AUDIIO: um SITE DE MÚSICAS para vídeos com ASSINATURA VITALÍCIA

02/10/2020 | atualizado em 10/07/2023

Uma das maiores dificuldades para criar conteúdo em vídeo para a internet, seja para um projeto pessoal ou comercial, é encontrar música boa e de qualidade, livre de implicações com direitos autorais, e por um preço decente. 

 

Já pensou se existisse um site que você pagasse uma única vez e tivesse acesso a um banco de músicas excelentes, pra usar em qualquer tipo de projeto, pra vida toda? Pois existe!

 

Continue lendo esse artigo pra descobrir mais sobre a Audiio, o melhor site de músicas que encontramos para produzir nossos vídeos. Ah! E tem desconto no final do artigo pra quem quiser assinar também! 😉

 

audiio - banco de trilhas

Encontrar a trilha sonora ideal para seus vídeos pode ser desafiador. – Photo by Andre Hunter on Unsplash.

DIREITOS AUTORAIS E OS SITES DE MÚSICAS

 

Como já contamos aqui, nós trabalhamos com audiovisual há mais de 15 anos, realizando projetos para várias emissoras e produtoras de TV do Brasil, e também para plataformas de streaming internacionais.

 

Mas, quando criamos nosso canal no YouTube e começamos a produzir os vídeos do Profundo, uma dificuldade sempre foi com relação à trilha sonora.

 

Nos projetos que fazemos para as grandes produtoras e emissoras de TV, normalmente já tem um banco de trilhas que podemos usar, então isso nunca foi algo que precisamos nos preocupar legalmente.

 

Já quando criamos um projeto nosso, independente, esbarramos numa série de questões relacionadas com os direitos autorais, especificamente no caso das músicas que inserimos nos vídeos.

 

Afinal, caso você não saiba, não é legal, no sentido jurídico da palavra, usar qualquer tipo de música sem a autorização dos respectivos produtores ou das gravadoras.

 

os banco de músicas são alternativas para quem cria conteúdo em vídeo na internet

Usar músicas sem autorização dos produtores ou gravadoras é considerado ilegal. – Photo by Skye Studios on Unsplash.

 

Já tivemos algumas questões com vídeos que subimos no YouTube, e que foram notificados com reivindicação de direitos autorais ou Content ID.

 

Isso pode afetar a monetização do vídeo, uma vez que a receita gerada com publicidade pode ser destinada aos detentores dos direitos autorais do conteúdo reivindicado, e não ao criador de conteúdo proprietário do canal. Além disso, dependendo do caso, o vídeo pode até ser bloqueado ou mesmo removido da plataforma.

 

Para não ter esse tipo de problema, começamos a procurar alguma alternativa para poder usar músicas e trilhas sonoras de forma legal – e de qualidade – nos nossos vídeos.

 

Existem sites especializados que licenciam músicas protegidas por direitos autorais para serem usadas em produções audiovisuais no esquema de royalty free. As músicas desses sites podem ser usadas para vídeos para a Internet, seja para canais do YouTube ou outra rede social, ou por profissionais da área de edição e produtoras.

 

Para ter acesso a esse banco de músicas, você precisa fazer um cadastro e pagar pela assinatura de um plano, na maioria das vezes mensal ou anual.

 

O primeiro banco de músicas que usamos foi o Epidemic Sound. Nesse site, no plano pessoal, você paga uma anuidade de US$144 – ou uma mensalidade de US$15 – e tem acesso a um banco de músicas relativamente amplo. Nesse plano, você pode usar as músicas em vídeos para o YouTube, Instagram, Facebook e podcasts.

 

bancos de trilhas são a solução para quem cria conteúdo em vídeo na internet

Os bancos de imagens são a solução para quem cria conteúdo em vídeo na internet. – Photo by Fredrick Tendong on Unsplash.

 

Por um certo tempo, até que a Epidemic Sound cobriu nossas necessidades, mas nunca curtimos essa história de ter que pagar um valor todo mês, ou todo ano. Acaba sendo um investimento bem alto, quando não se tem um retorno financeiro diretamente relacionado …

 

Então conhecemos a Audiio, um site de músicas com assinatura vitalícia. Ou seja: você paga uma única vez e tem acesso a todo o banco de trilhas pra sempre!

 

E é sobre esse serviço que vamos falar agora. Se preferir, você pode simplesmente dar o play nesse vídeo, que falamos nele praticamente tudo que você vai ler aqui (e ainda mostramos um tutorial de como funciona o site da Audiio):

SOBRE A AUDIIO

 

A Audiio é uma plataforma de licenciamento de músicas para vídeos criada por profissionais de áudio, filmmakers e músicos. Para se ter uma ideia, seu co-fundador, Clay Jones, é ex-artista do Grupo Universal Music. Então, logo de cara, já tivemos uma certa confiança no trabalho da empresa.

 

Além disso, no site da empresa, tem uma relação de várias marcas que já realizaram algum projeto com músicas licenciadas pela Audiio, como IBM, Toyota, Adidas, KFC e Expedia.

 

Auddio é uma solução de banco de músicas para criadores de conteúdo

Audiio é o banco de trilhas que usamos atualmente nas nossas produções audiovisuais.

 

Atualmente o catálogo da Audiio conta com mais de 5.000 músicas, de mais de 250 artistas e compositores independentes.

 

Por ser relativamente nova no mercado (a empresa surgiu em Janeiro de 2020), e comparando com outros sites de licenciamento de músicas, o catálogo da Audiio pode parecer pequeno. Mas toda semana são adicionadas de 50 a 100 novas músicas à biblioteca, e a empresa se diz comprometida com uma curadoria rigorosa, garantindo a qualidade na seleção dessas músicas.  

 

E, de fato, pela experiência que já tivemos, a seleção do catálogo é realmente muito boa. As músicas são excelentes! A única coisa nessa questão da quantidade e variedade é que, como fazemos vídeos de viagens, sentimos falta de músicas mais regionais / internacionais (por exemplo, músicas orientais, africanas, indianas etc). Mas acreditamos que com o tempo isso vai se ajustar também…

 

Se quiser uma prévia do que você pode encontrar no catálogo, dá o play no vídeo abaixo. Foi o primeiro vídeo que fizemos usando uma trilha do banco da Audiio.

 

Na verdade, foi a trilha que inspirou a realização do vídeo! Tínhamos acabado de pagar a assinatura e estávamos garimpando as músicas que existiam na biblioteca, quando encontramos essa que achamos perfeita para contar sobre os mergulhos que fizemos na nossa Volta ao Mundo :

Curtiu? Então não deixe de se inscrever no nosso canal, assim você nos incentiva a produzir mais vídeos como esse! 🙂

 

 

COMO FUNCIONA A BUSCA DE MÚSICAS NO SITE DA AUDIIO

 

Você não precisa ter uma conta para buscar músicas no catálogo da Audiio. Basta clicar em “browse music” no menu do canto direito da tela inicial do site, que você já terá acesso à biblioteca e ao sistema de buscas da plataforma. 

 

como funciona a busca de musicas na Audiio

Clicando em “browse music” no menu superior, você tem acesso a toda a biblioteca de músicas da Audiio, e pode otimizar sua busca com vários filtros diferentes.

 

Você pode filtrar as músicas por gênero, clima, duração, instrumentos (baixo, piano, cordas etc), com ou sem voz, e ainda voz masculina ou feminina. Com relação a essa experiência de busca, achamos que ela ainda não é muito refinada… Sempre precisamos perder um tempinho ali garimpando melhor, pra encontrar o que estamos procurando. 

 

Também sentimos falta de poder buscar por “músicas similares”, quando encontramos algo que gostamos. Mas acreditamos que isso também deve melhorar com o tempo. Como já falamos, a empresa surgiu há pouco tempo, e estão comprometidos com o aprimoramento constante da navegação na plataforma. Inclusive, os usuários podem também preencher um formulário no site com sugestões, ajudando a construir a melhor experiência para todos.

 

Além disso, existem também algumas playlists prontas, de acordo com um gênero ou clima específico (meio no estilo das playlists do Spotify, sabe?).

 

E você também pode criar playlists próprias, o que é ótimo para organizar as músicas que está selecionando para os seus projetos, ou salvar para referências futuras (essa última função só está disponível para quem já tem cadastro na plataforma).

 

Playlists do banco de músicas da Audiio

Você também pode procurar por músicas ouvindo as playlists já separadas na plataforma.

 

Uma vez que você já selecionou a trilha que quer usar, basta clicar no ícone da seta localizado ao lado da faixa e escolher o tipo de projeto onde ela será utilizada (pessoal, comercial, institucional, casamentos, podcasts etc). Dependendo do projeto, você também pode ser solicitado a dizer onde ele será exibido (geralmente, na internet). 

 

A assinatura da Audiio não autoriza a veiculação das músicas em TV ou serviços de streaming. Se for esse o caso, você deverá solicitar uma cotação específica via e-mail. Mas, fora isso, você pode usar as faixas do banco para praticamente qualquer coisa.

 

Cada vez que você baixa uma música, é gerada uma licença específica para o uso daquela música. Você tem direito a um número ilimitado de licenças, mas uma coisa que fazemos para não ficar gerando milhares de licenças que talvez nem serão utilizadas, é baixar a versão trial das faixas que gostamos. Editamos o vídeo usando o trial para ver se ela realmente funciona, e só depois geramos a licença, e substituímos o arquivo pelo original. 😉

 

 

E COMO FUNCIONA A MONETIZAÇÃO NO YOUTUBE DAS MÚSICAS DA AUDIIO?

Algumas músicas tem um símbolo de “$” do lado, que indica que elas estão aprovadas para monetização no YouTube. Isso significa que você não terá problemas com monetização se utilizá-la em seu canal.

 

Atualmente, cerca de 80% das músicas da biblioteca já tem esse símbolo, mas o suporte diz que estão trabalhando para que, em breve, todas as músicas do catálogo sejam liberadas para monetização.

 

Falando em suporte, nós já precisamos tirar algumas dúvidas sobre essa questão da monetização, liberação para o YouTube ou outras coisas, e eles se mostraram bem acessíveis, responderam rápido e de forma prestativa.

 

Inclusive uma vez usamos uma música que não tinha o símbolo do “$”, e quando subimos o vídeo no YouTube (esse vídeo que postamos aqui em cima), recebemos uma notificação de Content ID. Entramos em contato com o suporte da Audiio e eles se prontificaram a liberar o uso daquela trilha específica para monetização, removendo a notificação do YouTube!

 

 

QUANTO CUSTA A ASSINATURA DA AUDIIO E O QUE ELA COBRE

 

Essa é uma das principais vantagens que vemos na Audiio, comparando com outros serviços semelhantes. E foi também o que nos fez migrar da Epidemic Sound para a Audiio.

 

Assinatura vitalícia - Lifetime Membership - Audiio

A assinatura vitalícia foi o principal motivo que nos fez migrar do Epidemic Sound para a Audiio. – Photo by Soundtrap on Unsplash.

 

Como falamos no início desse artigo, ao contrário dos outros serviços que conhecemos, a Audiio oferece a opção de uma assinatura vitalícia (Lifetime Membership). Isso quer dizer que você paga uma única vez para ter acesso ao banco de músicas pra sempre!

 

Nós assinamos em maio de 2020, e pagamos US$199 por essa assinatura vitalícia. O valor pode parecer um pouco alto no início, mas se pensar que a maioria das assinaturas anuais de outros bancos de músicas custa uma quantia semelhante, achamos bem válido! 

 

No entanto, esse foi um valor promocional para os primeiros usuários. De lá pra cá, a assinatura já subiu para US$299, mas vira e mexe eles voltam com a promoção de US$100 de desconto.

 

De qualquer forma, usando o código PROFUNDONOMUNDO10 você ganha 10% de desconto na assinatura vitalícia (e 70% de desconto na assinatura da Audiio Pro com o cupom PRO70)

OFERTA POR TEMPO LIMITADO:

Usando o cupom SAVE100 você ganha US$100 de desconto na assinatura vitalícia!

Considerando que esse é um pagamento único, achamos que vale o custo se você precisa regularmente de música em seu fluxo de trabalho, e não quer a dor de cabeça de ter que ficar procurando músicas em sites diferentes todas as vezes.

 

Além disso, a Audiio conta também com uma biblioteca de SFX (efeitos sonoros), e tem a opção de uma assinatura anual incluindo músicas e SFX, a Audiio Pro, por US$99. Nesse caso, usando o cupom PRO70 você ganha 70% de desconto na assinatura anual! São US$5 por mês para uma biblioteca completa de músicas e SFX, com licença universal (desde vídeos no YouTube até programas de TV broadcast). 

Independente do plano que você escolher (vitalício ou anual), você poderá fazer downloads ilimitados das músicas do catálogo para usar nos seus projetos, sejam eles pessoais ou para clientes.

 

Além disso, você tem até 14 dias para desistir da compra, caso perceba que o esquema não funciona para você ou o seu projeto.

 

 

AFINAL, VALE A PENA ASSINAR O BANCO DE MÚSICAS AUDIIO?

 

Se você é criador de conteúdo, faz vídeos para o YouTube, ou trabalha com vídeos de forma freelancer, sempre precisa de música para suas produções, e não quer ter seu conteúdo bloqueado ou removido da internet devido a problemas com o uso de trilhas sonoras não autorizadas, a Audiio pode ser uma excelente solução!

 

Nós estamos usando a biblioteca da Audiio em todos os vídeos do nosso canal desde o meio do ano (como esse vídeo aqui embaixo). Mas uma vantagem extra é que, além de poder usar as músicas para os vídeos que criamos para o nosso YouTube ou Instagram, também podemos usar o mesmo catálogo para os clientes dos freelas que fazemos (uma cobertura difícil de encontrar em outros bancos por aí).

Claro que, como toda empresa, tem seus prós e contras… mas, para as nossas necessidades de criação de vídeos, os benefícios superam as desvantagens, e a proposta da assinatura vitalícia é realmente muito boa. Principalmente se você comparar com o valor da assinatura anual… por apenas 50% a mais, você tem músicas licenciadas para a vida toda! 

 

O que você achou da proposta da Audiio? Qual outra plataforma de banco de músicas você usa atualmente nos seus projetos? Deixa um comentário aqui com a sua dúvida ou opinião!

Esse post contém links de afiliados da Audiio. Isso significa que, ao assinar um dos planos usando nossos links, além de ganhar um desconto, você também ajuda a manter nosso blog. Obrigado! 🙂

Gostou do post e quer salvar pra ver de novo mais tarde? Salva a imagem abaixo no Pinterest, aproveita e segue a gente por lá também! 😉

BANCO DE MUSICA PARA VIDEOS DESCONTO

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato
com a natureza.

PUBLICIDADE

ENCONTRE NO SITE

NOSSOS PARCEIROS

Receba um CONTEÚDO EXCLUSIVO