CAPE HILLSBOROUGH: o melhor lugar para ver CANGURU na AUSTRÁLIA

03/12/2020 | atualizado em 10/07/2023

Ir para a Austrália e não ver canguru parece ser um pouco frustrante, né? Mas não pense que é algo tão simples assim de acontecer! Nas grandes cidades, como Sydney, Gold Coast ou Brisbane, só é possível ver esses animais indo ao zoológico ou em alguns santuários.

Mas nós não curtimos esse tipo de experiência, nem mesmo os santuários… preferimos encontrar os animais livres, na natureza em que eles pertencem. E, na road trip que fizemos pela Costa Leste do país, descobrimos um lugar incrível para ver cangurus desse jeito, e bem de perto!

onde ver canguru na austrália

Já imaginou que incrível conseguir ver cangurus bem de perto, na praia?

Esse lugar se chama Cape Hillsborough, e vamos contar todos os detalhes para você ter essa experiência também na sua viagem pela Austrália.

ONDE FICA CAPE HILLSBOROUGH

Cape Hillsborough é uma cidadezinha que fica no estado de Queensland, entre Mackay e Airlie Beach, a cidade base para visitar as Whitsunday Islands.

Então, se você já está planejando uma viagem para esse paraíso, considere reservar alguns dias para viver essa experiência fantástica de ver os cangurus na praia.

Saindo de Airlie Beach, são cerca de 1h30min de carro até Cape Hillsborough, então é um passeio super possível de ser feito um bate-volta.

Nós estávamos de campervan, fazendo o trajeto desde Cairns até Sydney. E escolhemos passar uma noite em Cape Hillsborough para poder ter o encontro com os cangurus no nascer do sol, que é quando eles costumam aparecer.

ONDE SE HOSPEDAR EM CAPE HILLSBOROUGH

Cape Hillsborough é uma cidade bem roots, então não espere muita estrutura para turistas. A maior estrutura é a do Cape Hillsborough Nature Tourist Park, um camping-resort construído justamente na praia onde os cangurus aparecem.

É, inclusive, uma boa opção de hospedagem se você for passar a noite por lá. Mesmo se você não tiver equipamento de camping, tem opção de reservar um quarto ou cabine bem completos (com cama, banheiro, cozinha).

Mas nós ficamos em outro camping, mais barato, e bem mais roots, no Cape Hillsborough National Park

camping dentro do Cape Hillsborough National Park

Esse é o camping onde ficamos, de frente para a Smalleys Beach, no Parque Nacional de Cape Hillsborough.

Seguindo as orientações do site oficial de parques nacionais de Queensland, fizemos uma reserva online e pagamos cerca de AU$12 pela noite, por um espaço com mesa de picnic de frente para a praia.

Achamos o lugar beeeem roots mesmo… rs Não sabemos se é porque chegamos depois das 17h e saímos antes do sol nascer, mas não tinha nenhuma fiscalização.

Não conseguimos explorar direito o local também, mas o único banheiro que vimos ficava um pouco longe do nosso camping, e à noite não tem nenhuma iluminação no local. Mas enfim, deu tudo certo! rs

onde ver canguru na austrália

Smalleys Beach vista do nosso camping.

Se você não quiser ficar em camping, outra opção é se hospedar em Mackay. São apenas 40min de Mackay até Cape Hillsborough, e é uma cidade com estrutura um pouco melhor, então é super possível. Veja aqui algumas opções de hospedagem em Mackay.

ONDE VER CANGURU EM CAPE HILLSBOROUGH

Os cangurus aparecem no nascer do sol, na praia, então a dica é você se dirigir para o local pelo menos uns 20min antes do sol nascer (a maioria dos apps de previsão do tempo costumam indicar esse horário).

Não tínhamos muita certeza do lugar onde ficar para esperá-los, e muito provavelmente alguns apareceriam na praia do nosso camping. Mas, como não queríamos perder a oportunidade de fotografá-los com o sol nascendo, fomos para onde tínhamos certeza de encontrá-los: na praia Cape Hillsborough Beach, mais pra perto do resort que tem lá, que já falamos aqui.

No mapa abaixo marcamos o local, e também o camping onde ficamos, pra você entender melhor a distância:

Com os primeiros raios de sol os cangurus já começaram a aparecer, e aí é só preparar a câmera e aproveitar o momento!

Foi emocionante! Eles chegam, dão uma volta ali na praia, e um tempo depois voltam pro meio do mato. Tudo natural, sem nenhuma interferência humana. Lindo demais!

cape hillsborough: onde ver canguru na austrália

Um dos momentos mais mágicos da road trip que fizemos pela Austrália!

canguru na asutrália

Que emoção!

Pelo que pesquisamos, os cangurus aparecem logo cedo na praia para aproveitar as algas marinhas e sementes de mangue que a maré trouxe durante a noite, e que servem de alimento para eles.

Cape Hillsborough está fora do roteiro tradicional de viagem para a Austrália, mas se você for passar pela região, seja numa road trip como nós, ou se for para Airlie Beach, considere reservar ao menos 1 dia para ter essa experiência.

cangurus na praia de cape hillsborough beach

Pudemos vê-los bem de perto, e tinham cerca de 10 ou 15 por ali, desde os maiores até os menores.

cangurus na praia em cape hillsborough

Os cangurus chegam, vão até o comecinho do mar, ficam por ali um tempo, e depois voltam para dentro da mata.

Depois até vimos alguns cangurus aleatoriamente durante a road trip que fizemos, mas na praia com um céu todo colorido desses foi único! E mágico. Na nossa opinião, Cape Hillsborough é o melhor lugar para ver canguru na Austrália.

Lembre-se de respeitar os cangurus e o espaço deles. Não tente tocá-los, nem ofereça comida. Vamos fazer a nossa parte para preservar esse espetáculo da forma como ele deve ser: natural, e por isso, especial.

O QUE MAIS FAZER EM CAPE HILLSBOROUGH

Logo depois do espetáculo e muitas fotos com os cangurus, aproveitamos para dar uma caminhada pela praia, que é linda!

cape hillsborough beach

A praia de Cape Hillsborough onde os cangurus aparecem.

Só tem que tomar cuidado e se informar melhor sobre a possibilidade de entrar na água. O mar de Queensland não é considerado próprio para banho em diversos locais e épocas do ano – seja pela presença de águas vivas venenosas (entre outubro e abril), ou mesmo de crocodilos (toda a região acima da cidade de Gladstone)!

Se você reparar no mapa que colocamos acima, existe uma ilha logo em frente à praia, Wedge Island. Na maré baixa, é possível chegar até lá caminhando.

cape hillsborough beach

Não eram nem 8h da manhã e já tínhamos vivido uma experiência incrível!

Nós não ficamos muito tempo, e logo depois de ver os cangurus e aproveitar um pouco a praia, já seguimos viagem rumo a Mackay, onde paramos para almoçar. Veja aqui o roteiro completo da nossa road trip pela Austrália.

Esse post contém links de afiliados (como o Booking.com). Isso significa que, ao fazer uma reserva através dos nossos links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Obrigado! 🙂

Gostou do post e quer guardar pra ver de novo mais tarde? Salva a imagem abaixo no Pinterest, aproveita e segue a gente por lá também! 😉

Australia: onde ver cangurus

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato