Viagem de Mergulho: levar ou não o equipamento?

16/09/2019 | atualizado em 10/07/2023

No post anterior, falamos sobre as roupas e itens de uso pessoal que levamos na mala para a viagem de Volta ao Mundo que fizemos. Mas faltou falar dos equipamentos de mergulho que levamos, e estamos aqui para pagar essa dívida! rs

 

Viagem de Mergulho: o que levar de equipamento na mala

Com nossos equipamentos, na Grande Barreira de Corais da Austrália.

 

A nossa viagem foi uma Volta ao Mundo com o foco em mergulho: mergulhamos em 11 dos 12 países por onde passamos (faltou o mergulho na Índia, por uma questão de logística e época errada 🤷🏻‍♀️ 🤷🏻‍♂️). Sendo assim, achamos que levar o nosso próprio equipamento facilitaria muita coisa, principalmente porque tínhamos o foco em fazer fotos e vídeos subaquáticos. E, estar com nosso próprio equipamento, que já estamos acostumados a usar, ajudaria demais a realizar essa função.

 

Então, tratamos de começar a pesquisar formas mais viáveis para conseguir levar tudo. Afinal, se você também é um mergulhador, sabe que não é muito simples colocar o colete e nadadeiras dentro de uma mala de viagem (no nosso caso, um mochilão).

 

Imagina então colocar colete, nadadeiras, máscara, regulador, wetsuit… junto com as roupas e itens de uso pessoal para 1 ano de viagem… e tudo em dobro (somos em 2, né)! E mais nosso equipamento de fotosub! E sem poder estourar o limite de 23kg das cias aéreas! hahaha 😅

 

Falando assim até parece que fizemos um milagre! Mas não, o grande segredo, na verdade, foi usarmos modelos de equipamentos menores e mais leves, e isso facilitou demais para conseguir levar tudo nos mochilões.

 

Vale a pena levar equipamento de mergulho na viagem?

Acredite se quiser, mas nesses dois mochilões aí da foto estão nosso equipamento de mergulho completo e nossas roupas para 1 ano de viagem!

 

Se você tem curiosidade de saber quais são esses equipamentos, ou simplesmente quer uma ajuda para saber o que levar para uma viagem de mergulho, continua acompanhando aqui que vamos te dar a lista completa!

 

 

EQUIPAMENTOS DE MERGULHO PARA VIAGEM

 

nosso equipamento de mergulho

Máscara, regulador, colete, Air 2, nadadeiras e meias: nosso equipamento de mergulho para viagem!

 

Antes de mais nada, vamos à lista com tudo que levamos:

 

2 roupas de neoprene (wetsuits) de 3mm

2 máscaras

2 BCDs Scubapro Litehawk

2 pares de nadadeira Scubapro Go Travel

2 pares de meias de mergulho

2 Air 2 Scubapro 5th gen

2 reguladores Mares Rover (1º e 2º estágios)

2 computadores Suunto D4i

2 transmitters Suunto

 

A grande diferença com relação ao peso do equipamento está basicamente no colete (BCD) e na nadadeira. Esses modelos que levamos são uma linha da Scubapro mais leve, feita para viagem mesmo.

 

O BCD Litehawk tem um design super slim e pode até ser dobrado! Com isso, não fica muito difícil conseguir achar um espaço na mala pra ele. Sem falar no peso dele, que é super leve (2.3 kg no tamanho grande). 

 

Comparado com outros modelos “comuns” de BCD, que geralmente pesam uns 3 kg (mas podem chegar a 5 kg no tamanho grande), é uma boa diferença!

 

Colete e Nadadeiras da Scubapro para viagem

Nosso colete Litehawk e nadadeiras Go Travel da Scubapro.

 

Nós já usávamos outro modelo de coletes da Scubapro antes. A Tatá usava o Ladyhawk, e o Rafa, o Nighthawk. E gostamos muito do desempenho do Litehawk, que usamos na viagem. Sentimos  um pouco falta apenas de bolsos (são práticos pra levar alguma coisa, né?), e as áreas para lastro integrado são menores… mas vale a pena perder isso, e ganhar no peso e tamanho para a viagem! Sem dúvida!

 

O uso do Air 2 também foi uma opção pra eliminar peso e espaço. Pra quem não está familiarizado, esse é um sistema onde, junto dos botões para inflar e desinflar o colete, tem um 2° estágio, eliminando a necessidade do Octopus. Em caso de emergência, você passa o seu 2º estagio principal para o seu dupla, e utiliza o Air 2. 

 

Air 2 Scubapro

Air 2: uma alternativa para não precisar levar o regulador Octopus.

 

As nadadeiras Go Travel da Scubapro também são super leves (1,2 kg o par) e, no início, até ficamos meio receosos com o fato de serem bem menores do que as que estávamos acostumados a usar antes. Mas temos que dizer que ela não deixou a desejar com relação ao desempenho.

 

Claro, tem alguma diferença para modelos maiores, como a Cressi Reaction, que era a que usávamos antes, e na verdade, ainda temos, não conseguimos desapegar dela rs! Mas super recomendamos a Go Fin!

 

Com relação à roupa de neoprene, levamos um de 3mm para cada, por serem mais leves e mais fáceis de guardar. Nos lugares em que a temperatura da água era mais fria, deixávamos para alugar um de 5mm ou mesmo 7mm no próprio dive center.

 

Mergulho nas Filipinas

Felicidade pós mergulho nas Filipinas!

 

Optamos por acrescentar o transmitter ao nosso kit do computador de mergulho, para eliminar o manômetro e o profundímetro. Assim, com o transmitter, conseguimos ler quanto temos de ar direto do computador de mergulho. Menos equipamentos para levar, menos peso na mala!

 

 

AFINAL, COMPENSA LEVAR EQUIPAMENTO DE MERGULHO NA VIAGEM?

 

Ter o nosso próprio equipamento na viagem foi ótimo! E realmente ajudou a gravar e fazer fotos dos mergulhos, pois, quanto melhor a sua flutuabilidade, mais fácil será para você conseguir fazer um take estabilizado, uma foto melhor enquadrada, e conseguir bons resultados com a câmera.

 

Além disso, algumas coisas ficam mais automáticas, como no momento de prender algo no colete, soltar o ar pelas válvulas traseiras… Enfim, estar confortável com o equipamento é ótimo até por uma questão de segurança também, e bom desempenho no mergulho em si.

 

Jardim de Coral nas Filipinas

Um dos melhores mergulhos que fizemos nas Filipinas!

 

Mas, como já falamos aqui, numa próxima viagem, provavelmente não levaríamos tudo… Principalmente se for uma viagem com muitos deslocamentos, pelos motivos que já citamos nesse mesmo post.

 

É algo a se avaliar de acordo com o destino, pois alguns lugares já incluem o aluguel do equipamento no preço do mergulho… mas, de toda forma, acreditamos que o nosso colete e o Air 2 + o kit do computador de mergulho com o transmitter é algo que levaríamos independente disso, pois é o que mais estranharíamos em um equipamento novo.

 

Por outro lado, se for uma viagem específica de mergulho, em que ficaremos mais tempo em um único lugar, mergulhando etc… com certeza levaremos todo nosso equipamento novamente, pela segurança e conforto que sentimos ao utilizá-lo, principalmente com relação às fotos e vídeos sub.

 

Viajar com o equipamento de mergulho

Estar com nosso próprio equipamento nos dá segurança e conforto necessários para podermos nos dedicar melhor às fotos e vídeos que fazemos durante o mergulho.

 

E, por falar em vídeo sub, você já conhece o nosso canal do YouTube? Estamos postando os vídeos da nossa Volta ao Mundo, e já tem uma playlist só com os mergulhos que fizemos… Vem ver, e não esqueça de se inscrever pra ser avisado sempre que tiver vídeo novo! 😊

Gostou desse post e quer salvar pra ver de novo mais tarde? Salva a imagem abaixo no Pinterest, aproveita e segue a gente por lá também. Criamos várias pastas com dicas de viagem e inspirações de fotos para fazer em vários destinos! Tem, inclusive, pasta com dicas de mergulho e outra com inspirações de fotos subaquáticas! 😉

Equipamento de mergulho para viagem: vale a pena levar?

* Este post contém links de parceiros afiliados, parte do Programa de Associados da Amazon. Isso quer dizer que se você comprar algum produto através de um link que colocamos, nós ganharemos uma comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar, produzindo conteúdo de viagem e mergulho gratuitamente. Obrigado!

4 Comentários

  • Victor disse:

    Olá, fiquei na dúvida de como guardar a roupa de neoprene na mala pra não marca-la. Ótimo post!

    • Profundo no Mundo disse:

      Oi Victor! Obrigada pelo comentário, legal que vc curtiu o post! 🙂 Sobre guardar o neoprene na mala, não tem muito o que fazer… Mas a gente tenta não dobrar na parte do tronco (barriga, costas), e dobrar só nas articulações (joelho, cotovelo), que são locais que normalmente já tem mais flexibilidade né. Além disso, assim que chegamos no destino, já abrimos a mala e estendemos a roupa pra tentar marcar menos.

  • Fernanda disse:

    Boa! Estou planejando um mochilão de 6 meses na ásia e quero mergulhar em boa parte dos países. estava pensando se levava ou não o equipo e agora vi que dá rs. tenho equipo de side com pack de regulador específico… ter o próprio equipamento é outra vida né? como não tenho roupa, acho que ficaria mais leve ainda!

    Obrigada!!

    • Profundo no Mundo disse:

      Oi Fernanda! Que massa que vai fazer um mochilão pela Ásia, mergulhando!! rsrs Sem dúvida, ter o equipamento é mais confortável e dá mais segurança, né?? Que bom que conseguimos ajudar de alguma forma! 🙂 Obrigado pelo comentário!

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato
com a natureza.

PUBLICIDADE

ENCONTRE NO SITE

NOSSOS PARCEIROS

Receba um CONTEÚDO EXCLUSIVO