Em 2015 nós acompanhamos a Fundación de Parques y Museos de Cozumel(FPMC), no México, e fizemos esse vídeo mostrando o trabalho que eles desenvolvem para preservação das tartarugas marinhas da ilha.
É emocionante poder acompanhar tão de perto desde o momento da desova até o nascimento dos filhotes e retorno para o mar.
Em Cozumel, existem 2 espécies de tartaruga marinha: a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) e a tartaruga-verde (Chelonia mydas). A desova acontece à noite, quando as praias estão pouco iluminadas e vazias, dando mais segurança para as fêmeas com relação ao ataque de possíveis predadores.
O diretor do departamento de Meio Ambiente e Ecologia da Fundação, Héctor González, lidera uma equipe de biólogos e brigadistas que fazem o monitoramento das praias onde as tartarugas depositam seus ovos.
Esse monitoramento consiste em identificar os ninhos e mantêm-los sob observação até o nascimento dos filhotes, para garantir que uma quantidade maior sobreviva e consiga chegar ao mar. Isso porque, de cada 1.000 filhotes de tartaruga marinha que nascem, apenas 1 ou 2 sobrevivem e chegam à idade adulta.
Além do trabalho de preservação, a Fundação desenvolve também um lindo trabalho de conscientização de jovens e crianças, parte do programa Jóvenes por la Conservación, como pode ser observado no vídeo.
2 Comentários
Muito pequeno o texto ;-; ‘-‘.
Oi Pedro! O texto é apenas um complemento ao vídeo, onde tem mais informações… Se você ficou com alguma dúvida, que não foi respondida nem no texto nem no vídeo, deixa aqui nos comentários para tentarmos ajudar! 🙂