Roteiro de viagem pela Costa Leste da Austrália: de Cairns a Sydney

13/06/2019 | atualizado em 07/09/2023

Roteiro de viagem pela Costa Leste da Austrália

Noosa Beach: uma das várias paisagens incríveis que você vai ver na Costa Leste da Austrália.

No post anterior, contamos como planejamos a nossa viagem de carro pela Costa Leste da Austrália, e listamos as principais rotas de roadtrip para fazer no país.

A Austrália foi o segundo país que visitamos durante a nossa Volta ao Mundo. E, com toda a certeza, podemos dizer que dirigir pela Costa Leste, de Cairns até Sydney, numa campervan, foi uma das melhores experiências que tivemos durante toda a viagem.

Apesar de ter muita coisa pra ver e fazer durante o trajeto, conseguimos cobrir uma boa parte nos 20 dias da nossa viagem. Ainda assim, achamos que, se tivéssemos mais tempo, conseguiríamos ter conhecido com calma mais alguns destinos e atrações que não foram possíveis dessa vez.

Continue lendo esse post para entender como foi o roteiro que fizemos, quais lugares visitamos, quanto tempo dedicamos a cada destino e quais foram os nossos gastos.

DIA : SAÍDA DE CAIRNS

Esplanade Lagoon, em Cairns

Esplanade Lagoon em Cairns: uma praia artificial no meio da cidade!

Como já contamos aqui no blog, fizemos um HouseSitting em Cairns por mais de 2 semanas. Isso nos deu tempo suficiente para conhecer e aproveitar as principais atrações da região.

Se você for começar a viagem por essa mesma cidade, sugerimos reservar pelo menos 4 dias para dar conta de tudo que tem pra fazer: mergulhar na Grande Barreira de Corais, fazer o Circuito das Cachoeiras, passear pelo centro de Cairns e conhecer a Esplanade Lagoon.

Se você curte mergulhar, e quer ter uma experiência melhor nesse sentido, então recomendamos reservar mais alguns dias (e mais alguns $$$) pra fazer um liveaboard na Grande Barreira. Nesse post a gente conta mais sobre os mergulhos que fizemos.

Alugamos nossa Campervan em Cairns

Primeiro dia com a Campervan!

Foi em Cairns que alugamos a nossa campervan. Ela veio completa, com roupa de cama e itens básicos de cozinha. Antes de cair na estrada, passamos no mercado e compramos alguns itens básicos de higiene, água, gelo e comida para os próximos dias.

No início da tarde, seguimos rumo à nossa primeira parada: Cardwell.

DIA 2: CARDWELL

Kookaburra Holiday Park

A casinha em que nos hospedamos no Kookaburra Holiday Park, a melhor opção de hospedagem em Cardwell

Fizemos uma parceria com o Kookaburra Holiday Park, e foi lá que dormimos a primeira noite!

A principal atração da cidade são as cachoeiras. Acordamos cedo e já saímos rumo à Spa Pool, a mais famosa da região (graças a esse post que viralizou nas redes sociais em 2016).

O que mais impressiona nessa piscina natural é a cor azul bebê da água. Não se sabe ao certo porque ela tem essa cor, mas provavelmente tem a ver com uma reação química entre a água e os minerais (magnésio e cálcio) encontrados nas rochas sedimentares do subsolo.

Spa Pool em Cardwell

Spa Pool, a principal atração de Cardwell. (Sem filtro!)

Mas nós não demos sorte! Estávamos em janeiro, numa época em que a Austrália enfrentava um período de seca além do normal. Como consequência, o volume de água nessa região estava bem baixo. Pudemos testemunhar a coloração azul bebê, mas como a água estava parada há um certo tempo, não era aconselhável nadar. 🙁

Seguindo pela Cardwell Forest Drive, paramos ainda em outra cachoeira: Attie Creek Falls. Infelizmente, essa também estava com o volume de água bem fraco, mas era uma queda d’água super bonita! Ou seja, se você quiser conhecer essas atrações de Cardwell, lembre-se se pesquisar antes sobre as condições climáticas da região.

Continuamos, então, rumo à Little Crystal Creek, cerca de 100km mais pra frente, entre as cidades de Ingham e Townsville. Dentro do Paluma Range National Park, o lugar é lindo e a água estava deliciosa! Com certeza vale incluir essa parada no caminho em direção a Townsville.

DIA 3: TOWNSVILLE

Mergulho na Grande Barreira de Corais e ilhas paradisíacas saindo de Townsville

Pelorus e Orpheus: ilhas paradisíacas e mergulho na Grande Barreira de Corais.

Reservamos o primeiro dia em Townsville para mergulhar em outro ponto da Grande Barreira de Corais, dessa vez com a Remote Area Dive.

Acordamos bem cedo e nos encontramos com o pessoal da RAD na loja física em Townsville. Fomos com eles em uma van até Lucinda, de onde sairia o barco do mergulho.

Mergulhamos na Orpheus Island, e paramos para almoçar na Pelorus Island. Duas ilhas incríveis e no melhor clichê paradisíaco: água cristalina azul turquesa, areia branca e deserta. Nesse vídeo a gente mostra como foi a experiência dentro e fora d’água.

Possum: marsupial tipo gambá que apareceu nessa árvore atrás da nossa campervan

Esse é o possum, um marsupial tipo gambá, que apareceu na área para camping do BP Townsville, onde estávamos.

Em Townsville, estacionamos a campervan em uma área para camping gratuita que ficava dentro de um posto de gasolina BP. O posto tinha uma lanchonete e uma loja de conveniência, e uma boa estrutura de banheiro (limpos e gratuitos) e chuveiro com água quente (AU$5 para tomar banho).

Nesse post a gente conta sobre o app que usamos para encontrar as áreas de camping gratuitas ao longo da viagem.

DIA 4: MAGNETIC ISLAND

Magnetic Island

O day trip perfeito para se fazer em Townsville!

Ainda em Townsville, reservamos o segundo dia para conhecer a Magnetic Island, ou Maggie, como é carinhosamente chamada pelos locais.

A ilha fica a apenas 8km de Townsville, e para chegar lá existem várias opções de ferry saindo desde as 5:30 da manhã. O trajeto dura cerca de 20min, e nós fizemos com a Sealink. Você pode comprar a passagem no terminal de balsas em Townsville, ou no próprio barco, caso o terminal esteja fechado. Pode chegar e comprar na hora, mas tem desconto se comprar online. Além disso, se for alta temporada, você corre o risco de ficar sem lugar para o horário que quiser.

Nós fizemos apenas um day trip (fomos e voltamos no mesmo dia). Mas existem várias opções de hospedagem na ilha e, pra curtir as praias e outras atrações com mais calma, vale a pena passar pelo menos 1 noite lá.

DIA 5: AIRLIE BEACH

Em seguida, fomos para Airlie Beach, a cidade que é porta de entrada para as famosas Whitsundays. Se você está procurando destinos interessantes para conhecer na Austrália, com certeza já se deparou com alguma foto desse lugar:

Whitsundays

As famosas Whitsundays! (photo by Szecska via Flickr).

As Whitsunday são um arquipélago composto por 74 ilhas, sendo Whitsunday Island a maior delas. É lá também onde se encontra Whitehaven Beach, a principal atração e eleita algumas vezes a praia mais bonita da Austrália — e até do mundo! Pela foto acima, não é muito difícil entender o motivo, né?

Existem vários tipos de tours saindo de Airlie Beach, mas todos eles pesam bastante no bolso, principalmente de turistas mochileiros como nós.  ¯\_()_/¯

Pelas nossas pesquisas na época, um day trip custava a partir de AU$99 por pessoa! Esse valor era apenas a viagem de ida e volta, com uma parada de algumas horas na Whitehaven Beach. Achamos um pouco demais pagar mais de R$200 só pra ir pra praia (!!). Tá certo que não era qualquer praia, mas levando ainda em consideração o fato que o nosso orçamento já estava bem do estourado (afinal não tem como fazer California, Hawaii e Austrália gastando US$60 por dia), tomamos uma das decisões mais sofridas da nossa road trip: deixamos Whitsundays pra próxima! 😢

Demos uma volta por Airlie Beach, tomamos um sorvete e seguimos viagem rumo a Cape Hillsborough, que viria a se tornar a surpresa mais emocionante da viagem.

DIA 6: CAPE HILLSBOROUGH / MACKAY

Cape Hillsborough National Park

Nosso camping dentro do Cape Hillsborough National Park.

O camping escolhido para passarmos a noite foi dentro do Cape Hillsborough National Park. Seguindo as orientações do site, fizemos uma reserva online e pagamos cerca de AU$12 pela noite, por um espaço com mesa de picnic de frente para a praia.

Acordamos às 4h da manhã com um objetivo bem definido: ver cangurus na praia!

Tínhamos lido em alguns blogs que os cangurus costumam aparecer durante o nascer do sol nessa região, e é por isso que acabamos vindo pra cá.

Não tínhamos muita certeza do lugar onde eles apareceriam, então anota direitinho pra você não ficar perdido igual nós ficamos: Cape Hillsborough Beach, praticamente em frente ao Cape Hillsborough Nature Tourist Park.

Com os primeiros raios de sol eles já começaram a aparecer, e aí vamos deixar as imagens falarem por si:

Canguru no nascer do sol, na praia de Cape Hillsborough

Um dos momentos mais especiais da viagem.

Foi emocionante! Eles chegam, dão uma volta ali na praia, e um tempo depois voltam pro meio do mato. Tudo natural, sem nenhuma interferência humana. Lindo demais! Nesse outro post contamos mais detalhes sobre essa experiência em Cape Hillsborough.

Depois dessa emoção toda, seguimos rumo a Mackay. Foi primeira cidade com um pouco mais de estrutura que paramos desde que saímos de Cairns.

Passeamos e almoçamos no shopping e curtimos uma tardezinha de sol em um dos complexos aquáticos mais legais que vimos em Queensland.

DIA 7: AGNES WATER E 1770

Agnes Water e 1770: preciosidades da Costa Leste da Austrália

Apesar de pequenas, as cidades de Agnes Water e 1770 reservam muitas atrações pra quem curte um contato mais próximo com a natureza.

Logo depois de Mackay, seguimos viagem rumo a Agnes Water e 1770. São duas cidades bem pequenas e bem próximas uma da outra (apenas 6km). E é o destino ideal para quem curte dias tranquilos em contato com a natureza.

Apesar de serem cidades pequenas, tem bastante coisa pra fazer na região: mergulhar na Grande Barreira de Corais, fazer passeios de barco, surfar (a fama é que as praias aqui são ótimas pra isso), praticar kitesurf e fazer caíque ou SUP na companhia de golfinhos!!

Graças a mais uma parceria do blog, passamos a noite no The Reef Caravan Park, em Agnes Water. O lugar também tem opções de quartos mais confortáveis, mas dessa vez nós ficamos no carro mesmo.

Céu estrelado: um privilégio de rodar a Austrália numa campervan

À noite no The Reef Caravan Park.

Aproveitamos a estrutura de banheiro e chuveiro do camping, cozinhamos nosso miojo com lingüiça (especialidade de roadtrippers mochileiros 😂) e descansamos sob céu estrelado da Austrália.

No dia seguinte, fomos conhecer a Cidade de 1770 (sim, o nome da cidade é um ano!). Ela tem esse nome porque foi lá que o Capitão James Cook pisou pela primeira vez em Queensland, no dia 24 de maio de 1770.

O incrível por do sol de 1770

O incrível por do sol de 1770.

Já tínhamos reservado uma aula de surf em Agnes Water, então não sobrou tempo para conhecer melhor 1770, mas existe um passeio incrível para fazer nessa região, conhecido como LARC Castaway.

Fizemos a aula de surf com a Lazy Lizard Surf School. Foi nossa segunda aula de surf, sendo que a primeira foi logo no início da nossa volta ao mundo, em San Diego, na California.

Aula de Surf com a Lazy Lizard School

Nossa segunda aula de surf!

Achamos a didática da Lazy Lizard excelente, e só não conseguimos curtir ainda mais porque perdemos nossa GoPro logo na primeira onda que pegamos. 😭

Ou seja, também não temos muitas imagens desse momento. Mas foi uma atividade deliciosa, e seguimos com vontade de incluir o surf nas nossas vidas.

DIAS 8 E 9: HERVEY BAY

Praia linda em Hervey Bay, na Costa Leste da Austrália

Apaixonados pela praia (e pela cor da água) de Hervey Bay!

Chegamos em Hervey Bay com 2 surpresas: uma praia linda e uma parceria com a rede de hostels YHA.

Ganhamos 10 noites de hospedagem em qualquer hostel da rede, para usar no período de 30 dias! Já tínhamos ouvido falar da grande variedade dos hostels dessa rede, mas pudemos comprovar a qualidade deles.

E o de Hervey Bay era excelente! Ficamos em um quarto compartilhado com 5 camas. Além de ser super bonitinho e impecável, toda a estrutura em que o hostel está era digna de um hotel super completo: piscina, bar, restaurante, lago, área verde. Tudo lindo!

Hervey Bay YHA

A piscina delícia do Hervey Bay YHA

O mais legal desse pacote de hospedagens do YHA é que ele está disponível para quem quiser! No site da YHA Austrália, você pode escolher entre opções de 5 a 30 noites de hospedagem, e a diária sai a partir de AU$23, independente do hostel que você escolher. Você paga um valor fechado pelo pacote e pode usar onde quiser, dentro do prazo estabelecido por eles. Saiba mais aqui.

Ficamos 2 noites em Hervey Bay, e aproveitamos a estrutura do Hostel pra trabalhar um pouquinho nas coisas do blog, e planejar mais uma parte da volta ao mundo.

Hervey Bay é uma cidade bem gostosinha pra passear e curtir a praia. O mar é esse verde-água lindo, e o píer é um dos mais longos da Austrália (quase 1km!).

Urangan Pier de Hervey Bay

Pier de Hervey Bay: são 868m de extensão!

Um passeio imperdível para fazer aqui é o day trip para Fraser Island. Conhecida por ser a maior ilha de areia do mundo (1.800 km²), a grande atração da ilha é o sistema de rios subterrâneos, que formam vários lagos de água doce (tão grandes que mais parecem praias!):

Lake McKenzie na Fraser Island

Lake McKenzie na Fraser Island. Photo by fvanrenterghem via Flickr.

O day trip sai por volta de AU$85 (com almoço incluído). Como você pode perceber, passeios baratos não são o forte da Austrália…

DIAS 10 E 11: NOOSA HEADS

Noosa é uma cidade mais patricinha arrumadinha. Cheia de acomodações de luxo na beira da praia, restaurantes bonitinhos e elegantes (e caros), galerias de arte, cafés e lojinhas charmosas que parecem ter saído direto do Pinterest. Muita gente compara Nossa com Búzios, exatamente por conta desse clima mais requintado.

Embora não seja muito a nossa vibe de destino, também não vamos negar que foi super gostoso tomar um sorvete e passear pela badalada — e charmosa — Hastings Street no final da tarde.

Noosa Main Beach, uma das mais bonitas da Costa Leste da Austrália

A Main Beach é linda, mas na alta temporada fica bem cheia!

Mas além dessa pompa, e acima de tudo, Noosa tem uma natureza deslumbrante que vale a visita! Suas praias com mar esverdeado e águas transparentes realmente impressionam. Noosa Main Beach, como o nome diz, é a praia principal de Noosa, e uma das mais lindas de toda a Costa Leste da Austrália.

A dica para quem tem apenas 1 dia na cidade é conhecer o Noosa National Park, cheio de mirantes e trilhas no meio da natureza. Se estiver com sorte, pode conseguir avistar um coala em alguma árvore no meio do parque.

Noosa National Park

Uma das belezas do Noosa National Park.

Pra quem tem mais tempo, vale a pena ficar mais dias para explorar melhor todas as trilhas do parque. Nós optamos pela Coastal Walk, mas não conseguimos completar até o final (são 8km de trilha ida e volta). Mesmo assim, o que vimos já valeu muito a pena, e aproveitamos para curtir uma prainha sossegada no caminho.

Outra atividade que fizemos em Noosa e super recomendamos é o passeio até Rainbow Beach com a Epic Ocean Adventures. Fizemos caiaque com golfinhos na Double Island Point. O visual desse lugar é simplesmente espetacular.

Double Island Point, em Rainbow Beach

O passeio de caiaque com golfinhos na Double Island Point foi um dos mais legais que fizemos na Austrália!

A equipe da Epic Ocean Adventures é super gente boa, e foi um passeio divertidíssimo! Valeu demais!

DIA 12: SUNSHINE COAST

Na verdade, Noosa já faz parte da Sunshine Coast, essa região de praias lindas e alto-astral das Austrália. Nossa primeira parada foi Mooloolaba Beach, uma das mais famosas da região.

O problema é que estávamos em pleno verão, e, por conta disso, acabamos encontrando uma praia lotada! Além disso, não tinha nenhuma opção de camping gratuito pela região, e muita dificuldade para estacionar a campervan na rua.

E aqui vamos dividir um segredo sobre viajar pela Costa Leste da Austrália de carro: você vai cansar de ver praia! Em Noosa, inclusive, encontramos um casal de brasileiros no hostel em que ficamos, que estavam fazendo o caminho inverso ao nosso (saíram de Sydney e estavam indo para Cairns). E eles estavam se questionando: “Mas o que tem pra fazer aqui? Só praia?”.

Não estamos querendo desmerecer a região. As praias são realmente lindas e valem DEMAIS a visita! Mas a verdade é que chega uma hora que cansa. Deixa de ser novidade, sabe?

Por esse motivo, acabamos passando meio batido pelas outras praias da Sunshine Coast, e decidimos, seguir viagem rumo a Brisbane!

DIAS 13, 14 E 15: BRISBANE

Passeio de barco no lago Brisbane

Nossa primeira impressão de Brisbane foi a melhor possível!

Difícil descrever a sensação que nós dois tivemos assim que chegamos em Brisbane. Uma cidade pequena, com estrutura de cidade grande. Movimento. Trânsito. Shopping. Prédios. Era tudo o que precisávamos! Não tinha destino melhor para quem já estava cansado de ver praia! hahah

Foi em Brisbane que enxergamos com mais clareza a necessidade que temos de diversificar. Amamos praia e um clima sossegado de cidade de interior. Mas de vez em quando, um agito de cidade urbana faz bem também!

Uma dificuldade de cidades mais urbanas assim, para quem está viajando com campervan, é com relação aos campings. As opções gratuitas geralmente ficam mais afastadas dos centros urbanos, e os que são de mais fácil acesso costumam ser bem mais caros.

Usamos mais algumas diárias do pacote que ganhamos da YHA e nos hospedamos no Brisbane City YHA.  Seguindo o padrão de qualidade da rede, o hostel tem uma área em comum excelente, com direito a piscina no rooftop!

Brisbane City YHA: hostel com piscina no rooftop

Quantos hostels você conhece que tem uma piscina no rooftop?

O estacionamento do hostel (que é pago à parte) estava lotado. Por esse motivo, procuramos uma rua um pouco mais afastada do centro da cidade para poder estacionar o carro, já que quase todas as ruas próximas cobravam para parar (tipo uma Zona Azul).

Era dia 24 de janeiro. Decidimos ficar 3 dias em Brisbane para curtir o Australia Day (26 de janeiro) na cidade.

Deixamos o carro parado naquela rua que encontramos e fizemos tudo a pé: passeamos no South Bank, atravessamos o rio Brisbane de ferry gratuito, curtimos a praia artificial e andamos sem rumo, deixando a cidade nos surpreender.

DIA 16: GOLD COAST / BYRON BAY / NAMBUCCA HEADS

Byron Bay é uma das praias mais famosas da Costa Leste da Austrália

Byron Bay, uma das praias mais bonitas — e mais concorridas — da Costa Leste da Austrália.

Saímos de Brisbane e, agora mais conscientes do cansaço que estávamos de praias, fizemos uma rápida passagem por outros dois destinos famosos dessa região da Austrália: Gold Coast e Byron Bay.

As praias são lindas, mas por ser uma região mais turística, são também mais caras. E também estavam lotadas nessa época do ano!

Após duas rápidas paradas para algumas fotos, seguimos dirigindo até Nambucca Heads, e essa foi a praia que nos deixou com vontade de ficar mais um tempo:

Nambucca Heads: a mesma beleza das outras praias da Gold Coast, mas com bem menos turistas!

Paraíso menos concorrido — mas não menos bonito.

Sem a muvuca de turistas que vimos nas praias anteriores, aqui não tivemos nenhuma dificuldade para encontrar vaga. Além disso, encontramos um lugar na sombra pra estender nossa canga e relaxamos com uma água fria na medida certa para refrescar.

Fica então a nossa dica para uma praia delícia e menos badalada dessa região da Austrália. 😉

Nesse dia encontramos um banheiro com chuveiro público e gratuito através do app Motorhome Republic, e dormimos em uma rest area no meio da estrada, que encontramos através do mesmo app.

DIAS 17, 18, 19 E 20: SYDNEY

Uma das inúmeras fotos que tiramos na Sydney Opera House rsrs!

Finalmente chegamos em Sydney!! Ainda tínhamos 3 dias com o carro antes de ter que devolvê-lo, então aproveitamos os primeiros dias pra conhecer uma região um pouco mais afastada de Sydney em si: Manly e Palm Beach.

Ficamos ainda mais 2 noites no Sydney Central YHA, encerrando nosso pacote de 10 dias com a rede. Como já falamos aqui, esse e outros pacotes estão disponíveis para compra no site da YHA. Independentemente de ter sido uma parceria, achamos que esse pacote vale muito a pena para quem está fazendo uma viagem dessas. Principalmente porque você não perde muito tempo procurando hospedagem, e tem a garantia de ficar em um lugar com um padrão de qualidade mínimo.

Como já deve ser de se imaginar, tem muita coisa legal pra fazer em Sydney. Mas isso merece um post exclusivo.

QUANTO CUSTA UMA VIAGEM DE CARRO PELA COSTA LESTE DA AUSTRÁLIA?

Road Trip pela Costa Leste da Austrália

No camping em Agnes Water: só amor pela nossa campervan! <3

Por fim, como você deve ter percebido, o final da nossa viagem acabou sendo meio corrido, mas também por conta de uma escolha nossa de chegar logo em Sydney.

Achamos 20 dias o tempo MÍNIMO necessário para uma viagem dessa distância, com tanta coisa interessante para se ver no meio do caminho. Se puder fazer em 25 ou 28 dias, com certeza você terá mais tempo para curtir os destinos que mais gostar. Sem falar que vai poder aproveitar tudo com mais calma, sem ter que deixar nada de fora por falta de tempo, ou se surgir algum imprevisto.

Mas, afinal, quanto custa uma viagem dessas?

Como já falamos nesse post, gastamos cerca de AU$120 por dia durante todo esse trajeto (sendo AU$60 por pessoa). Aqui a gente dá mais detalhes dos nossos gastos (aluguel da campervan, gasolina, alimentação e hospedagem).

E aí? Curtiu o nosso roteiro? Tá planejando uma viagem dessas e ainda ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que a gente tenta ajudar! Se tiver alguma dica pra compartilhar com a gente, comenta aqui também. Vamos adorar saber as experiências de vocês!

* Nossa hospedagem nos campings e hostels mencionados, e as atividades que fizemos (mergulho, aula de surf e caiaque) foram uma parceria com as empresas citadas. Agradecemos o apoio, e ressaltamos que, independente disso, o conteúdo deste post reflete nossas opiniões pessoais, sinceras e baseadas na nossa experiência real.

Gostou do post e quer salvar pra ver de novo mais tarde? Salva a imagem abaixo no Pinterest, aproveita e segue a gente por lá também! 😉

Post_AUS_Roteiro Costa Leste

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato