A quase 4 mil km de distância de Sydney, Perth é a cidade grande mais isolada do mundo. Mas isso não quer dizer que seja uma cidade parada. Pelo contrário, tem muita coisa legal pra fazer em Perth e arredores. Esperamos que esse artigo te ajude a planejar o que fazer em Perth e aproveitar muito bem a sua viagem.
Localizada no extremo oeste da Austrália, Perth é cercada pelo deserto do Outback de um lado, e pelas águas cristalinas do Oceano Índico do outro. É a capital da Austrália Ocidental e, mesmo sendo uma cidade grande, com quase 2 milhões de habitantes, Perth ainda tem um clima de cidade pequena do interior, unindo tranquilidade com muitas atrações e entretenimento.
Nós conhecemos Perth durante a nossa volta ao mundo. Estávamos em Sydney, e fizemos uma pausa de 2 semanas em Perth, na casa de um amigo do Rafa, antes de seguir viagem para Bali, na Indonésia.
Curtimos muito o clima da cidade, e foi uma bela despedida da Austrália. Listamos aqui as nossas sugestões sobre o que fazer em Perth, e também algumas dicas de hospedagem.
KINGS PARK
Sem dúvidas essa é a melhor atração de Perth, e é gratuita! Com uma área de 400 hectares, o Kings Park é o maior parque urbano do Hemisfério Sul.
A principal característica é que ele é um parque suspenso, e fica localizado bem próximo ao centro, proporcionando uma vista privilegiada de toda a cidade.
O Kings Park conta com um jardim botânico de mais de 3mil espécies diferentes de vegetação nativa, dois memoriais em homenagem a soldados australianos que perderam a vida durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, além de muitas trilhas e cafés pelo caminho.
Quando você for, não deixe de passar pela Glass Arched Bridge, uma ponte de vidro e aço de 220m de comprimento, que fica a 16 metros do solo e passa entre as copas das árvores de eucalipto. (Nós vacilamos e não conhecemos a ponta na nossa visita… não seja como nós. Anote essa dica!)
BÔNUS: contornando o parque beirando o Rio Swan, que corta toda a cidade, você vai encontrar um píer com uma casinha azul que ficou famosa no instagram por ser um lugar bastante fotogênico, a Blue Boat House. Seja pra tirar uma foto ou não, vale dar uma passada, pois o lugar é uma graça. (Veja o local exato no mapa que preparamos no final deste artigo).
Como chegar: O Kings Park fica localizado bem próximo ao centro da cidade, sendo facilmente acessível a partir de uma curta caminhada. Se você não estiver hospedado no centro, o ônibus 935 deixa dentro do parque. Outra opção é pegar um Uber.
CENTRO DE PERTH E ELIZABETH QUAY
Reserve uma tarde para passear pelo centro de Perth, especialmente o Elizabeth Quay, uma praça cercada por restaurantes, cafés, esculturas a céu aberto e um carrossel pra ninguém botar defeito! É daí que saem os barcos para os passeios para a Rottnest Island e para Freemantle.
Inclua na sua caminhada pelo centro uma passagem pelas ruas Hay Street e Murray Street. Essas são ruas fechadas, exclusivas para pedestres, cheias de lojas e restaurantes. Se sua intenção é fazer compras, esse é o lugar!
Uma dica de restaurante nessa região é o Cucina on Hay. O amigo do Rafa estava trabalhando nesse lugar quando fomos, e aproveitamos pra conhecer. Uma delícia!
PRAIAS DA COSTA OESTE
Perth é a capital com maior incidência solar do mundo. Em média, são 8 horas diárias de sol durante todos os 365 dias do ano. E nada melhor do que praia para aproveitar um pouco desse sol, né?
Apesar de menos famosas do que as praias da costa leste, onde fica a Grande Barreira de Corais, as praias de Perth são bem bonitas, com um tom de azul impressionante. Além disso, desse lado é possível ver o sol se por bem em cima do mar… mais um ponto para as praias da costa oeste!
Tem várias praias a menos de 30min do centro da cidade, vale reservar um dia para conhecer algumas delas. Você pode alugar um carro e conhecer várias no mesmo dia, ou mesmo ir de transporte público para as que você mais se interessar.
Mas, se a sua intenção for deitar na areia e curtir o sol numa boa, procure reservar o período da manhã para isso. Durante a tarde, costuma ventar muito e isso pode atrapalhar seus planos.
Selecionamos aqui algumas das praias mais conhecidas e bonitas de Perth, para te ajudar a planejar esse roteiro:
City Beach
Localizada em uma área residencial, é muito procurada para surfe no verão, por ter ondas fortes. Tem uma estrutura grande de gramados em volta, que são ótimos lugares para observar o pôr do sol.
Scarborough
Eleita por muitos a praia mais bonita de Perth! Infelizmente não conhecemos, mas a praia tem uma estrutura incrível, com calçadão, piscina pública em frente à praia, chuveiro, pista de skate, parquinho para crianças, além de diversos restaurantes e barzinhos pra quem curte uma noite mais badalada.
Cottoesloe
Essa praia briga com a anterior pelo título de mais bonita da cidade. Também não conhecemos, mas é uma ótima opção para quem quer fugir do vento do fim de tarde. Essa praia é mais protegida, e uma boa programação é assistir ao pôr do sol no gramado que existe embaixo dos pinheiros que cercam o local.
Mettam’s Pool
Ao norte de Scarborough, cercada de pedras e corais, e com uma água absurdamente cristalina, Mettam’s Pool é uma praia ideal para praticar snorkel. Nós passamos a manhã nessa praia e depois fizemos um churrasco em um parque lá perto, programa bem típico australiano.
Sorrento Beach
Ainda mais ao norte, e portanto um pouco mais distante do centro, está Sorrento Beach. É a praia preferida dos locais, com uma boa faixa de areia e um mar praticamente sem ondas.
ROTTNEST ISLAND
E falando em praias, Rottnest Islad é um refúgio com mais de 60 praias e baías paradisíacas a 18km da costa de Perth.
O pacote ideal para visitar a ilha inclui o transfer de barco e aluguel de bike para percorrer a ilha, uma vez que não há carros na ilha. Tem opção de ônibus, mas a bike vai te deixar mais livre para passear e explorar a região à vontade.
A ilha é pequena, tem apenas 22km de extensão, então é bem tranquilo de conhecer a ilha toda de bike em um único dia.
Muitos turistas visitam a ilha para encontrar o Quokka, esse bichinho simpático que é encontrado apenas desse lado da Austrália. O melhor lugar para encontrá-los é em Thomson Bay.
Como chegar: a balsa para Rottnest Island sai do Elizabeth Quay e leva cerca de 1h30 para chegar. Precisa comprar o ticket com antecedência.
MERGULHO EM BUSSELTON
Busselton é uma cidade que fica 220km ao sul de Perth e abriga o segundo maior píer de madeira do Hemisfério Sul, com quase 2km de extensão.
Embaixo do píer está localizado um dos 10 melhores pontos de mergulho da Austrália. Para nós, um dos melhores pontos de mergulho que já conhecemos!
O destaque do mergulho são as colunas de madeira submersas que sustentam o píer e estão completamente lotadas de corais super coloridos, esponjas e muitos cardumes. São mais de 300 espécies marinhas só nessa região.
Contamos mais detalhes sobre essa experiência aqui.
Como chegar: para ir de Perth até Busselton, alugamos um carro. Encontramos o melhor preço em uma locadora em Bayswater, chamada No Birds (pagamos cerca de AU$65 a diária). A viagem de Perth até Busselton durou cerca de 2h.
QUANTOS DIAS FICAR EM PERTH
Nós ficamos 2 semanas em Perth, mas dividimos nosso tempo entre conhecer as atrações, visitar amigos que moram na cidade, trabalhar e descansar.
Se for pensar apenas no tempo necessário para conhecer todos os pontos turísticos, cerca de 4 a 5 dias são suficientes.
Nossa sugestão de roteiro em Perth ficaria assim:
Dia 1. Kings Park
Dia 2. Passeio pelo centro e Elizabeth Quay
Dia 3. Praias
Dia 4. Bate-volta para mergulhar em Busselton
Dia 5. Bate-volta em Rottnest Island
Veja no mapa abaixo todas as atrações de Perth que indicamos aqui: