WAT PHA LAT: um templo em CHIANG MAI fora do roteiro turístico tradicional

30/09/2022 | atualizado em 03/08/2023

Chiang Mai fica numa região montanhosa no norte da Tailândia, e conta com mais de 300 templos. Doi Suthep é o mais conhecido deles, é aquele que fica localizado no alto de uma montanha, e tem uma grande escadaria com duas serpentes nas laterais.

 

Quando estávamos em Chiang Mai, conhecemos a Take me Tour, uma agência de guias locais, e eles nos convidaram para conhecer o Wat Pha Lat, um templo menor que fica na mesma montanha do Doi Suthep.

 

Wat Pha Lat Chiang Mai

Wat Pha Lat é um templo menos conhecido em Chiang Mai, que pode ser acessado através de uma trilha no meio da natureza.

 

A diferença é que, ao invés de pegar um carro e seguir pela estrada, faríamos o trajeto até o templo de trilha!

 

Foi uma experiência muito legal, e diferente de tudo que fizemos na Tailândia. Vamos contar aqui mais sobre como foi esse passeio.

 

 

O QUE É A TAKE ME TOUR?

 

A Take Me Tour é uma agência tailandesa de guias locais. Diferente de agências de turismo comuns, a proposta deles é levar o turista para lugares únicos, geralmente fora do circuito turístico tradicional, mais inserido na comunidade local, e proporcionando uma experiência bem pessoal e cheia de significado.

 

Em 2019, a agência, antes atuando exclusivamente na Tailândia, expandiu os serviços para outros países do Sudeste Asiático, como Vietnam, Camboja, Filipinas e Indonésia. Eles tem inúmeros passeios em cada um desses lugares, e sempre oferecidos por um guia local, que fala inglês.

 

Nossos guias na Trilha do Monge, como é conhecida a trilha que leva ao Wat Pha Lat, foram a Gib e o Lars. Eles nos encontraram no nosso hotel, e nos levaram de moto até a entrada da trilha.

 

templo Wat Pha Lat Chiang Mai

Com nossos guias da Take Me Tour, Gib e Lars, no templo Wat Pha Lat.

 

 

A TRILHA DO MONGE

 

O percurso total tem cerca de 2km, e é bem tranquilo de fazer. De toda forma, como é uma caminhada em um solo irregular e de terra batida, recomendamos ir de tênis e levar repelente. Outra recomendação local é estar com ombros e joelhos cobertos, já que, no final da trilha você visitará um templo budista, e as regras de vestimenta devem ser respeitadas.

 

trilha do monge chiang mai

Trilha do Monge: a caminho do templo Wat Pha Lat.

 

Em uma parte do caminho da trilha você verá fitas laranja em volta das árvores. Nossos guias explicaram que são os monges que colocam essas fitas, em um gesto de proteção, como se estivessem dizendo que essas árvores são sagradas e, por isso, não podem ser cortadas etc.

 

Uma das árvores com essa faixa tem uma curiosidade: ela é oca por dentro! Não se sabe ao certo o que aconteceu, mas tudo indica que ela pegou fogo por dentro… é bem curioso e nos fez ficar pensando como ela pode ter pegado fogo por dentro e não ter morrido. Chegamos a pensar que pode ter sido um raio que caiu… mas não tem como ter certeza do que aconteceu.

 

trilha do Monge para o templo Wat Pha Lat em Chiang Mai

Árvore oca que vimos no meio da trilha. Repare na faixa laranja pendurada, que envolve o tronco, e outras árvores ao redor dessa.

 

Na montanha existe uma cachoeira e um rio cortando a trilha. Mas, quando fizemos o passeio, em março, estávamos na temporada seca, e em alguns pontos mal dava pra ver o rio. Quando o rio está cheio, a paisagem deve ser ainda mais bonita.

📝 VEJA TAMBÉM: Guia de monções no Sudeste Asiático. Descubra qual a melhor época para visitar cada país e planeje melhor a sua viagem.

O TEMPLO WAT PHA LAT

 

Quando avistar, do lado direito da trilha, uma escadaria com duas serpentes brancas nas laterais, é sinal que está entrando na área do templo.

 

templo wat pha lat em chiang mai

Essa é a vista que você vai ter da escadaria, ao chegar nessa parte da trilha.

 

Nossos guias contaram que essa escadaria é a entrada principal do templo, mas quem chega de carro, pela estrada, nunca vê essa parte. Mais uma das vantagens de fazer a trilha!

 

Wat Pha Lat, em tailandês, significa “Templo da Montanha Inclinada”. Antigamente, esse templo era uma parada de descanso para aqueles que subiam a montanha até o Doi Suthep. Mais tarde, com a construção da estrada para os carros em 1935, o templo ficou ofuscado pela popularidade do Doi Suthep, e passou a ser usado principalmente como residência dos monges e como um local para meditação.

 

Templo wat pha lat em Chiang Mai

Se você procura um templo silencioso e inserido na natureza para visitar em Chiang Mai, acabou de encontrar!

 

De fato,os templos que vemos na cidade, e até mesmo Doi Suthep, são completamente diferentes desse, cheios de grandiosidades e itens cobertos de ouro. No Wat Pha Lat é tudo mais rústico. A proposta é realmente um local para ficar próximo da natureza, ouvir o barulhinho da água passando, e meditar.

 

O templo é bem silencioso, está sempre vazio e é completamente inserido na natureza.

 

Café rústico e simpático na área do templo.

 

EXPERIMENTANDO O KHAO SOI

 

Ao final do tour, nossos guias nos levaram em um restaurante bem local para experimentar um prato típico da culinária do norte da Tailândia: o Khao Soi.

 

Basicamente, é um noodle à base de ovo, com molho curry e leite de coco, e alguma proteína: nós pedimos com frango, e eles com ovo cozido.

 

Khao Soi: prato típico do norte da Tailândia.

Khao Soi: prato típico do norte da Tailândia.

 

É bem gostoso, mas mesmo pedindo a versão “light” do nosso (que seria “sem pimenta”), estava bem apimentado pro nosso paladar! Fica o aviso. rs 

 

OBS: em Bangkok e Phi Phi não sentimos os pratos tão apimentados… mas provavelmente que fomos em lugares mais turísticos. Esse restaurante em Chiang Mai era bem local, bem tradicional… acho que por isso a comida veio super apimentada, mesmo pedindo uma versão mais light.

 

De toda forma, vale provar o prato, que você só vai encontrar nessa região!

 

 

VALE A PENA FAZER UM PASSEIO COM A TAKE ME TOUR?

 

Sem dúvidas! Nós adoramos a experiência, e nossos guias foram muito atenciosos e divertidos, contaram várias curiosidades legais ao longo do passeio e nos deixaram muito à vontade. Sentimos como se fosse um passeio entre amigos mesmo!

 

trilha do monge, templo wat pha lat, chiang mai

Na trilha no caminho de volta, conversando e rindo com os guias da Take me Tour.

 

Além desse, se você está planejando uma viagem para a Tailândia, recomendamos demais dar uma olhada nos passeios disponíveis na Take Me Tour, pra uma experiência mais autêntica e conectada com a cultura local.

Nosso passeio com a Take Me Tour foi uma parceria com o blog, e este artigo contém links de afiliados. Isso significa que, se você fizer alguma reserva utilizando nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar! A gente agradece o apoio 🙂

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato
com a natureza.

PUBLICIDADE

ENCONTRE NO SITE

NOSSOS PARCEIROS

Receba um CONTEÚDO EXCLUSIVO