MERGULHO EM BALI: naufrágio da Segunda Guerra em Tulamben

29/07/2023 | atualizado em 29/07/2023

Bali é a ilha mais popular da Indonésia, e um destino incrível para conhecer uma cultura bem diferente da nossa. Além de ser um lugar para ver lindos campos de arroz, cachoeiras, templos hindus e vulcões, Bali é também um destino de praias, com águas claras e muita vida marinha. É por isso que o mergulho em Bali é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam a ilha.

mergulho em bali - tulamben

Mergulhar em Bali é tão incrível que merece estar na lista de desejo de todo mergulhador.

A Indonésia como um todo pode ser considerada um dos melhores destinos de mergulho do mundo, com lugares como Raja Ampat, Komodo, Ilhas Gili e, claro, Bali.

O mergulho em Bali é de uma qualidade impressionante, com muita diversidade de vida marinha, animais pelágicos como raias mantas e tubarões de recife, corais variados e até naufrágios históricos. Além disso, Bali apresenta águas com temperaturas entre 27 e 29 C, e uma visibilidade em torno de 10 a 20 metros.

Existem muitos pontos incríveis de mergulho em Bali, contornando toda a ilha, como você pode ver no mapa abaixo:

Nós mergulhamos em Tulamben, na costa leste da ilha, e vamos contar mais detalhes sobre esse destino.

Merguho em Tulamben: como chegar e onde ficar

Tulamben fica na costa leste da ilha de Bali, aos pés do vulcão Agung, com praias de areia escura, formadas pela erosão de rochas vulcânicas.

Localizada a mais de 80km de Ubud, para chegar até lá, contratamos um motorista indicado pelo dive center onde tínhamos reservado os mergulhos. Tem também a opção de ir de ônibus (com a Perama Tour ), mas a partir de 2 pessoas compensa pagar o motorista por ser mais rápido, e pelo conforto a mais.

mergulho em tulamben - bali

Tulamben fica na costa leste de Bali, aos pés do vulcão Agung.

Outra opção é alugar um carro e ir dirigindo por conta própria. Nós não tivemos essa experiência, mas ouvimos dizer que a polícia rodoviária pode ser bem implicante com turistas. De toda forma, se mesmo assim você preferir essa opção, indicamos a RentCars e o Kayak para encontrar os melhores preços de aluguel de carro.

Não é um trajeto curto, levamos cerca de 2h no deslocamento, então considere esse tempo no planejamento do seu roteiro.

Não existem grandes atrações na cidade, a não ser alguns restaurantes, hotéis e muitos dive centers. Tulamben é basicamente uma vila de pescadores, e um destino perfeito para mergulhadores.

A melhor dica para economizar e aproveitar mais o destino é fechar um pacote de mergulho e hospedagem no mesmo lugar, em um dos muitos dive resorts da região.

Foi isso que fizemos. Reservamos um pacote com 2 noites de hospedagem e 3 mergulhos no Aqua Dive Paradise. O lugar é bem simples, e o esquema da hospedagem era parecida com a homestay que ficamos em Ubud

Mergulho em Bali - hospedagem em Tulamben

Entrada para nosso quarto, na hospedagem do Aqua Dive Paradise, em Tulamben.

Nós adoramos a experiência, tinha café da manhã incluído na diária e a equipe do local era muito gente boa. Sem falar que o valor valeu muito a pena! Um dos mergulhos mais baratos que já fizemos.

📌 Encontre outras opções de hospedagem em Tulamben.

Mergulho em Tulamben: o naufrágio USAT Liberty

O que torna Tulamben um destino de mergulho tão especial é o naufrágio do navio americano Liberty, que se encontra a 50 metros de distância da costa.

O USAT Liberty é o único naufrágio histórico de Bali. Um navio de cargas americano, utilizado da Segunda Guerra Mundial, que foi abatido por um submarino japonês em 1942, enquanto atravessava o estreito de Lombok. Para conseguir descarregar seu conteúdo, a tripulação tentou desviar o navio até a praia, mas ele acabou encalhando na areia.

Então, em 1963, houve um terremoto que provocou a erupção do vulcão Agung, fazendo o naufrágio deslizar em direção ao mar. Hoje, ele é um dos melhores pontos de mergulho da região.

mergulho em Tulamben 0 naufrágio USAT Libert

Naufrágio USAT Liberty em Tulamben.

Com mais de 120 metros, e há mais de 60 anos afundado, é impressionante como ainda é possível identificar muito da estrutura original do navio. Completamente tomado por corais, ele abriga mais de 400 espécies de peixes, entre moréias, enguias de jardim, arraias, garoupas, lagostas, nudibrânquios e muito mais.

A parte mais rasa do mergulho tem entre 3m e 5m, e até de snorkel já é possível ver algumas partes do naufrágio. A parte mais profunda, no entanto, onde a proa se instalou na areia, chega a 30m de profundidade!

O convés do naufrágio praticamente não existe mais, o que significa que você pode ter acesso à superfície o tempo todo, e ainda sentir que está dentro do navio.

mergulho em bali - naufrágio Liberty

Naufrágio Liberty, em Bali.

Tudo isso, aliado à ausência de correntes muito fortes, e uma ótima visibilidade, fazem do Liberty um destino de mergulho incrível tanto para os amantes de naufrágio quanto para aqueles que gostam de uma vida marinha abundante.

É também um mergulho adequado para todos os níveis, desde mergulhadores iniciantes até avançados vão curtir e se encantar com essa experiência.

Nossos mergulhos em Tulamben

Fizemos 3 mergulhos em Tulamben, 2 no naufrágio Liberty e 1 no paredão de corais que tem ali do lado. Como o primeiro mergulho seria noturno, assim que chegamos, fizemos nosso check in e ajeitamos nossas coisas na hospedagem, e saímos para fazer um reconhecimento da região.

Como falamos, não há muito o que ver, mas aproveitamos esse tempinho para almoçar, passear na praia e fazer umas imagens com o drone.

mergulho em bali - tulamben

Vista do almoço, em um restaurante de Tulamben.

Ao entardecer já estávamos de volta no dive center, arrumamos nosso equipamento e pouco antes de escurecer já estávamos a caminho da praia.

O mergulho noturno já foi incrível, lotado de vida! Mas devido à ausência de luz, não conseguimos ter uma noção tão grande do naufrágio em si.

mergulho em tulamben, bali

Garoupa que vimos no mergulho noturno.

Mergulho noturno em Tulamben, Bali.

Foi só no dia seguinte, no nosso primeiro mergulho da manhã, que conseguimos ter essa percepção, e ficamos perplexos! Você passa o mergulho todo envolto na estrutura do naufrágio, que é enorme.

mergulho em tulamben - bali

Mergulho no naufrágio Liberty, em Tulamben.

É um mergulho pra ninguém botar defeitos. Após o intervalo de superfície, o segundo ponto de mergulho foi no Drop-Off, ou paredão. Essa é uma queda que vai de 3m a 80m de profundidade, formada pelo rio de lava da erupção do vulcão Agung em 1963.

Com corrente fraca e boa visibilidade, a parede está coberta por uma infinidade de corais, atraindo muitos cardumes e uma vida marinha bem diversa.

mergulho em bali - tulamben drop off

Drop Off: paredão de mergulho em Tulamben.

Mergulho no paredão de Tulamben (Drop Off).

Os 3 mergulhos foram super tranquilos, e todos com saída de praia, sem precisar usar nenhuma embarcação. O staff do dive center leva os equipamentos na caçamba de um carro até a praia, onde nos equipamos e entramos no mar.

Qual a melhor época para mergulhar em Bali

Bali, como todo o Sudeste Asiático, tem o que chamamos de clima de monções. Isso significa que existem 2 estações principais ao longo do ano: a estação seca e a estação chuvosa.

A temporada seca (que é a alta temporada) vai de maio a setembro. Nesse período, a temperatura da água esfria um pouco, mas a visibilidade fica entre 30 e 40 metros.

A temporada de chuvas (baixa temporada) vai de novembro a março. Devido às chuvas, a visibilidade do mar pode estar reduzida, principalmente entre os meses de janeiro, fevereiro e março.

Mergulho em Bali

Pegamos dias meio nublados, mas mergulhos incríveis em Tulamben na primeira semana de março.

Os meses de transição das estações são a melhor época pra mergulhar em Bali, com água calma, boa visibilidade e pouco vento. No entanto, como as coisas na natureza não são necessariamente exatas e precisas, podemos dizer que os melhores meses para mergulhar em Bali são abril, maio, setembro, outubro e novembro.

Nós estávamos em Tulamben na primeira semana de março, e pegamos uma boa visibilidade e ótimas condições de mergulho!

Quanto custa mergulhar em Bali

Com relação aos valores, Bali foi um dos mergulhos mais baratos que já fizemos. Como falamos, fechamos um pacote de hospedagem e mergulho com a Aqua Dive Paradise, sendo 2 noites e 3 mergulhos para cada (2 mergulhos de praia e 1 noturno).

No total do pacote, pagamos US$190. Como estávamos com nosso próprio equipamento, tivemos um desconto de 10%.

Mesmo se for reservar o mergulho à parte, o valor do mergulho em Tulamben ainda é um dos mais baratos que já vimos. Com a Aqua Dive Paradise, o mergulho de praia sai por US$30, e o mergulho noturno por US$35.

vista aéra de praia em tulamben, bali, indonésia

Embora tenha opção de mergulhos embarcados, a maioria dos mergulhos em Tulamben são feitos de praia.

Uma coisa que ajuda a manter os preços do mergulho em Tulamben baixos é o fato de não precisar de embarcação. Como falamos, todos os mergulhos saem da praia.

O que mais fazer em Bali

Bali é um destino extremamente rico e cheio de coisa pra fazer. Como a ilha é grande, a dica é dividir sua hospedagem em várias regiões, pra explorar melhor cada uma delas.

Guia completo de Bali - Templo em Ubud

Ubud é a região dos templos, terraços de arroz e cachoeiras.

Em Ubud, você pode visitar templos hindus, cachoeiras, campos de arrz, uma floresta cheia de macacos livres e selvagens, e se deixar encantar pelas ruas, cheiros, cafés e warungs super charmosos.

templo Tanah Lot

Tanah Lot, um dos templos mais bonitos de Bali.

Seminyak / Kuta é a região mais procurada por surfistas, e também a mais badalada, com bastante agito noturno. Aproveite para conhecer as praias e o templo da região de Uluwatu, e fazer um bate-volta até o Tanah Lot, um templo construído entre pedras à beira mar.

Veja aqui mais dicas do que fazer e como planejar sua viagem para Bali.

Este artigo contém links de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma compra ou reserva através dos nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso, e ainda nos ajuda a manter o blog ativo e atualizado com artigos gratuitos sobre viagem e mergulho. Muito obrigado! 🙂

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato