Tudo que você precisa saber sobre MERGULHO COM TUBARÃO

11/06/2022 | atualizado em 11/06/2022

11.06.2022

Tem vontade de fazer um mergulho com tubarão, mas não sabe muito bem como e onde fazer isso? Já ouviu falar naqueles mergulhos em gaiola com tubarão branco, e tem curiosidade de saber como funciona? Vamos contar neste post a nossa experiência mergulhando com tubarões na África do Sul!

 

mergulho com tubarão

Mergulhando com tubarões na África do Sul.

 

Sempre que postamos no nosso instagram sobre os mergulhos que fizemos com tubarões, alguém comenta que somos muito corajosos. A gente tenta explicar que, na verdade, os tubarões não são tão perigosos como a maioria das pessoas imagina… E, antes de começar a mergulhar, nós também tínhamos essa visão deturpada, porque nos faltavam as informações corretas. 

 

Nossa proposta com esse artigo é justamente dividir um pouco dessas informações, para que você também se sinta seguro e confortável para mergulhar com tubarões! Garantimos que será uma experiência extremamente enriquecedora.

 

 

COMO É O MERGULHO EM GAIOLA COM TUBARÃO

 

Sempre que pensamos em mergulho com tubarão, associamos com aquelas gaiolas debaixo d’água, e essa imagem também nunca nos agradou. Tínhamos a impressão de que esses mergulhos ofereciam algum tipo de perigo. Caso contrário, por que a necessidade de ficar dentro da gaiola, não é mesmo?!

 

Mas depois de vários dias mergulhando – sem gaiolas – com mais de 10 tubarões ao nosso redor, mudamos completamente de opinião. Entendemos que a gaiola é, na verdade, uma OPÇÃO para quem não se sente seguro, ou quem não é mergulhador.

 

mergulho com tubarões

Uma das experiências mais incríveis que já tivemos no mar!

 

Durante a nossa volta ao mundo, mergulhamos com tubarões na África do Sul. No local, tinha a opção de fazer o mergulho em gaiola, e pudemos observar como funciona esse processo. Ao contrário do que imaginávamos, a pessoa não entra com o cilindro na gaiola. Ela vai apenas com o snorkel, e pode afundar e voltar para a superfície quando quiser. 

 

Inclusive, no primeiro dia, tinham 3 pessoas no barco que iam fazer o “mergulho” dentro da gaiola. Mas, quando viram como era a situação, resolveram entrar na água sem gaiola nenhuma! E adoraram a experiência!

 

Lembrando que essa foi a experiência que vivemos na África do Sul. Pode ter algum outro lugar em que o mergulho com tubarões tenha que ser feito na gaiola, por outros motivos. (Você conhece algum lugar assim? Compartilha com a gente nos comentários!). Sempre siga as orientações da empresa que está promovendo o mergulho.

 

 

TUBARÃO: O VILÃO DOS MARES? 

 

tubarão-galha-preta no mar

Já pensou ficar cara-a-cara com um tubarão?

 

Não somos biólogos, nem temos nenhuma formação nesse sentido. Mas, como mergulhadores, acabamos nos informando mais sobre os tubarões, e a vida marinha como um todo. Vamos compartilhar aqui um pouco desse conhecimento, para que você também comece a entender mais sobre esses animais tão fascinantes.

 

Os tubarões surgiram há 400 milhões de anos, e já sobreviveram a 2 extinções em massa. São predadores de topo de cadeia, e se alimentam de todo tipo de vida marinha (peixes, tartarugas, moluscos, crustáceos, aves marinhas).

 

São animais incríveis, e responsáveis pelo equilíbrio da vida no oceano. Sem os tubarões, várias espécies marinhas iriam se proliferar de forma desordenada, esgotando todas as outras fontes de alimento. 

 

Além disso, os tubarões também se alimentam de animais mortos e doentes, promovendo uma verdadeira limpeza nos oceanos.

 

Apesar disso, estima-se que cerca de 170 a 250 milhões de tubarões são mortos todos os anos, pela ação humana. Como eles se reproduzem de forma muito lenta, essa caça desenfreada é uma baita ameaça à sobrevivência desses animais. Para efeito de comparação, no mesmo período de 1 ano, são relatados apenas cerca de 10 a 15 acidentes de tubarões com humanos. 

 

Fica, então, a pergunta: quem são os verdadeiros vilões?

 

mergulho com tubarões galha preta

Os tubarões são extremamente importantes para o equilíbrio da vida no planeta.

 

Sabemos que, quando se fala em tubarão, a maioria das pessoas pensa em uma máquina assassina perseguindo seres humanos para devorá-los. Acontece que Steven Spielberg prestou um verdadeiro desserviço com o filme responsável por atribuir a fama de assassinos aos tubarões.

 

Eles são, na verdade, extremamente curiosos, e, para te deixar ainda mais tranquilo, nós, humanos, não fazemos parte do cardápio. Se você assistir ao documentário Sharkwater Extinction, vai conseguir entender que nós é que somos uma ameaça para os tubarões. E não o contrário.

 

 

MAS, AFINAL, É PERIGOSO MERGULHAR COM TUBARÕES?

 

Mergulhar com tubarões, ficar cara a cara com um predador desse porte, e ao mesmo tempo sentir a calma, a inocência e curiosidade nos seus olhos, é uma experiência muito enriquecedora.

 

mergulhando com tubarões na áfrica do sul

Parecem assustadores, mas são inocentes e curiosos.

 

Os “ataques” de tubarão a seres humanos são, na verdade, acidentes. Acontecem geralmente em ambientes marinhos desequilibrados, por provocação humana, ou quando o animal confunde a pessoa com algo que de fato faz parte da sua cadeia alimentar, como peixes ou tartarugas.

 

Nesses casos, o tubarão dá uma mordida investigatória, percebe que não é o que ele está acostumado a comer, e vai embora. Claro que essa mordida faz um estrago enorme, e ninguém quer ser alvo dela. Mas a questão aqui é para ilustrar que o tubarão não ataca seres humanos com a intenção de se alimentar.

 

Até porque, se fosse esse o caso, concorda que as pessoas que sofreram “ataques” não sobreviveriam para contar?

 

mergulho com tubarões

Seres humanos não fazem parte da cadeia alimentar do tubarão.

 

O tubarão domina a cadeia alimentar no reino marinho. Um reino que nós, humanos, não fazemos parte. Tanto que é muito difícil para um mergulhador conseguir chegar perto de um tubarão. Ele não está acostumado à presença humana e, ao nos aproximarmos, muito provavelmente ele vai fugir.

 

Então, concluindo, mergulhar com tubarão é, sim, uma atividade segura. O medo que algumas pessoas têm está mais associado ao desconhecido, a uma imagem errada que temos da situação. 

 

As imagens que vemos de tubarões na TV, ou nos filmes, podem estar passando a informação errada de que eles são animais perigosos e atacam os humanos sem qualquer motivo aparente.

 

 

O QUE FAZER PARA GARANTIR A SEGURANÇA EM UM MERGULHO COM TUBARÕES

 

De toda forma, como, ao mergulhar, estamos entrando em um ambiente que não é o nosso, é sempre importante observar alguns comportamentos para garantir a segurança e tranquilidade de todos (sua e do animal):

 

tubarão e rêmora

Vale tomar alguns cuidados na hora de mergulhar com tubarões.

 

  • Evite objetos e roupas brilhantes, como jóias, ou peças metálicas, que podem refletir a luz sol, lembrando escamas de peixes. Os peixes fazem parte da alimentação dos tubarões, e não queremos ser confundidos com eles, certo?
  • Evite também roupas muito coloridas e fluorescentes. Os tubarões enxergam por contraste, então nadadeiras, máscaras e roupas de neoprene de cores muito chamativas podem chamar atenção, e provocar uma mordida investigatória.
  • Não tente tocar, beijar, abraçar ou dançar com os tubarões. Em outras palavras: não provoque! Eles não gostam de ser tocados, e podem, sim, se irritar ao ter esse direito desrespeitado.
  • Preste muita atenção nas orientações do guia local. Mesmo que você já tenha mergulhado com a mesma espécie de tubarão antes, a população daquele lugar específico pode ter um comportamento diferente. O guia local já está acostumado, e é a melhor pessoa para te orientar sobre o que fazer ou não fazer durante o mergulho.
  • Sempre procure operadoras de mergulho certificadas e de confiança. Se possível, busque referências em blogs de viagem, ou nas avaliações do estabelecimento, de pessoas que já mergulharam com eles. Temos vários posts sobre os mergulhos que já fizemos pelo mundo, e sempre indicamos as operadoras que conhecemos.

 

Se quiser saber mais sobre o comportamento dos tubarões e o mergulho com eles, indicamos acompanhar a Erika Beux. Ela é bióloga e fotógrafa subaquática, então pode falar com mais propriedade, e tem muito conteúdo legal sobre o assunto! 😉

 

 

ONDE É POSSÍVEL MERGULHAR COM TUBARÕES

 

Existem muitos lugares onde é possível fazer um mergulho com tubarões, seja na gaiola ou não. Bahamas é um dos destinos mais famosos para isso, e um dos melhores lugares para ver o tubarão tigre. O Carlos Grillo tem fotos lindas de lá:

O México também tem muitas opções, assim como Austrália, Galápagos e Havaí. Aliás, boa parte do nosso interesse no mergulho com tubarão veio de um programa do Canal Off que nós trabalhamos, o Águas Selvagens. Foi editando o episódio do Havaí que conhecemos o trabalho da @oceanramsey e do @juansharks com os tubarões na ilha de Oahu:

Mais perto de nós, no Brasil, também existem mergulhos com tubarões, sendo os mais conhecidos em Fernando de Noronha.

 

Entretanto, a nossa experiência aconteceu na África do Sul, e nós indicamos fortemente esse destino pra quem tem vontade de mergulhar com tubarão. No final da nossa viagem de volta ao mundo, nós mergulhamos em Aliwal Shoal (com a @blueoceandiveresort e a @aliwalshoalscuba) e Protea Banks (com a @aquaplanetdive), dois pontos ao sul de Durban. 

 

umkomaas: cidade base para mergulho com tubarões na áfrica do sul

A cidade de Umkomaas, ao sul de Durban, na África do Sul.

Falamos sobre os mergulhos em Aliwal Shoal nesse post. 

Esses lugares são de fácil acesso, financeiramente acessível, com dive centers de ótima qualidade, e a garantia de uma experiência inesquecível!

 

 

COMO É O MERGULHO COM TUBARÕES NA ÁFRICA DO SUL

 

Nós fizemos o “baited shark diving”, que traduzindo, seria uma espécie de “mergulho de tubarões com isca”.

 

Funciona assim: um tamborzinho cheio de óleo de sardinha e outros peixes pequenos fica preso ao barco, por uma corda, a cerca de 6m de profundidade, e outro, a cerca de 12m. Os mergulhadores são orientados a permanecer numa profundidade entre os dois tambores, e manter uma distância de 5m deles.

 

Mesmo antes de entrar na água, já vimos vários tubarões rodeando a região. Não contamos, mas facilmente eram mais de 10, sendo a maioria do tipo blacktip sharks (tubarão-galha-preta). Eles se aproximavam e nos rodeavam, curiosos e ao mesmo tempo muito calmos.

Claro que a adrenalina faz parte, por estar cara a cara com um dos maiores predadores do reino animal. Mas ao mesmo tempo é um mergulho bem tranquilo, essencial para desmistificar a imagem de assassinos que eles têm. 

 

Na região, também é possível avistar tubarão-tigre, bull shark (tubarão-cabeça-chata), tubarão-martelo e os ragged sharks (tubarão mangona).

 

 

QUANTO CUSTA MERGULHAR COM TUBARÕES NA ÁFRICA DO SUL?

 

Só o mergulho custa cerca de US$40 (mergulho de recife) a US$120 (mergulho de iscas), mais o aluguel do equipamento (colete, neoprene, nadadeiras, máscara, regulador etc).

 

Mas a dica aqui é fechar um pacote com mergulhos e hospedagem, com café da manhã incluído. Tem várias opções de pacotes, de 1 a 7 noites, de 2 até 10 mergulhos. Quanto mais dias, mais mergulhos, e mais barato a diária (que vai de US$100 a US$145).

 

dive center Blue Ocean Dive Resort

Estrutura de equipamentos do Blue Ocean Dive Resort, em Umkomaas, África do Sul.

 

Nós ficamos 3 noites no Aliwal Shoal Dive Center e 3 noites no Blue Ocean Dive Resort. Ambos foram experiências incríveis, com ótimos profissionais, e recomendamos as duas opções para o mergulho com tubarão em Aliwal Shoal.

 

Já em Shelly Beach fechamos o mergulho e a hospedagem separadamente. Alugamos um chalé no Peace Cottages. Os anfitriões foram super receptivos, e o espaço era muito bonito. Recomendamos também! 

 

 

ENFIM, VALE A PENA MERGULHAR COM TUBARÃO?

 

Sem dúvidas! Os mergulhos que fizemos com tubarão na África do Sul estão entre as experiências mais enriquecedoras que já vivenciamos. Foram todos muito tranquilos, e ficarão marcados pra sempre!

 

Uma das coisas que a volta ao mundo mais nos ensinou foi sobre as belezas e grandiosidade da natureza, e o respeito que nós devemos ter com ela, e com todos os seres vivos.

 

Mergulhar com tubarões – por mais assustador que possa parecer para alguns – foi apenas mais um dos momentos em que pudemos admirar a natureza assim, bem de perto, e nos deixar encantar por toda a sua imponência e beleza!

 

Você já fez, ou tem vontade de fazer, um mergulho desses? Quais suas dúvidas ou impressões? Deixa aqui nos comentários!

Gostou do post e quer salvar pra ver de novo mais tarde? Salva a imagem abaixo no Pinterest, aproveita e segue a gente por lá também! 😉

Guia de viagem para Bali

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato
com a natureza.

PUBLICIDADE

ENCONTRE NO SITE

NOSSOS PARCEIROS

Receba um CONTEÚDO EXCLUSIVO