Vacinas pré-viagem
Carteirinha de vacinas atualizada, pronta para embarcar!
Ao final da consulta, e com base no roteiro da nossa viagem, fomos encaminhados para tomar as seguintes vacinas:
- Dupla Adulto (reforço para tétano e difteria)
- Hepatite B (reforço)
- Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola – reforço)
- Febre Amarela
- Raiva
- Hepatite A
- Febre Tifóide
- Encefalite Japonesa
Muitas dessas não eram específicas de nenhum destino, apenas uma atualização da nossa carteirinha de vacinação, que não estava 100% em dia. A boa notícia é que a maioria dessas vacinas são distribuídas de forma gratuita, no próprio Instituto, e fomos encaminhados para recebê-las logo após a nossa consulta.
Porém, algumas dessas vacinas são dadas em mais de 1 dose e, como nossa viagem acontece em menos de 1 mês, não teremos tempo de tomar tudo antes do embarque. Então, caso você também esteja se preparando para uma viagem que exige vários tipos de vacina, planeje-se para começar essa preparação com antecedência, para garantir que terá tempo de tomar todas as doses necessárias antes do embarque.
No nosso caso, fomos orientados a tomar as próximas doses ao longo da viagem mesmo, assim como a vacina contra Encefalite Japonesa (recomendável para viagens ao Sul e Sudeste da Ásia), já que ela não existe no Brasil. Como nossos primeiros destinos são EUA e Austrália, provavelmente não teremos dificuldade para encontrar um lugar para realizar os procedimentos.
Para isso, existe um site chamado ISTM (International Society of Travel Medicine), onde é possível consultar a localização das clínicas de vacinação existentes em todo o mundo (na sessão Clinic Directory). Pelo que entendemos, é só chegar no local com o Passaporte e solicitar a vacina. Mas, infelizmente, essas não são gratuitas.
Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela
O certificado internacional de vacinação é exigido nos países em que é obrigatória a vacina contra a febre amarela.
Uma das principais recomendações para quem viaja ao exterior é verificar a exigência do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), que é emitido gratuitamente pela Anvisa.
Esse certificado é necessário para todos que vão viajar (ou farão escala/conexão) para países que exigem a vacinação contra a febre amarela. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualiza regularmente os países que exigem esse comprovante, e você pode conferir essa lista aqui.
A vacina contra febre amarela deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem, e apenas 1 dose já garante imunidade para a vida toda. Além disso, o CIVP tem validade vitalícia, então se você já tomou a vacina alguma vez no passado, e já tem um CIVP, não precisa emitir um novo.
Antes, era preciso fazer um cadastro prévio no site da ANVISA para poder emitir o Certificado. Porém, a partir de 2023, o certificado passou a estar disponível direto no Meu SUS Digital, após a vacinação.
Seguro Viagem
Fazer um Seguro Viagem é mais uma medida para cuidar da saúde e garantir atendimento médico em caso de necessidade. (photo by Brett Sayles, via Pexels)
Outra coisa que recomendamos, pensando na saúde durante a viagem, é fazer um Seguro Viagem, para eventuais problemas que possa ter, e para minimizar qualquer situação desconfortável que surja ao longo da jornada. Caso você precise de qualquer atendimento médico, por exemplo, com a assistência de um seguro viagem, não precisará gastar nada além das despesas já previstas.
Nós sempre usamos o buscador da Seguros Promo para encontrar os melhores descontos em Seguro Viagem. No site, você pode fazer uma comparação detalhada entre os preços de diferentes tipos de seguros, em diversas agências e seguradoras, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem.
A Seguros Promo é uma parceira do blog, e usando o cupom PROFUNDONOMUNDO5 você ganha ainda mais desconto na contratação do seguro!
Outros cuidados com a saúde na viagem
É sempre recomendado levar um kit de primeiros socorros, ou uma “farmacinha”, como a gente costuma chamar. (photo by Volodymyr Hryshchenko, via Unsplash)
No final da consulta, os médicos do Núcleo de Medicina do Viajante ainda nos deram uma lista com sugestões de medicamentos para levarmos na mala em caso de necessidade (antiinflamatórios, analgésicos, antiácidos, medicamentos para alergias, enjôos e outros).
Além disso, recomendamos também colocar na mala um spray ou gel para dor muscular, e, se você toma algum remédio de uso contínuo, pode ser o caso de levar toda a quantidade necessária, para não correr o risco de ficar sem durante a viagem.
Nesse caso, vale a pena também pedir para o seu médico uma declaração (de preferência, em inglês), informando sobre a necessidade do uso dos remédios, além de uma receita, caso precise adquirir algum fora do país.
Checklist final para cuidar da saúde na viagem: vacinas, kit de primeiros socorros, Seguro Viagem e cuidados com alimentação e repelente no destino. (photo by Olekandr via Pexels)
Enfim, mesmo se você não está planejando uma viagem de longo prazo, mas pretende conhecer algum país especialmente da Ásia ou da África, ou tem dúvidas sobre as condições de saúde de um determinado destino que você vai visitar, vale a pena marcar essa consulta no Núcleo de Medicina do Viajante, para receber as orientações necessárias.
Se você não mora em São Paulo, uma rápida busca no Google por “Medicina do Viajante + a sua cidade” vai ser capaz de te mostrar os locais disponíveis para realizar uma consulta dessas.
Esse artigo te ajudou de alguma forma? Se ainda ficou com alguma dúvida, ou se tem uma experiência relacionada a saúde e vacinas para viajar, compartilha com a gente aqui nos comentários!