02/05/2018 | atualizado em 09/06/2022
A ilha de Maui foi a primeira de 3 ilhas que visitamos no Havaí, durante a nossa viagem de volta ao mundo. Como fomos parar no Havaí sem pagar a mais pela passagem aérea, e estávamos com o orçamento limitado, ficamos apenas 4 dias em Maui, mas nós recomendamos uma estadia de pelo menos 6 dias, para poder aproveitar tudo que a ilha tem para oferecer.
Isso porque o nosso estilo de viagem é daqueles mais devagar, para fazer tudo com calma e sem aquela história de voltar das férias mais cansado do que antes. Agora, se você é daqueles que gosta de fazer o máximo de coisas possíveis em um dia, pode ser que 4 dias sejam mais que suficientes! 😉
Vamos contar nesse post tudo que fizemos e também o que não fizemos porque não deu tempo, mas que você não deve deixar de fora do seu roteiro! Aí você avalia e decide quanto tempo vai precisar pra curtir e aproveitar bem esse pedacinho de paraíso no meio do Oceano Pacífico.
Já contamos aqui como fizemos para alugar um carro em Maui (com um ótimo valor!!), e relembramos que o carro é essencial para poder se deslocar pela ilha e conseguir fazer de tudo, já que o transporte público por lá é bem fraco.
Chega de enrolação e vamos ao que interessa! 5 coisas para fazer em Maui:
Sim! Esse, na verdade, foi o principal motivo de termos incluído a ilha e Maui no nosso roteiro pelo Havaí. A Tatá sempre foi muito fã da Ariel, e nadar com uma cauda de sereia era um sonho de infância. Pesquisando sobre o que fazer no Havaí, acabamos encontrando a Hawaii Mermaid Adventures e, quando percebemos, já tínhamos fechado uma aula com eles antes mesmo de reservar a hospedagem! hahah
A gente conta melhor nesse post como foi essa aula, e aqui você pode ver o vídeo desse sonho realizado! 😉
O Haleakalā (termo havaiano que significa “Casa do Sol”), é um vulcão inativo que forma mais de 75% da ilha de Maui, e a mais alta montanha da ilha, com seu ponto mais alto atingindo os 3.055m de altitude. Nos últimos 900 anos o vulcão registrou 3 erupções, sendo que a última aconteceu no século XVI.
O passeio que consta como imperdível em todos os blogs e guias de viagem sobre o Haleakalā é “ver o nascer do sol no topo do vulcão”. Mas, preguiçosos que somos, com o pouco tempo que tínhamos na ilha, fomos para lá à tarde mesmo, depois da aula de sereia que a Tatá fez!
Quando chegamos, o céu estava todo nublado, e já achamos que tínhamos perdido a viagem, já que não dava para ver nada… Mas logo as nuvens abriram, e conseguimos um pouquinho de céu azul que foi o suficiente pra gente se encantar com a vista da cratera do vulcão! É lindo demais!! Veja o vídeo aqui.
Nossa conclusão é que vale muito a pena subir até o Haleakalā independente do horário: nascer do sol, meio-dia, pôr do sol… a paisagem é linda e única!
Ah! E lembre-se de ir agasalhado!! Apesar de estarmos no Havaí, o vulcão fica a mais de 3 mil metros de altitude, e FAZ MUITO FRIO, ainda mais se você chegar lá antes do sol nascer.
Atenção mergulhadores! Se você pretende mergulhar em Maui, lembre-se que de fazer os cálculos de eliminação do nitrogênio para checar quanto tempo depois do mergulho você pode subir no vulcão. Como ele está a mais de 3mil metro de altitude, aqui se aplica a mesma regra que seguimos para vôos de avião pós-mergulho (geralmente, no mínimo 12 horas). Então leve isso em consideração na hora de planejar o seu roteiro! 😉
A entrada para o Haleakalā custa US$25 por carro particular com até 14 pessoas. Isso significa que, se tiver uma, duas, três ou até 14 pessoas no seu carro, a taxa de entrada é a mesma! (Isso não se aplica para veículos comerciais). Além disso, o ticket é válido por 3 dias. Ou seja, se você tiver tempo no seu roteiro, dá pra ir mais de uma vez, sem pagar a mais por isso.
Se você não estiver de carro, dá pra consultar os outros valores de entrada (moto, bicicleta, pedestre) no site oficial do Parque Nacional Haleakalā, que também indica os dias (alguns feriados) em que a entrada é gratuita.
Sabe aquelas fotos de paisagens que são tão lindas e impressionantes que você até fica na dúvida se é real ou Photoshop? O Molokini é um desses exemplos!!
Conta pra gente: quantas coisas naturais em formato de LUA CRESCENTE você já viu? 😍
O Molokini, um vulcão adormecido da Era Cenozóica, tem essa forma porque, na verdade, a parte restante da sua cratera está submersa. E esse era um dos lugares que estavam no topo da nossa lista de mergulhos da viagem!
Contamos nesse post aqui como foi a experiência. E tem vídeo aqui também!
Outro passeio onipresente quando o assunto são dicas do que fazer em Maui é a Road To Hana, ou, em outras palavras, uma roadtrip pelas paisagens mais belas do Havaí. Infelizmente nós não tivemos tempo de fazer esse passeio, mas de tudo que lemos e vimos a respeito, achamos que deve ser realmente incrível e não pode ficar de fora do seu roteiro!
Prepare um dia inteiro (ou mais) para o trajeto todo. Embora sejam apenas 85km, a estrada é cheia de curvas e venta muito, sendo que o tempo mínimo para se fazer o percurso é de 2 horas e meia, sem paradas, o que é, no caso, impossível! rs
Nossa dica é pesquisar bem sobre cada ponto de interesse que você queira parar no caminho e selecionar apenas alguns, de acordo com o seu tempo, para poder curtir de verdade e não apenas “descer, tirar foto e ir embora”. O Havaí merece mais que isso! 😉
Claro que as praias não poderiam estar de fora de um roteiro de viagem no Havaí, não é mesmo?! Maui tem uma das paisagens naturais mais belas que já vimos. E isso se reflete em toda a costa, com praias lindas e um mar delicioso!
As nossas preferidas estão na região de Wailea – Makena, mas confesso que ficamos um pouco perdidos pra conseguir localizar e acessar as melhores praias da ilha. Por isso, deixamos aqui um mapa indicando todas elas, que vai facilitar – e muito! – o planejamento da sua viagem em Maui!
Para saber mais sobre cada uma das praias, tem uma boa descrição (em inglês) aqui.
E aí? Curtiu as dicas? Tem mais alguma coisa que você acrescentaria nessa lista? Compartilha sua opinião com a gente aqui nos comentários!
Veja aqui mais dicas de viagem sobre o Havaí, e acompanhe a gente também pelo Facebook, Instagram e Youtube.
Gostou do post e quer salvar pra ver de novo mais tarde? Salva a imagem abaixo no Pinterest, aproveita e segue a gente por lá também! 😉
© Profundo no Mundo 2015-2023
Feito com ♡ ao redor do mundo.