Circuito das Cachoeiras em Cairns

06/03/2019 | atualizado em 10/07/2023

Antes de dar início à nossa road trip pela costa leste da Austrália, passamos alguns dias em Cairns, que fica localizada ao norte do estado de Queensland, e é mais conhecida por ser a cidade mais próxima da Grande Barreira de Corais.

 

Além dos mergulhos, um passeio que vale muito a pena fazer em Cairns é o Circuito das Cachoeiras (Waterfall Circuit), já que a região do interior da cidade abriga mais de 10 cachoeiras e paisagens belíssimas, em um percurso total de mais ou menos 280km.

 

Nós escolhemos visitar 5 cachoeiras desse circuito, em um passeio que leva o dia todo (se programe para pelo menos 8h de duração).

 

Você pode reservar esse passeio com um ônibus de turismo, em uma das agências locais. Pelo que pesquisamos, eles cobram cerca de AU$60 para todo o trajeto. Mas, como estávamos em 2 pessoas, e já íamos precisar de transporte para mergulhar na Grande Barreira nos próximos dias, optamos por alugar um carro.

 

Veja no final desse post informações sobre aluguel de carro em Cairns.

 

Embora dirigir na mão inglesa pareça algo meio desesperador no início, em pouco tempo você acostuma. No mapa abaixo você consegue ter uma noção melhor da localização e distância de cada uma das cachoeiras do circuito.

Em todas as paradas, o acesso é bem tranquilo, tem estacionamento e as cachoeiras ficam bem próximas da estrada, sem a necessidade de se fazer trilhas muito longas ou cansativas. E a estrutura em todas é bem limpa, geralmente com banheiros e vestiário, como a maioria dos lugares na Austrália.

 

Lembre-se de não esquecer: repelente, toalha e algo para comer (não vimos restaurantes próximos às cachoeiras, nem no caminho).

 

 

BABINDA BOULDERS

 

Crianças em bote inflável na piscina formada pela Babinda Boulders, em Cairns, na Austrália. Muita árvore e muito verde em volta.

A primeira parada: Babinda Boulders

 

Foi a nossa primeira parada, embora não seja uma cachoeira em si.  Boulders” é traduzido como pedras, rochas. Em Babinda, você não vai encontrar uma grande queda d’água, mas vai se deparar como uma verdadeira piscina natural, com água cristalina e uma paisagem linda!

 

Vimos várias famílias com crianças e suas bóias, e até caiaques, brincando na região.

 

A partir dessa piscina principal, você pode seguir uma trilha rápida no meio da floresta tropical e chegar em um mirante com essa vista:

 

Área com muito verde rodeando um rio que corre pelas pedras

A vista mais bonita em Babinda.

 

É aqui que o nome “boulders” faz sentido, por causa dessas pedras em volta do percurso do rio. No vídeo abaixo a gente mostra que tinham algumas pessoas nadando ali embaixo, mas não encontramos nenhum caminho para chegar até lá. Pelo contrário, vimos alguns sinais de proibido nadar, e não arriscamos.

Se quiser ver mais vídeos da nossa viagem pela Austrália, se inscreva no nosso canal do YouTube.

 

 

JOSEPHINE FALLS

 

Cachoeira Josephine Falls em Cairns, Austrália

Várias quedas d’água, piscinas e escorregadores nas pedras de Josephine Falls.

 

A nossa preferida do circuito para curtir e relaxar! Josephine Falls é na verdade um conjunto de várias quedinhas d’água, que formam piscininhas e escorregadores nas pedras.

 

Curtimos tanto que ficamos ali mais tempo do que o planejado, não dava vontade de ir embora!

 

 

ELLINJAA FALLS

 

Cachoeira Ellinjaa Falls, em Cairns, Austrália.

Aquela beleza exuberante da natureza.

 

A mais bonita de todas que vimos! A queda d’água é bem alta, fica na frente de umas pedras escuras, rodeada de uma vegetação bem bonita e termina em um grande poço.

 

Como bônus, ainda tem esse tronco de árvore na frente da cachoeira, o melhor lugar para fotos! 😉

 

 

ZILLIE FALLS

 

Cachoeira Zillie Falls, em Cairns

Um mirante que vale a pena!

 

Quase desistimos de ir até lá, porque já estava escurecendo quando saímos da última cachoeira. Mas era bem pertinho, e resolvemos arriscar.

 

É uma queda enorme, e muito bonita de se ver! Achávamos que seria só um mirante mesmo, com essa vista do alto da cachoeira. Mas depois, descobrimos que existe uma trilha — não oficial — para descer até a base dela. E dizem que a vista de baixo é ainda mais bonita!

 

Pelo que pesquisamos, são cerca de 5 a 10 minutos e o caminho é bastante íngreme, com partes mais escorregadias, então o conselho aqui para os que forem tentar, é ir de tênis (nada de chinelos!).

 

 

MILLAA MILLAA FALLS

 

Essa é a cachoeira mais famosa do circuito! Mas, como já estava tarde quando saímos da Zillie, e tínhamos que voltar para ficar com os dogs que estávamos cuidando no house sitting, acabamos deixando essa passar.

 

Mas se você fizer esse passeio, não deixe de ir. Dá para ficar nas pedras localizadas atrás da cachoeira, e ter aquela experiência bem natureza mesmo.

 

A estrutura do lugar é bem boa também, pelo que pesquisamos: tem espaço para piquenique, churrasqueira, banheiro e vestiários.

 

 

ALUGUEL DE CARRO EM CAIRNS

 

Na baixa temporada, e se reservar com antecedência, você consegue alugar um carro em Cairns por cerca de AU$30 a diária — e esse valor pode baixar mais ainda, dependendo da quantidade de dias que você reservar (quanto mais dias, mais barata fica a diária), e se retirar e devolver em um dia de semana (sábado e domingo costumam ter diárias mais altas).

 

Nós não demos essa sorte. Estávamos na alta temporada (fim de ano, dezembro, entre Natal e Ano Novo), e estava tudo esgotado! Acabamos ficando sem opção, e tivemos que pagar AU$200 a diária. (!!!)

 

A dica que podemos dar para você economizar com o seguro que é sempre cobrado nas locadoras, é checar se você tem a opção de cobertura gratuita com o seu cartão de crédito. Nós utilizamos um cartão MasterCard Platinum, que oferece gratuitamente o seguro para aluguel de carro em viagens no Brasil e no exterior.

 

Com relação à carteira de motorista, algumas pessoas recomendam tirar a internacional (PID), mas nós utilizamos nossa carteira brasileira mesmo, e não tivemos nenhum problema.

 

 

E aí? Gostou das dicas? Já fez esse passeio e conheceu alguma cachoeira diferente no caminho? Deixa aqui nos comentários!

Se você é usuário do Pinterest, salve a imagem abaixo e guarde esse post para ler depois. Aproveita e segue a gente por lá também! Estamos organizando várias pastas com dicas e inspirações de viagem. 😉

Para salvar no Pinterest: Circuito das Cachoeiras em Cairns

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato
com a natureza.

PUBLICIDADE





ENCONTRE NO SITE


NOSSOS PARCEIROS



Seguros Promo

Booking.com
Booking.com
Receba um CONTEÚDO EXCLUSIVO