continue no mar, sem ser prejudicada.
Quando encontramos algum detrito que já está muito incorporado aos corais, cabe analisar se vale a pena retirá-lo dali, ou se essa remoção pode acabar sendo ainda mais prejudicial para a vida marinha ao redor.
Depois do mergulho, o lixo retirado foi analisado em busca de pequenos animaizinhos que poderiam ter ficado presos, mesmo com todo esse cuidado anterior, e conseguimos devolvê-los com vida para o mar.
No período da tarde, foi realizada também a limpeza da faixa de areia na praia, que tem 400m de extensão, com a participação de voluntários.
No total da ação, foram recolhidos 8kg de detritos, entre artefatos de pesca e construção (canos, cordas, redes), 188 bitucas de cigarro, 46 latinhas de alumínio, 16 garrafas plásticas e 5 de vidro, 27 embalagens diversas, 19 canudinhos e mais de 350 micro lixos (pequenos pedaços de plástico, papel, vidro e madeira).
A importância do Clean Up Day
O Clean Up Day não é um dia para ser comemorado. Pelo contrário. É uma data de conscientização, que chama atenção para a importância da preservação da vida marinha.
Muitos animais marinhos morrem ao ingerir pequenos pedaços de lixo que eles confundem com comida. E o plástico é o maior causador dessas mortes. Segundo dados da Sea Shepherd, estima-se que 86% das espécies de tartarugas tenham plástico em seus intestinos.
O lixo encontrado nas praias, além da falta de educação das pessoas que simplesmente não recolhem as sobras do que produzem, é um reflexo do estilo de vida que estamos levando. A produção de plástico no mundo está aumentando cada vez mais, e isso é um problema porque o plástico é um material não-biodegradável: ele surge no ambiente natural, e não desaparece. Com isso, os oceanos recebem mais de 8 milhões de toneladas de plásticos por ano!