O mapa acima é interativo: pode dar zoom, mover e clicar nos pins vermelhos para ver o nome de cada ponto de mergulho.
Então, se você está planejando uma viagem de mergulho em Cozumel, ou se acabou de voltar de lá e quer saber mais informações sobre os pontos onde mergulhou, esse artigo é pra você!
De um modo geral, o mergulho em Cozumel costuma ser um mergulho de correnteza, o que é ótimo para não fazer muito esforço e economizar ar. Mas também, por outro lado, quando a corrente é forte, pode acabar atrapalhando bastante, principalmente se o seu objetivo for fotografar as formações de coral e a vida marinha que, diga-se de passagem, é muito rica em qualquer ponto da ilha que você escolha mergulhar.
RECIFE PARAÍSO (Paradise Reef)
Anêmona no Arrecife Paraíso – Cozumel, México
Profundidade: de 8m a 12m
Nível: iniciante
Características: é o primeiro recife dentro do Parque Nacional, e o de mais fácil acesso, podendo ser um mergulho de praia, sem necessidade de embarcação. Geralmente é onde acontecem as aulas dos cursos Open Waters e Avançado. Como está localizado perto do terminal de cruzeiros, deve-se tomar cuidado quando a corrente estiver muito forte, embora isso seja raro. Quando há corrente, geralmente ela vai do sul para o norte. É um ponto popular de mergulhos noturnos, quando se pode encontrar polvos, lagostas e king crabs.
Vida marinha: bem variada e colorida, é possível encontrar várias espécies de peixes, dos menores aos maiores (barracuda, garoupa, peixe-frade e peixe-papagaio), anêmonas, formações de coral que chegam a atingir 6m de altura, sem falar nas arraias e linguados camuflados na areia.
CHANKANAAB
Lagostas no mergulho noturno – Cozumel, México
Profundidade: de 10m a 15m
Nível: iniciante
Características: Chankanaab quer dizer “pequeno mar” ou “lagoa”, no dialeto maia. Localizado em frente ao Parque Chankanaab, apresenta correntes moderadas e baixa profundidade, o que faz com que o mergulho neste ponto seja fácil e tranquilo para quem está começando, e a abundância de vida marinha faz com que ele seja atraente para mergulhadores de todos os niveis. A corrente geralmente se direciona do norte para o sul. Quanto mais para o sul, é possível encontrar mais formações de coral. Também pode ser um mergulho de praia.
Vida marinha: Se comparado com outros pontos da ilha, aqui é onde pode-se encontrar a maior quantidade de lagostas que não estão escondidas em buracos ou cavernas. Moreia, polvo e carangueijos ficam mais escondidos, mas também estão por aqui. Grande variedade de coral e abundância de vida marinha, como arraias e linguados camuflados na areia, peixes frade e garoupas.
TORMENTOS
O peixe-frade é uma das espécies mais comuns de se encontrar durante um mergulho em Cozumel.
Profundidade: de 15m a 18m
Nível: intermediário
Características: Geralmente com corrente muito forte, este ponto é mais indicado para mergulhadores de nível intermediário. É dividido em 2 seções de formações coralíneas, separadas por um grande pedaço de areia.
Vida marinha: pode-se encontrar tubarão-enfermeira, garoupa, tartarugas, moreias e peixes frade.
YUCAB
Tartaruga Marinha que encontramos em um dos nossos mergulhos em Cozumel, México.
Profundidade: de 15m a 18m
Nível:intermediário
Características: É um dos maiores recifes de Cozumel. A corrente aqui continua forte. O início deste ponto é marcado por uma extenção coberta de algas marinhas. Com a corrente, que geralmente está em direção ao norte, você chega na parte mais profunda e principal do coral, cheia de vida e cor.
Vida marinha: Fora a abundância de peixes padrão de Cozumel, no extremo sul deste ponto, é possível encontrar uma região habitada por várias lagostas.
PUNTA TUNICH
Mergulho em Punta Tunich – Cozumel, México
Profundidade: de 15m a 40m
Nível: avançado
Características: Conhecido pela presença de turbulências e fortes correntes, sendo um ponto mais adequado apenas para mergulhadores avançados e mais experientes. É um mergulho de parede, apresentando também uma parte mais rasa. O melhor momento para mergulhar nesse ponto é quando a corrente está fluindo de sul para norte.
Vida marinha: abundância de formações de coral e esponjas, além de tartarugas e tubarões-lixa, arraias, cavalos-marinhos e outros.
PAREDE SÃO FRANCISCO (San Francisco Wall)
Mergulho no arrecife São Francisco – Cozumel, México
Profundidade:de 12m a 40m
Nível: intermediário
Características: O mergulho começa na parte sul, com uma extensão de areia a 12m de profundidade. Descendo para 18m, encontra-se a parede coberta de esponjas e corais coloridos.
Vida marinha: Grande abundância de peixes e possibilidade de encontrar uma raia-águia na área de extenção arenosa, ou mesmo cruzando por cima das formações de coral.
Para continuar lendo sobre os outros pontos de mergulho em Cozumel, veja esse outro artigo.
Já mergulhou em algum desses pontos? Tem alguma informação pra acrescentar? Deixa aqui nos comentários!