CICLO DE VIDA DAS TARTARUGAS MARINHAS

29/10/2020 | atualizado em 10/07/2023

Em 2015 nós acompanhamos a Fundación de Parques y Museos de Cozumel(FPMC), no México, e fizemos esse vídeo mostrando o trabalho que eles desenvolvem para preservação das tartarugas marinhas da ilha.

 

É emocionante poder acompanhar tão de perto desde o momento da desova até o nascimento dos filhotes e retorno para o mar.

Em Cozumel, existem 2 espécies de tartaruga marinha: a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) e a tartaruga-verde (Chelonia mydas). A desova acontece à noite, quando as praias estão pouco iluminadas e vazias, dando mais segurança para as fêmeas com relação ao ataque de possíveis predadores.

 

O diretor do departamento de Meio Ambiente e Ecologia da Fundação, Héctor González, lidera uma equipe de biólogos e brigadistas que fazem o monitoramento das praias onde as tartarugas depositam seus ovos.

 

Esse monitoramento consiste em identificar os ninhos e mantêm-los sob observação até o nascimento dos filhotes, para garantir que uma quantidade maior sobreviva e consiga chegar ao mar. Isso porque, de cada 1.000 filhotes de tartaruga marinha que nascem, apenas 1 ou 2 sobrevivem e chegam à idade adulta.

 

Além do trabalho de preservação, a Fundação desenvolve também um lindo trabalho de conscientização de jovens e crianças, parte do programa Jóvenes por la Conservación, como pode ser observado no vídeo.

Curitu o vídeo? Não se esqueça de se inscrever no nosso canal e compartilhar com seus amigos, para nos incentivar a continuar produzindo conteúdo por aqui! Obrigado! 🙂

2 Comentários

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato
com a natureza.

PUBLICIDADE

ENCONTRE NO SITE

NOSSOS PARCEIROS

Receba um CONTEÚDO EXCLUSIVO