Avistamento de BALEIAS em ILHABELA e SÃO SEBASTIÃO: tudo que você precisa saber

22/07/2022 | atualizado em 26/06/2024

Todo ano algumas espécies de baleias passam pelo litoral de Ilhabela e São Sebastião, no caminho que fazem desde a Antártica até Abrolhos, em busca de águas mais quentes para a reprodução.

 

Nós tivemos a oportunidade de acompanhar o barco de pesquisa da Megafauna Marinha do Brasil em uma saída em busca de raias mantas, e conseguimos avistar no trajeto 5 Baleias Jubarte e 2 Baleias Franca, sendo essas mãe e filhote!

 

Foi um dia incrível, registramos esse encontro com o drone, e postamos o vídeo no nosso instagram.

 

baleias em ilhabela: mãe e filhote

A mãe e seu filhote <3.

 

O mais legal é que qualquer um pode fazer um passeio para avistamento de baleias na região do litoral norte de SP, e se você quer viver essa experiência, presta atenção porque nesse artigo vamos contar todos os detalhes: qual a melhor época para avistar baleias em Ilhabela e São Sebastião, quais empresas fazem o passeio, como funciona etc… 

 

 

Quais ESPÉCIES DE BALEIA é possível ver em Ilhabela e São Sebastião?

 

Ilhabela, no Litoral Norte de SP, é famosa pelas praias belíssimas, cercadas pela presença exuberante da Mata Atlântica e cachoeiras incríveis. 

 

Além de ser um destino popular de mergulho, todo ano o litoral da ilha também é agraciado pela presença das baleias.

 

Segundo o Projeto Baleia a Vista, são 3 as espécies mais comuns por aqui: Baleia Jubarte, Baleia de Bryde e Baleia Franca.

 

A Baleia Jubarte pode chegar a 16 metros e pesar 40 toneladas. Apesar do peso, elas costumam saltar bastante, para a alegria de quem vê. É uma espécie migratória, o que significa que está na região apenas durante um determinado período do ano.

 

Baleia Jubarte na costa da Ilhabela. (Foto do Frank Santos)

Baleia Jubarte na costa da Ilhabela. (Foto: Frank Santos)

A Baleia Franca é a maior das espécies vistas na região, chegando a 17 metros e até 100 toneladas. Assim como as Jubartes, elas também apresentam características migratórias. 

 

A Baleia de Bryde também pode chegar a 16 metros, mas costuma pesar “apenas” 20 toneladas. Ao contrário das anteriores, é uma baleia considerada residente da região entre os trópicos, chegando mais próximo da costa na primavera e no verão.

 

Além dessas, já foram avistadas também Orcas (que não são baleias, e sim golfinhos!), junto com várias outras espécies de golfinhos bem comuns na região (como as toninhas, o golfinho pintado do Atlântico e o golfinho nariz de garrafa).

 

Em março de 2024, um grupo de 7 Orcas foi avistado na região sul de Ilhabela, interagindo entre si e caçando raias-ticonha. O Rafa Mesquita, head do projeto Mantas de Ilhabela e fotógrafo da região, fez um vídeo incrível de uma das orcas, que passou bem perto do barco em que ele estava. E o Frank Santos, fotógrafo do Projeto Baleia à Vista, conseguiu registrar o encontro com uma dessas Orcas no instagram dele:

 

Orca em Ilhabela. (Foto do Frank Santos)

Orca em Ilhabela. (Foto: Frank Santos)

 

Infelizmente, Orcas nós ainda não vimos, mas já tivemos o privilégio de encontrar vários golfinhos em algumas saídas para mergulho em Alcatrazes que fizemos ao longo do ano.

 

 

Quando é possível ver baleias em Ilhabela?

 

Como falamos acima, as baleias jubarte e franca são espécies migratórias, que aparecem na região do litoral paulista apenas durante um determinado período do ano.

 

Originárias da Antártica, onde se alimentam, todo inverno elas navegam em direção a Abrolhos, na Bahia, em busca de águas mais quentes e favoráveis para a reprodução. Isso porque os filhotes nascem com pouca camada de gordura no corpo, e não suportariam o frio das águas gélidas da Antártica.

 

No caminho de volta, os filhotes vão se alimentando e engordando a camada de gordura até que, quando atingem a região subantártica, já estão fortes o suficiente para suportar o frio.

 

Cauda de baleia jubarte em São Sebastião, com o Arquipélago de Alcatrazes ao fundo. (Foto: Rafa Mesquita)

Cauda de baleia jubarte em São Sebastião, com o Arquipélago de Alcatrazes ao fundo. (Foto: Rafa Mesquita)

 

O deslocamento delas tem início no verão, por volta do mês de março. São 5.000 km de percurso, e geralmente entre maio e agosto é possível avistá-las passando pelo litoral de Ilhabela e São Sebastião.

 

Em 2021 e 2022, porém, as primeiras baleias da temporada foram avistadas pelo projeto Viva Instituto Verde Azul no começo de abril, bem antes do esperado. Ao longo da temporada, foram cerca de 150 avistamentos em cada ano.

 

Já em 2023, a temporada começou um pouco mais tarde, no início de junho. Por outro lado, nesse ano, foram registrados mais de 700 avistamentos! Foi algo que chamou atenção de todos, foi noticiado em vários canais, e acabou consagrando a região de Ilhabela e São Sebastião como um ótimo destino para avistamento de baleias e cetáceos.

 

Por causa desse histórico, a expectativa para a temporada de 2024 estava bem alta, e tem se concretizado! A primeira baleia jubarte foi avistada na costa da Ilha no final de abril, e o auge da temporada continua sendo esperado para os meses de julho e agosto.

Como foi a nossa saída para ver baleias

 

No final de julho, nós fomos convidados pelo pessoal da Megafauna Marinha do Brasil para acompanhar uma saída de barco de pesquisa do projeto Mantas de Ilhabela. O objetivo da saída era, na verdade, procurar por raias mantas, que também costumam dar as caras na região nessa época do ano.

 

O dia estava bem nublado e chuvoso, o que dificultava muito o avistamento das mantas. Infelizmente, não vimos nenhuma. Mas, no caminho, encontramos 5 jubartes e fechamos com chave de ouro com o avistamento de uma baleia franca mãe e seu filhote!

 

Estávamos navegando a caminho da Praia as Enchovas, conhecido por ser um hotspot das mantas (local onde elas costumam aparecer com frequência). Mas, na altura da Praia do Bonete, vimos a dorsal da baleia franca.

 

dorsal de baleia franca no litoral de ilhabela

A dorsal da Baleia Franca que avistamos perto do Bonete em Ilhabela.

 

Na sequência, uma dorsal menor surgiu, e o Frank e o Rafa, que estavam no barco com a gente, na hora já identificaram que deveria ser um filhote. 

 

Mas só quando subimos o drone foi que tivemos certeza de se tratar de 2 baleias: a mãe com seu filhote, provavelmente já no caminho de volta pra casa!

 

baleias em ilhabela

A mãe e seu filhote <3.

 

Fizemos alguns registros com o drone, enquanto o Frank e o Rafa fizeram várias fotos incríveis das nadadeiras, dorsal e até de um salto do filhote:

 

Filhote de baleia franca, no litoral de São Sebastião e Ilhabela. (Foto: Frank Santos)

Filhote de baleia franca, no litoral de São Sebastião e Ilhabela. (Foto: Frank Santos)

 

Foi emocionante! E depois de analisar as imagens que fizemos com o drone, ficou ainda melhor: nós pudemos escolher um nome para a mamãe baleia! O pessoal do Projeto Baleia à Vista, identificou que essa baleia ainda não tinha nenhum registro, e nos presenteou com essa possibilidade de batizá-la.

 

Escolhemos o nome de Rosa, em homenagem ao avô do Rafa, João Rosa, que era um amante do mar. <3 Contamos essa história no nosso instagram.

 

 

Como fazer o PASSEIO PARA AVISTAR BALEIAS em Ihabela e São Sebastião?

 

Os projetos que citamos até agora são ferramentas importantes para contribuir com a conservação e educação ambiental da população a respeito da fauna marinha do litoral norte de SP. Porém, as saídas desses projetos são sempre com o foco de pesquisa, e não costumam levar turistas.

 

Se você tiver interesse em participar como voluntário, ou mesmo contribuir financeiramente com algum dos projetos, pode entrar em contato diretamente com eles, no site ou página do instagram de cada um.

 

Mas você também pode reservar um passeio de barco com empresas autorizadas a levar turistas para avistar baleias no litoral paulista. Com certeza essa será uma experiência indescritível. Existem várias empresas que fazem esse serviço na região, e nós indicamos a Mar E Vida Eco Trip (Ilhabela) e o Capitão Ximango (São Sebastião). 

 

Mar e Vida Eco Trip é uma das empresas que indicamos para quem quer fazer o passeio de avistamento de baleias em Ilhabela.

Mar e Vida Eco Trip é uma das empresas que indicamos para quem quer fazer o passeio de avistamento de baleias em Ilhabela.

 

Ambas são empresas sérias e responsáveis, que seguem as regras de avistamento permitidas, e promovem o passeio de forma segura e sustentável. E, se você entrar em contato com a Mar E Vida Eco Trip e disser que foi indicação nossa do Profundo no Mundo, você ganha um brinde ou desconto! 😉

 

Além dos passeios para avistamento, ambos também promovem saídas para mergulho com cilindro no litoral de Ilhabela e Alcatrazes, além de mergulhos de limpeza subaquática como esse que fizemos na Praia do Curral, em 2017.

O que esperar do passeio para avistar baleias em Ilhabela

 

Quando estamos no barco à procura de baleias, estamos procurando principalmente por borrifos ou manchas escuras na água, como se fosse um tronco de madeira. Essa mancha escura seria a dorsal da baleia. 

 

Não é muito fácil de encontrar, ainda mais se o mar estiver agitado, e a baleia estiver longe… mas depois de conseguir identificar uma vez, as próximas ficam mais fáceis. E, com o tempo, o olhar vai ficando cada vez mais treinado para identificar inclusive “pegadas” e movimentos diferentes na superfície da água.

 

baleias em ilhabela

O que você verá do barco quando estiver procurando por baleias.

 

Quando elas saltam também é possível identificar pelo splash de água que levantam. Se estiverem muito longe, vai ser como se tivesse uma onda quebrando numa pedra… só que sem nenhuma pedra. 

 

Outra dica que ajuda no avistamento é observar a presença de pássaros ao redor de algum cardume de peixes, pois é bem provável que tenha alguma baleia por perto, interessada no mesmo cardume.

 

É emocionante quando alguém no barco solta um grito e aponta para uma direção no mar. É indescritível a sensação do primeiro encontro, mesmo que seja apenas a dorsal. Ver um animal desse porte, um gigante da natureza, no seu habitat natural, e livre… Que privilégio!!

 

Quanto ela mergulha, e mostra a cauda, é uma das cenas mais lindas que já presenciamos na natureza:

 

cauda de baleia franca em ilhabela

Cauda da Baleia Franca que avistamos em Ilhabela.

 

E se você conseguir presenciar um salto… é aquele delírio coletivo! hahah

 

Acompanhe o trabalho do Frank e do Rafa no instagram, eles tem vários registros absolutamente incríveis desses momentos.

 

Salto de Baleia Jubarte, no litoral de Ilhabela. (Foto: Frank Santos)

Salto de Baleia Jubarte, no litoral de Ilhabela. (Foto: Frank Santos)

 

 

Regras de avistamento

 

À parte toda emoção e diversão numa saída para avistar baleias, algumas regras devem ser seguidas para garantir a segurança e proteção desses animais, sendo que a principal delas é não molestá-los. 

 

A empresa que faz o passeio é responsável pelo cumprimento dessas regras, que incluem:

 

  • Manter uma distância segura de 100m dos animais. Se, por acaso, uma baleia resolver se aproximar do barco, o correto é cortar o motor ou deixá-lo em neutro, e nunca acelerar, pois o motor ligado pode machucar a baleia.
  • Posicionar-se entre a costa e o animal, deixando o acesso livre para mar aberto, e evitando que a baleia seja “empurrada” para a praia, provocando seu encalhe.
  • Não jogar objetos ou alimentos na água.
  • Não mergulhar com as baleias.
  • Manter no máximo 2 barcos simultâneos no mesmo local.

 

Salto e Baleia Jubarte, em Ilhabela - SP. (Foto: Rafa Mesquita)

Salto e Baleia Jubarte, em Ilhabela – SP. (Foto: Rafa Mesquita)

 

No fim, a regra principal é usar o bom senso, e manter distâncias seguras. Assim podemos garantir uma experiência fantástica e natural, contribuindo para que o animal siga sua jornada sem contratempos.

 

 

O que levar para o barco?

 

Pegamos um dia frio, nublado e chuvoso. Em um dia de sol, provavelmente as condições são mais agradáveis. De qualquer forma, não deixe de levar um agasalho, pois pode fazer muito frio no mar nesta época do ano, especialmente quando o barco está em movimento, o que pode gerar ventos fortes, dependendo do tipo da embarcação. 

 

Sendo assim, recomendamos no mínimo um casaco corta-vento, de preferência que também seja impermeável, para proteção adicional contra respingos. Um capuz, ou gorro de frio também são recomendados, para enfrentar as rajadas de vento. 

 

baleias em ilhabela

Você está preparado pra esse encontro?

 

Além disso, também recomendamos uma mochila estanque, para guardar itens e objetos pessoais que não podem molhar, e claro, câmera para registrar tudo! Vale levar também uma toalha, ou plástico para proteger a câmera de possíveis respingos de água. 

 

Mas lembre-se também de deixar a câmera de lado em algum momento, para simplesmente observar diretamente e se encantar. Vale a pena!

 

Água e algum lanche também são recomendados, mas vale checar antes com a empresa qual vai ser a duração do passeio e saber se já não está incluído algo do tipo.

 

 

A importância de projetos de avistamento e preservação

 

Desde 1980, quando a caça às baleias foi proibida, vem-se notando um crescimento do número de animais avistados e registrados a cada ano. Naquela época, sabia-se da existência de cerca de mil baleias jubartes. Hoje, são quase 30 mil nos oceanos.

 

baleia franca e filhote em ilhabela

É uma emoção indescritível! Ainda mais com filhote!

 

O turismo de observação de baleias e golfinhos, e o trabalho educacional que os projetos desempenham, têm um papel muito importante nessa questão. É uma forma das pessoas conhecerem essas espécies tão incríveis, admirá-las e até mudarem seus próprios hábitos para atitudes mais sustentáveis, ajudando na conservação.

 

Como consequência desse trabalho, em 2014, as baleias jubartes saíram da lista de animais em extinção. Uma grande vitória!

 

É importante ressaltar que nenhuma baleia é agressiva ou traz perigo ao ser humano. “Baleia assassina” é coisa de filme de Hollywood (assim como tubarões). A realidade é bem diferente, sendo que nós, humanos, é que somos o verdadeiro risco e a ameaça para esses animais.

 

 

E aí? Ficou animado pra encontrar baleias bem de perto? Se você já viveu essa experiência, conta pra gente como foi! E se ficou com alguma dúvida, deixa aqui também nos comentários, que ficaremos felizes em ajudar com o que soubermos!

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato
com a natureza.

PUBLICIDADE





ENCONTRE NO SITE


NOSSOS PARCEIROS



Seguros Promo

Booking.com
Booking.com
Receba um CONTEÚDO EXCLUSIVO