Formações de corais no ponto de mergulho Colombia, em Cozumel

PONTOS DE MERGULHO EM COZUMEL: principais características e vida marinha

Cozumel é um dos melhores destinos de mergulho que conhecemos. Estivemos lá em 2015, e a ilha mexicana continua sendo uma referência para nós em termos de mergulho, mesmo depois de já termos mergulhado em vários outros destinos incríveis durante a nossa Volta ao Mundo. 

Ficamos 3 meses em Cozumel, mergulhamos muitas vezes em vários pontos diferentes, e mais de uma vez em alguns deles. Se você nos perguntar qual é o melhor ponto de mergulho em Cozumel, até temos os nossos preferidos, mas sinceramente? A verdade é que não existe ponto de mergulho ruim em Cozumel

Qualquer lugar que você mergulhar na ilha vai ser incrível, com vida marinha abundante e formações de corais enormes e coloridos. No vídeo abaixo a gente mostra um pouco de 4 pontos de mergulho que conhecemos logo nos nossos primeiros dias na ilha:

Não deixe de se inscrever no nosso canal. Isso nos ajuda muito a continuar produzindo vídeos e conteúdo de viagem e mergulho que você pode acessar gratuitamente.

De um modo geral, o mergulho em Cozumel costuma ser um mergulho de correnteza, o que é ótimo para não fazer muito esforço e economizar ar. 

Mas também, por outro lado, quando a corrente é forte, pode acabar atrapalhando bastante, principalmente se o seu objetivo for fotografar as formações de coral e a vida marinha que, diga-se de passagem, é muito rica em qualquer ponto da ilha que você escolha mergulhar.

Os principais pontos de mergulho recreativo de Cozumel, e também os mais bonitos, estão localizados dentro de uma área denominada Parque Nacional Arrecifes de Cozumel. Marcamos essa área no mapa abaixo, e também os pontos de mergulho que falamos neste artigo, para você conseguir se localizar:

 RECIFE PARAÍSO (Paradise Reef)

peixe barbeiro em um dos pontos de mergulho em cozumel
Peixe Barbeiro no Recife Paraíso (quadro disponível na Urban Arts)

PROFUNDIDADE: de 8m a 12m

NÍVEL: iniciante

CARACTERÍSTICAS: é o primeiro recife dentro do Parque Nacional, e o de mais fácil acesso, podendo ser um mergulho de praia, sem necessidade de embarcação. Geralmente é onde acontecem as aulas dos cursos Open Waters e Avançado

Como está localizado perto do terminal de cruzeiros, deve-se tomar cuidado quando a corrente estiver muito forte, embora isso seja raro. Quando há corrente, geralmente ela vai do sul para o norte. É um ponto popular de mergulhos noturnos, quando se pode encontrar polvos, lagostas e king crabs. 

VIDA MARINHA: bem variada e colorida, é possível encontrar várias espécies de peixes, dos menores aos maiores (barracuda, garoupa, peixe-frade e peixe-papagaio), anêmonas, formações de coral que chegam a atingir 6m de altura, sem falar nas arraias e linguados camuflados na areia.

 CHANKANAAB

Lagostas no mergulho noturno, em um dos pontos de mergulho em Cozumel
Lagostas no mergulho noturno

PROFUNDIDADE: de 10m a 15m

NÍVEL: iniciante

CARACTERÍSTICAS: Chankanaab quer dizer “pequeno mar” ou “lagoa”, no dialeto maia. Localizado em frente ao Parque Chankanaab, apresenta correntes moderadas e baixa profundidade, o que faz com que o mergulho neste ponto seja fácil e tranquilo para quem está começando, e a abundância de vida marinha faz com que ele seja atraente para mergulhadores de todos os níveis. 

A corrente geralmente se direciona do norte para o sul. Quanto mais para o sul, é possível encontrar mais formações de coral. Também pode ser um mergulho de praia.

VIDA MARINHA: Se comparado com outros pontos da ilha, aqui é onde pode-se encontrar a maior quantidade de lagostas que não estão escondidas em buracos ou cavernas. Moreia, polvo e caranguejos ficam mais escondidos, mas também estão por aqui. Grande variedade de coral e abundância de vida marinha, como arraias e linguados camuflados na areia, peixes-frade e garoupas.

TORMENTOS

O peixe-frade é uma das espécies mais comuns de se encontrar durante um mergulho em Cozumel.
O peixe-frade é uma das espécies mais comuns de se encontrar durante um mergulho em Cozumel.

PROFUNDIDADE: de 15m a 18m

NÍVEL: intermediário

CARACTERÍSTICAS: Geralmente com corrente muito forte, este ponto é mais indicado para mergulhadores de nível intermediário. É dividido em 2 sessões de formações coralíneas, separadas por um grande pedaço de areia.

VIDA MARINHA: pode-se encontrar tubarão-lixa, garoupa, tartarugas, moreias e peixes-frade. 

YUCAB

Tartaruga marinha durante mergulho em Cozumel 

PROFUNDIDADE: de 15m a 18m

NÍVEL: intermediário

CARACTERÍSTICAS: É um dos maiores recifes de Cozumel. A corrente aqui continua forte. O início deste ponto é marcado por uma extensão coberta de algas marinhas. Com a corrente, que geralmente está em direção ao norte, você chega na parte mais profunda e principal do coral, cheia de vida e cor.

VIDA MARINHA: Fora a abundância de peixes padrão de Cozumel, no extremo sul deste ponto, é possível encontrar uma região habitada por várias lagostas.

PUNTA TUNICH

Mergulho em Punta Tunich, em Cozumel
Mergulho em Punta Tunich.

PROFUNDIDADE: de 15m a 40m

NÍVEL: avançado

CARACTERÍSTICAS: Conhecido pela presença de turbulências e fortes correntes, sendo um ponto mais adequado apenas para mergulhadores avançados e mais experientes. É um mergulho de parede, apresentando também uma parte mais rasa. O melhor momento para mergulhar nesse ponto é quando a corrente está fluindo de sul para norte. 

VIDA MARINHA: abundância de formações de coral e esponjas, além de tartarugas e tubarões-lixa, arraias, cavalos-marinhos e outros.

PAREDE SÃO FRANCISCO (San Francisco Wall)

Mergulho no arrecife São Francisco, em Cozumel
Mergulho no arrecife São Francisco.

PROFUNDIDADE: de 12m a 40m

NÍVEL: intermediário

CARACTERÍSTICAS: O mergulho começa na parte sul, com uma extensão de areia a 12m de profundidade. Descendo para 18m, encontra-se a parede coberta de esponjas e corais coloridos.

VIDA MARINHA: Grande abundância de peixes e possibilidade de encontrar uma raia-chita na área de extensão arenosa, ou mesmo cruzando por cima das formações de coral.

PAREDE SANTA ROSA (Santa Rosa Wall)

Formaçao de corais no ponto de mergulho Santa Rosa, em Cozumel
Mergulho em Santa Rosa – Cozumel, México

PROFUNDIDADE: de 15m a 37m

NÍVEL: intermediário

CARACTERÍSTICAS: é um dos pontos de mergulho mais famosos de Cozumel. A parede é formada por colunas de coral, que são separadas pela areia, formando espécies de canyons. Quanto mais para o norte, maiores as formações de coral, porque a corrente é mais forte ao sul, limitando o crescimento dessas estruturas. Pode ser um ótimo mergulho multinível.

VIDA MARINHA: pode-se encontrar de tudo: tartarugas, garoupas, peixes-papagaio, peixes-frade, e até alguns peixes-sapo.

LA FRANCESA

Tubarão-lixa que vimos durante o mergulho no arrecife La Francesa, em Cozumel
Tubarão-lixa que vimos durante o mergulho no arrecife La Francesa.

PROFUNDIDADE: de 9m a 18m

NÍVEL: iniciante – intermediário

CARACTERÍSTICAS: esse ponto relativamente raso é apropriado para todos os níveis de certificação e apresenta formações de corais mais baixas, mas não menos atrativas ou coloridas. Mergulhando em direção ao norte, o mais indicado é permanecer à esquerda, para seguir a parte principal do arrecife.

VIDA MARINHA: grande possibilidade de encontrar tartarugas, e, se der sorte, pode encontrar o peixe-sapo escondido em algum buraco. Foi nesse ponto que vimos pela primeira vez o tubarão-lixa, e ele passou bem ao nosso lado!

PUNTA DALILA

Anemona em ponto de mergulho em Cozumel

PROFUNDIDADE: de 12m a 18m

NÍVEL: iniciante

CARACTERÍSTICAS: as formações de coral podem atingir os 6m de altura, com alguns picos e algumas grutas que se pode atravessar. A visão geral deste ponto é de um colorido impressionante. A corrente sempre está se dirigindo para o norte, então o ideal é sempre iniciar o mergulho em seu extremo sul.

VIDA MARINHA: grande variedade de esponjas e corais, além da possibilidade de encontrar tubarões-lixa e vários cardumes de peixes. 

JARDINS PALANCAR (Palancar Gardens)

Corais de Palancar Jardines. Mergulho em Cozumel, México.
Corais de Palancar Jardines. Mergulho em Cozumel, México.

PROFUNDIDADE: de 9m a 25m

NÍVEL: iniciante

CARACTERÍSTICAS: o mergulho geralmente tem início sobre uma extensão de areia, dirigindo-se logo em seguida para a parede de corais. Após passar por alguns canyons de coral, entre os 15m e 20m de profundidade, você alcança uma plataforma de corais e entende a origem do nome deste ponto de mergulho: parece que estamos flutuando sobre um grande jardim marinho.

VIDA MARINHA: não é muito rico em peixes ou outros animais (eles começam a surgir mais para o final do arrecife), mas as formações de corais, esponjas e plantas são de encantar qualquer um.

PALANCAR CUEVAS (Palancar Caves)

Tartaruga durante mergulho em Cozumel, no ponto Palancar Cuevas
Mergulho em Palancar Caves. Cozumel, México.

PROFUNDIDADE: de 15m a 30m

NÍVEL: intermediário – avançado

CARACTERÍSTICAS: é um dos nossos pontos de mergulho preferidos em Cozumel. Leva o nome pela existência de inúmeros túneis e cavernas (que estão mais para pequenas grutas) de coral que se formaram ao longo dos anos, caracterizando um verdadeiro labirinto subaquático.

VIDA MARINHA: assim como no Palancar Jardines, o forte deste ponto são as formações de coral e esponjas. Mas você também pode encontrar frequentemente tartarugas, garoupas e alguns cardumes de peixes menores.

COLOMBIA

Formações de corais no ponto de mergulho Colombia, em Cozumel
Formações de corais no ponto de mergulho Colombia.

PROFUNDIDADE: de 15m a 30m

NÍVEL: intermediário

CARACTERÍSTICAS: esse é outro dos nossos preferidos, mas é muito raro as operadoras de mergulho levarem até aqui, porque é bem longe. Mas vale dar uma chorada e pedir, se você tiver essa oportunidade! A corrente no local é de moderada a forte, mas entre as formações de coral não é tão ruim assim. 

VIDA MARINHA: pode-se ver um pouco de tudo: grandes e coloridas formações de coral, muitos peixes, tartarugas, raias.

PUNTA SUR

PROFUNDIDADE: de 15m a 36m

NÍVEL: avançado

CARACTERÍSTICAS: tem duas partes mais conhecidas: para o sul é onde fica a Catedral e para o norte, a famosa Garganta do Diabo. Por ser um mergulho muito profundo, e um ponto geograficamente bem distante, dificilmente será possível fazer as duas partes, terá que escolher uma ou outra. 

Fazendo a Catedral, que leva esse nome pela existência de uma esponja em forma de cruz na parede do coral, geralmente você passará pela Garganta do Diabo (mas não entrará nela). As correntes são bem fortes e, somadas à profundidade do local, realmente só é recomendado para mergulhadores avançados e com mais experiência.

VIDA MARINHA: com relação à presença de peixes, não é tão abundante aqui como em outras partes do Parque Nacional, mas pode-se avistar eagle rays, tubarões-lixa e algumas tartarugas.

 

Você já mergulhou em Cozumel? Conhece os pontos que citamos aqui? Foi em algum diferente? Compartilha com a gente a sua experiência nos comentários! Vamos adorar saber!

Artigos Sugeridos

Deixe uma resposta