No primeiro vídeo da nossa Volta ao Mundo, mostramos todo nosso trajeto desde que saímos do Brasil até chegar em Oceanside, uma cidade da Califórnia que fica entre Los Angeles e San Diego e que nos conquistou logo de cara com suas ruas largas, construções amplas, um centrinho super charmoso, e o maior píer que já tínhamos visto até então.
Toda a região do píer, incluindo a praia, é uma delícia para caminhar, andar de bicicleta, tomar um sorvete ou simplesmente sentar e observar o pôr-do-sol.
O píer existe há mais de um século (desde 1894), e muitos moradores de Oceanside aproveitam a estrutura para pescar em águas profundas, uma vez que o píer se estende por quase 600 metros.
Ao longo dos anos, o píer acabou virando um atrativo também para as aves locais, incluindo muitas gaivotas e pelicanos. O pelicano é uma das maiores aves costeiras, com uma envergadura de mais de 2 metros, e que pode pesar até 15 kg.
Poucas pessoas têm a chance de observar esse animal assim, tão de perto. Mas em Oceanside isso é possível, especialmente por causa da relação simbiótica que se estabeleceu ao longo dos anos entre eles e os pescadores. Hoje, a presença deles é tão comum, que muitos parecem nem se incomodar com as pessoas passando bem ao lado deles e tirando fotos.
Bem perto do píer fica outra atração bem curiosa para os fãs de cinema: a casa que foi cenário do filme Top Gun, de 1985. Desde que estivemos lá, a casa passou por uma reforma, e hoje abriga uma loja de tortas e doces, além de uma réplica da moto que o Tom Cruise usou no filme.
Avistamento de Baleias e golfinhos
Um passeio muito legal que fizemos em Oceanside foi o tour para avistamento de baleias e golfinhos, com a Oceanside Adventures.
A melhor época do ano para esse passeio é de dezembro a abril, temporada de migração das baleias-cinzentas, que atravessam as águas da costa de San Diego, passando por Oceanside, em direção a Baja, onde elas se reproduzem.
Estávamos em Novembro, então a chance de conseguir ver alguma baleia dessa espécie não era muito alta. Mas mesmo assim, ainda havia a possibilidade de vermos golfinhos, leões marinhos e outros tipos de baleias, como as baleias azuis, que podem aparecer durante o ano todo.
O passeio é feito em um catamarã amplo, e como não estava cheio, pudemos ficar nos movimentando pela embarcação durante o trajeto, sempre procurando o melhor lugar para conseguir avistar alguma coisa.
Os capitães dos barcos da Oceanside Adventures são naturalistas certificados, o que significa que eles entendem muito da vida marinha e do comportamento desses animais. Assim, eles sabem o momento certo de reduzir o motor e sempre orientam para que lado devemos olhar, além de contarem, durante o passeio, várias curiosidades sobre as espécies avistadas.
Como foi nosso passeio com a Oceanside Adventures
Saímos da marina de Oceanside por volta das 14h30, e a primeira parada foi em uma boia de sinalização cheia de adoráveis e preguiçosos leões marinhos que estavam tomando um solzinho. O passeio já começa a valer a pena a partir daí!
Seguimos viagem e se passaram alguns longos minutos sem que avistássemos mais nada. Nem um movimento suspeito no mar. Estávamos quase nos conformando com esse destino injusto e cruel quando uma das pessoas que estava no barco soltou um grito. Corremos para onde ela estava apontando, e começamos a avistar os primeiros golfinhos!
O capitão explicou que um golfinho raramente aparece sozinho, ele está sempre acompanhado da família. É muito imprevisível e você tem que estar muito atento para conseguir ver o momento exato em que um golfinho salta para fora da água, mas a todo momento ouvíamos alguém apontando para um lado e gritando “Olha, ali!”.
Outro fato curioso que o capitão contou foi que os golfinhos se chamam uns aos outros por barulhos específicos, como se cada um tivesse um nome. É assim que eles conseguem se manter sempre unidos no mesmo grupo, na mesma família.
Infelizmente não conseguimos ver nenhuma baleia, muito provavelmente porque não estávamos na época certa. Depois confirmamos pelo site da Oceanside Adventures que o primeiro avistamento de baleia da temporada de 2017 foi no dia 10/dezembro. No perfil do instagram deles também dá pra ver algumas fotos e vídeos de avistamentos mais recentes.
O passeio da Oceanside Adventures para avistamento de baleias e golfinhos custa US$54 e tem cerca de 2h de duração. É possível reservar diretamente pelo site, e geralmente existem 3 opções de horários (de manhã, à tarde e no pôr-do-sol).
Se você não conseguir avistar nada (nem mesmo um golfinho), eles te dão um voucher para retornar quando quiser.
Turismo com animais, só no habitat natural
Entendemos que pode ser frustrante fazer um passeio desses e não avistar nenhuma baleia… Mas a natureza é assim. Tudo tem o seu tempo, e nós precisamos aprender a respeitar e valorizar cada momento.
A experiência e a expectativa de ver um animal selvagem em seu habitat natural vale muito mais a pena do que a certeza de pagar para vê-los em aquários, onde ficam presos e sofrem maus tratos.
Golfinhos, baleias, leões marinhos, tartarugas, elefantes… são animais selvagens, que pertencem à natureza e assim devem permanecer: livres!