Como chegar em Cozumel
É possível chegar até a ilha de avião ou pelo mar (navio ou balsa). Cozumel tem um aeroporto internacional, mas não é muito comum ter vôos do Brasil direto para lá. No caso da balsa, a travessia acontece a cada meia hora, saindo de Playa del Carmen.
Nosso planejamento de viagem está assim: voaremos de São Paulo até a Cidade do México, onde pegaremos outro avião para Cancún. De lá, pegaremos um ônibus até Playa del Carmen e, então, seguiremos no ferry até Cozumel.
Mergulho em Cozumel
A economia da ilha gira basicamente em torno do turismo. E o mergulho é a atração principal, devido às águas cristalinas azul-turquesa e aos recifes de corais. É lá que fica a segunda maior barreira de corais do mundo (depois da australiana).
São mais de 30 pontos de mergulho espalhados por toda a ilha. Nos mergulhos, pode-se encontrar uma infinidade de vida marinha, como barracudas, moreias, tartarugas, lagostas, cavalos-marinhos, tubarões-lixa, arraias de vários tipos e tamanhos, caranguejos, e por aí vai.
Sem falar que, na época que estamos indo, a chance de encontrar tubarões baleia é bem grande!! Somos doidos para mergulhar com esse tubarão!
Como é o clima de Cozumel
Com relação ao clima, estaremos praticamente no Nordeste brasileiro, onde é verão o ano inteiro. Para se ter uma idéia, a temperatura média anual lá fica em torno de 27º.
Embora a gente goste do frio, não podemos negar que o calor ajuda muito na hora de fazer as malas (só roupas leves!) e, obviamente, na hora de cair na água!
Com a temperatura da água em torno de 25º, nem precisamos nos preocupar com roupas de mergulho mais grossas — o que é uma ótima notícia para a Tatá, que é bem friorenta!! Lá dá pra mergulhar só de biquíni ou sunga mesmo.
Um pouco de história
Embora dependa basicamente do turismo, Cozumel só começou a aparecer nos guias de viagem de mundo há pouco tempo. Alguns afirmam que foi Jacques Cousteau, um oceanógrafo e documentarista francês, que primeiro divulgou para o mundo, em 1961, o paraíso submerso de Cozumel, indicando a ilha como um lugar excelente para o treino e prática de mergulho.
Porém, existe também um filme, “Un Mundo Nuevo“, lançado em 1957, do diretor mexicano René Cardona, que tinha como objetivo principal exatamente mostrar as belezas encontradas no fundo do mar da ilha. Antes disso, pouco se sabia sobre a região…
Não sabemos ao certo quem é o “culpado” pela fama internacional de Cozumel, mas com certeza podemos afirmar que ela ainda é esse paraíso todo devido ao pouco tempo de exposição turística.
O título de “um dos melhores lugares do mundo para mergulhar” só aumenta a responsabilidade daqueles que moram ou visitam a ilha, com relação à preservação dos seus ecossistemas. Esse será também, sem dúvidas, um dos esforços da nossa viagem.
Nosso propósito
É comum nos preocuparmos só com aquilo que conseguimos ver, enxergar e tocar. Muitas vezes nem lembramos que existem seres que moram no fundo mar, que são responsáveis pela produção de boa parte do oxigênio que a gente respira, ou mesmo pela manutenção do clima do nosso planeta.
E esse é um dos objetivos principais do nosso projeto: queremos trazer o fundo do mar para perto das pessoas, pois acreditamos que quanto mais informações as pessoas tiverem, mais elas passarão a respeitar não só o ambiente marinho, mas a natureza como um todo. E, assim, entenderão o quanto a sua preservação é importante e vital para todos nós! 🙂
Acompanhe a nossa viagem aqui no blog, no nosso instagram e no youtube. E, se tiver alguma dúvida, deixa um comentário aqui! 🙂