O Pier Stearns Wharf, em Santa Barbara, é a principal atração da cidade.

ROTEIRO DE VIAGEM PELA CALIFÓRNIA: um dia em SANTA BARBARA

Se você está planejando uma viagem de carro pela Califórnia, Santa Barbara é uma ótima opção de parada no trajeto entre Los Angeles e São Francisco. Como nosso orçamento estava mais apertado, nós fizemos o percurso de Los Angeles até Santa Barbara de ônibus, e contamos mais sobre essa experiência aqui

Depois do live aboard que fizemos nas Channel Islands, passamos um dia inteiro em Santa Barbara, e adoramos a cidade. Conhecida como a Riviera Americana, Santa Barbara é de fato uma cidade muito charmosa, dessas que dá vontade de passar uns dias sem fazer nada, só relaxar e curtir a energia do lugar. Foi uma pena ter apenas um dia para passear por lá.

Se você pensa em incluir Santa Barbara no roteiro da sua viagem pela Califórnia, neste post damos algumas dicas do que fazer, onde se hospedar e como aproveitar melhor tudo que a cidade tem pra oferecer.

O que fazer em Santa Barbara

Alugamos uma bike e pedalamos pela orla de Santa Barbara

Como só tínhamos um dia para curtir a cidade, aproveitamos a boa localização do nosso hotel, e optamos por caminhar meio sem rumo pela avenida da praia, deixando a região nos surpreender. E que cidade gostosa para passear!!

Alugamos mais uma vez a bike da Wheel Fun Rentals e pedalamos por toda a orla da praia, cheia das palmeiras típicas da Califórnia. Essas bikes são bem populares na região, e acaba sendo uma experiência divertida também se você estiver com crianças ou em família, pois há bikes para 2 ou mais pessoas pedalarem juntas. E, como a cidade é cheia de ciclofaixas, essa é uma ótima forma de passear por lá!

Destacamos abaixo alguns pontos legais de conhecer em Santa Barbara, para te ajudar a direcionar seu roteiro pela região.

Pier Stearns Wharf

O Pier Stearns Wharf, em Santa Barbara, é a principal atração da cidade.
O Pier Stearns Wharf, em Santa Barbara, é a principal atração da cidade.

Construído em 1872, o Stearns Wharf é o píer de madeira em operação mais antigo da Califórnia. Com 700m de comprimento, e sustentado por mais de 2 mil estacas, atualmente ele abriga diversos restaurantes, lojas e atrações, como o Sea Center do Museu de História Natural de Santa Barbara.

Um dos marcos mais visitados de Santa Barbara, é uma delícia passear pelo pier, almoçar em algum dos restaurantes por lá, e depois tomar um sorvete antes de seguir explorando mais da cidade.

Nossa escolha para o almoço foi um fish & chips que pedimos para viagem, e sentamos para comer ao ar livre, nas mesinhas de madeira do pier.

No vídeo abaixo a gente mostra um pouco de tudo isso. Dá o play e vem sentir a vibe californiana delícia de Santa Barbara:

Gostou do vídeo? Não esqueça de curtir e se inscrever no canal! Isso nos ajuda a chegar a mais pessoas, e é um baita incentivo para continuarmos produzindo conteúdo de viagem gratuito pra vocês!  

State Street e a Funk Zone

Uma das ruas mais gostosas e charmosas da cidade, a State Street é a avenida principal do centro, cheia de lojas, cafés e restaurantes. É aqui também que acontece o Farmers’ Market, que é uma feirinha de rua cheia de produtos artesanais e orgânicos, em um ambiente bem animado, com bares, restaurantes e artistas de rua ao redor.

Entre a State e a Garden Street, fica a chamada Funk Zone, uma área mais descolada, conhecida por suas vinícolas urbanas, cervejarias artesanais, galerias de arte, lojas e murais coloridos.

East Beach e West Beach

O pier Stearns Wharf, em Santa Barbara, visto de cima, e as principais praias da cidade: West Beach (à esquerda) e East Beach (à direita).
O pier Stearns Wharf e as principais praias da cidade: West Beach (à esquerda) e East Beach (à direita).

Se você quer curtir uma praia em Santa Barbara (afinal, California né!), saiba que encontrará boas opções na região central mesmo, perto do pier. Aí estão East Beach de um lado e West Beach do outro.

A primeira é a maior e uma das mais populares da cidade. Com uma ampla extensão de areia, conta com quadras de vôlei na praia, sendo ideal para a prática de esportes. Já West Beach é uma praia menor, com águas mais calmas, e um ambiente mais tranquilo. É ideal para crianças e para prática de caiaque ou SUP.

Ambas as praias oferecem infraestrutura com banheiros e áreas de piquenique, e você pode alugar pranchas e caiaque na própria praia.

BÔNUS: onde comer barato

Nós adoramos Santa Barbara e todo seu charme, mas também ficamos com a impressão de que é uma cidade um pouco elitizada. Na região que ficamos vimos pouco comércio, além de hotéis estilosos e restaurantes mais requintados.

Para ter uma ideia, tivemos dificuldade de encontrar uma simples lojinha para comprar uma água… Mas, como bons mochileiros, descobrimos perto do nosso hotel um lugar bom e barato para comer: o Rusty’s Pizza, com a melhor pizza das cidades em que passamos pela Califórnia!

Onde comer em Santa Barbara, na Califórnia: Rusty's Pizza
Se você estiver procurando um lugar bom e barato para comer em Santa Barbara, no Ruty’s Pizza você encontra uma pizza média (8 pedaços pequenos) por US$12. (foto: Google)

Como se deslocar por Santa Barbara

Nós fizemos tudo a pé, mas ficamos apenas na região da praia e do pier. Para explorar o centro e a região da State Street, uma boa opção é o Downtown & Waterfront Shuttle, que são pequenos ônibus elétricos que fazem o trajeto entre a praia e o centro.

A passagem custa US$0,50, sendo uma forma bem econômica e eficiente para conhecer uma área mais ampla.

Outra opção são as próprias bikes que falamos no início desse texto. Além de ciclofaixas, é cheio de lugares para prender a bike pelo caminho… assim você não deixa de conhecer algum lugar interessante.

vista aérea de Santa Barbara, na Califórnia

Onde ficar em Santa Barbara

São duas as principais regiões para se hospedar em Santa Barbara: o centro da cidade (Downtown e State Street) e a região das praias (West Beach, East Beach e o Pier Stearns Wharf).

No centro, as opções vão ser um pouco mais caras. Algumas pousadas e hotéis legais que encontramos são Secret Garden Inn & Cottages, Bath Street Inn, Cheshire Cat Inn & Cottages, Hotel Santa Barbara, Courtyard by Marriott e o hostel Social Stays.

Onde ficar em Santa Barbara: hospedagens em Downtown
Onde ficar em Santa Barbara: hospedagens em Downtown (fotos: Booking)

West Beach e East Beach são regiões mais descontraídas, com a atmosfera praiana, e um pouco mais acessíveis. Nós nos hospedamos nessa região, na The Eagle Inn, uma pousada linda, com um conforto muito além do que esperávamos. 

Nosso quarto na verdade era uma casinha, com entrada independente da recepção do hotel, e completa: quarto, banheiro, uma mini cozinha (com microondas, cafeteira e frigobar), uma jacuzzi, lareira… um luxo só!

O café-da-manhã da pousada também era muito bom. Tínhamos 2 opções (ovos mexidos ou iogurte natural com granola), acompanhado de uma salada de frutas, com suco, chá, café ou chocolate.

Onde ficar em Santa Barbara: The Eagle Inn
Onde ficar em Santa Barbara: The Eagle Inn

Fora todo o conforto, como já falamos, estávamos super bem localizados, e conseguimos fazer tudo a pé. É definitivamente um lugar que recomendamos para se hospedar em Santa Barbara.

Outras opções de hospedagem nessa região das praias são Avania Inn, West Beach Inn, La Playa Inn, Hotel Milo, Harbor House Inn, Harbor View Inn, Hideaway Santa Barbara.

Onde ficar em Santa Barbara: hospedagens em West Beach e East Beach.
Onde ficar em Santa Barbara: hospedagens em West Beach e East Beach. (fotos: Booking)

Você já foi pra Santa Barbara? Tem mais alguma dica pra compartilhar com a gente? Deixa aqui nos comentários!

Nossa estadia em Santa Barbara foi uma parceria com a The Eagle Inn. Agradecemos o apoio, e ressaltamos que, independente disso, o conteúdo deste post reflete nossas opiniões pessoais, sinceras e baseadas na nossa experiência.

Este artigo contém links de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma compra ou reserva através dos nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso, e ainda nos ajuda a manter o blog ativo e atualizado com artigos gratuitos sobre viagem e mergulho. Muito obrigado! (:

Artigos Sugeridos

Deixe uma resposta