A Austrália sempre esteve no topo das nossas expectativas de viagem, principalmente pelas possibilidades de mergulho. É lá que fica a Grande Barreira de Corais, uma faixa enorme no estado de Queensland, com 2.200km de comprimento, quase 3.000 recifes, e um ecossistema único.
É a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos, que pode inclusive ser vista do espaço! Por conta da grande biodiversidade, a Grande Barreira Australiana foi eleita Patrimônio Mundial da Humanidade em 1981. Dá pra sentir a importância desse lugar, né?
Quando surgiu a oportunidade de fazermos HouseSitting em Cairns, no norte da Austrália, ficamos super felizes. Afinal, é de lá, e de Port Douglas, que saem a maioria dos barcos com destino à Grande Barreira.
Fomos convidados pela Divers Den para experimentar o mergulho nos dois pontos (Cairns e Port Douglas), e foi uma das experiências de mergulho mais marcantes da nossa vida.
SOBRE A DIVERS DEN
A Divers Den é uma das maiores e mais tradicionais operadoras de mergulho em Cairns. Um dos pontos que mais chamou a nossa atenção foi com relação à equipe: todos, tanto no barco de Port Douglas, quanto em Cairns, muito simpáticos, divertidos e atenciosos.
Os barcos, aliás, são enormes! 3 decks para tomar sol e relaxar a caminho ou na volta do mergulho (tenha em mente que a viagem de barco até a Grande Barreira dura cerca de 90min), áreas fechadas com ar-condicionado, um deck grande e bem organizado para os equipamentos de mergulho, sem falar nos banheiros (2 ou 3, não tenho certeza), com chuveiro para aquela ducha rápida pós-mergulho!
O passeio todo (Day trip), desde o check-in até o retorno dura cerca de 8 horas, e está incluído um café da manhã simples (chá, café e bolinhos) e o almoço no estilo buffet (com frios, saladas e frutas). Além disso, água, chá e café estão disponíveis durante o dia à vontade.
Uma coisa que nos chamou atenção é que, embora tenha muita gente no barco, a operação de mergulho em si é bem organizada, e não vira uma zona com um monte de mergulhador se batendo embaixo d’água, como normalmente (e infelizmente) se vê em relatos sobre mergulhos na Grande Barreira.
Como parte dessa organização toda, tem um funcionário no barco responsável por checar todo o seu equipamento, junto com o seu dupla, e eles também conferem quanto cada mergulhador tem de ar após cada mergulho, e qual foi a profundidade máxima de cada um, para garantir que todos tenham um tempo de superfície suficiente antes do próximo mergulho.
Ou seja, tudo é feito com muito profissionalismo e segurança.
MERGULHO NA GRANDE BARREIRA – SAINDO DE PORT DOUGLAS
Foi o primeiro que fizemos. Tínhamos alugado um carro para fazer o Circuito das Cachoeiras no dia anterior, então não tivemos problemas para chegar até Port Douglas (que fica 67km ao norte de Cairns). Mas se você não tiver como se deslocar, o traslado da sua hospedagem em Cairns até Port Douglas, e vice-versa, já está incluído no pacote com a Divers Den.
Estávamos cheios de expectativa com relação a esse que seria o nosso primeiro mergulho na Grande Barreira de Corais, e realmente não decepcionou!
As formações de coral são enormes e realmente impressionantes! Como eles dizem lá na Divers Den, “não é à toa que é chamada de GRANDE Barreira” (em inglês a frase faz mais sentido rs… “They don’t call it GREAT for nothing!“).
Infelizmente a visibilidade nesse dia não estava muito boa (cerca de 6m), um pouco turva, e não conseguimos encontrar o Nemo nesse mergulho (embora outros mergulhadores no mesmo dia tenham visto!!), mas ficamos tão boquiabertos com o visual todo que isso foi só um detalhe.
(Veja no final desse post qual a melhor época para mergulhar na Grande Barreira e garantir a melhor visibilidade)
MERGULHO NA GRANDE BARREIRA – SAINDO DE CAIRNS
Como já tínhamos mergulhado em Port Douglas, e a fama é que os recifes de lá são ainda melhores que os de Cairns, não estávamos com a expectativa tão alta. Mas nos surpreendemos ainda mais!
Os corais são igualmente grandes, coloridos e bonitos. Mas nesse dia a visibilidade estava bem melhor (cerca de 15m), e conseguimos ainda ver o Nemo, tubarão, tartaruga, choco… vimos tudo que não conseguimos ver no dia anterior! rsrs
Encerramos o dia realizados e muito felizes de ter vivido essa experiência. Sem dúvidas, é o tipo de coisa que você não pode deixar de fazer na Austrália. Mergulhar na Grande Barreira de Corais é uma oportunidade única e histórica, mesmo pra quem nunca mergulho antes.
Só fica o alerta: se o primeiro mergulho da sua vida for na Grande Barreira de Corais, você corre um sério risco de não querer largar a vida de mergulhador nunca mais!
MELHOR ÉPOCA PARA MERGULHAR NA AUSTRALIA
O mergulho em Cairns, e na Grande Barreira de Corais como um todo, é bom durante praticamente o ano todo. Como está localizado numa região tropical, o clima do estado de Queensland lembra muito o de algumas cidades litorâneas brasileiras, e mesmo durante o inverno você pode encontrar temperaturas agradáveis.
Durante o verão (dezembro a fevereiro), as temperaturas atingem os 30°C facilmente, e a água, consequentemente, é mais quentinha e agradável para o mergulho. Porém, a visibilidade embaixo d’água pode não ser dar melhores, devido às chuvas mais constantes.
Já no inverno (junho a agosto), e estendendo um pouco ainda até setembro, embora a água seja mais fria (mas ainda assim raramente abaixo de 22°C), a ausência de chuvas faz com que a visibilidade da água seja bem melhor, podendo chegar aos 50 metros.
QUANTO CUSTA MERGULHAR NA GRANDE BARREIRA DA AUSTRALIA
A Grande Barreira de Corais é enorme, o que significa que existem muitos pontos de mergulho para serem explorados. A Divers Den é uma das poucas operadoras autorizadas a levar os mergulhadores até os chamados “Recifes de Fora da Barreira” (The Great Barrier Reef’s Outer Reefs), que são os recifes voltados para o oceano (ao contrário dos recifes voltados para o continente, que são ainda mais próximos da costa).
Os recifes de fora da barreira ainda fazem parte do Parque Marinho Grande Barreira de Corais, e além disso, apresentam águas mais saudáveis, acesso mais restrito e, consequentemente, uma maior e melhor variedade de corais e vida marinha. Como ficam mais distante, esses passeios acabam sendo um pouco mais caro que os outros. Mas acreditem: vale cada centavo a mais!
Os preços mudam entre Port Douglas e Cairns, sendo que no primeiro é um pouco mais caro. Uma Day Trip em Port Douglas, com 2 mergulhos (o que fizemos) custa a partir de AU$310 por pessoa.
Já em Cairns, a Day Trip também com 2 mergulhos custa a partir de AU$250 por pessoa. Nesses valores já estão incluídos os equipamentos de mergulho, então não precisa levar se vc já tiver.
Fora isso, tam também uma taxa de AU$15 para os mergulhadores certificados que quiserem ser acompanhados por um guia (para quem não tem certificado, o guia já está incluído no valor do pacote, que é também um pouco mais caro).
Fora as Day Trips, há também a opção de fazer liveaboard e passar alguns dias no barco, dormindo e acordando na Grande Barreira de Corais! As vantagens de um liveaboard é que você consegue chegar em recifes ainda mais afastados da costa, e, portanto, mais preservados e mais bonitos.
Você pode conferir todos os preços e mais detalhes no site da Divers Den.
POSSO MERGULHAR MESMO SEM NUNCA TER MERGULHADO ANTES?
Sim! E isso vale para a Austrália e para qualquer outro lugar do mundo. Mesmo sem o certificado profissional, você pode fazer o chamado Discovery Dive, em que você vai ter uma aulinha teórica super rápida, muitas vezes já no barco mesmo, com as instruções básicas e essenciais para o mergulho, e vai mergulhar com cilindro, junto com o instrutor. Ele vai ficar com você o tempo todo, então não precisa se preocupar, apenas curtir o visual.
A principal diferença de um mergulho Discovery para os certificados, além do preço (o Discovery é mais caro), é que, sendo um mergulhador certificado, você pode sempre fazer 2 ou 3 mergulhos em cada saída de barco. Enquanto que, no Discovery, você faz 1 único mergulho, e snorkel nas outras paradas. 😉