Encontrar hospedagem barata na Austrália não é tarefa das mais fáceis. Mesmo sendo um país que atrai muitos mochileiros, com o dólar australiano sendo consideravelmente mais barato que o americano, a Austrália continua sendo um país relativamente caro.
Na nossa volta ao mundo, fizemos uma road trip pela Costa Leste do país, passando por mais de 13 cidades, desde Cairns até chegar em Sydney. Estávamos numa campervan, mas de vez em quando a gente procurava algum lugar um pouco mais confortável para dormir, ou mesmo quando não tinham muitas opções de camping bem localizados (como começou a acontecer depois que chegamos em Brisbane).
Nós sempre usamos o Booking ou o Airbnb para reservar nossas hospedagens, mas durante essa viagem para a Austrália descobrimos os pacotes da rede de hostels YHA, que são uma ótima opção pra quem planeja ficar vários dias no país e não quer gastar muito.
O QUE É A REDE DE HOSTELS YHA
A sigla YHA significa Youth Hostel Association, o que traduzindo seria “Associação de Albergues da Juventude”. São a maior rede de hostels da Austrália, com mais de 60 unidades em todos os estados e territórios do país.
Uma das vantagens de se hospedar em um hostel da rede é a garantia de um padrão de qualidade. Quem costuma ficar em hostels sabe que nem sempre as condições de limpeza, ou mesmo de segurança do lugar são das melhores. Mas, no caso dos hostels da rede YHA, isso é algo que você não precisa se preocupar.
Além da garantia de ambientes limpos, organizados e seguros, os hostels YHA são sempre muito bem localizados, e a maioria conta com recepção 24 horas. A cozinha compartilhada é geralmente bem equipada, com todos os utensílios necessários. Os banheiros são espaçosos e os quartos tem camas confortáveis.
Mas o mais legal da rede é que todos os hostels tem áreas sociais voltadas para a diversão e o entretenimento. Alguns com piscina, outros com salões de jogos, rooftops e cafés charmosos ou mesmo uma ampla área verde.
Ter esse padrão é interessante, porque você meio que já sabe o mínimo que esperar, e não terá surpresas desagradáveis ao chegar com suas bagagens.
E-PACKS YHA
Os chamados e-Packs da YHA são pacotes de acomodação pré-pagos que permite que você gaste um valor fixo por noite nos mais de 60 hostels da rede espalhados por todo o país.
Existem pacotes com 5, 10, 15, 20 e 30 diárias de hospedagem. Você escolhe o que melhor se adapta à duração da sua viagem e paga um valor fixo, podendo reservar os hostels ao longo da viagem.
Digamos que você está planejando uma road trip de 4 semanas na Costa Leste. Você pode escolher o pacote de 30 noites, e pagará apenas AU$25 pela diária em qualquer hostel YHA, independente do valor normal da diária desses lugares.
Se você for passar por 3 cidades em 10 dias, pode escolher o pacote de 15 noites, pagando apenas AU$27 a diária do hostel. Vale a pena!
Uma vez que você comprou o pacote, você pode fazer todas as reservas online pelo site (na seção “My YHA”), por telefone, ou diretamente na recepção do hostel, quando chegar. No site da YHA você pode ver melhor sobre os valores e as condições dos pacotes, mas aqui vão algumas regrinhas principais pra você entender como funciona o esquema:
- O pacote é válido para o dormitório compartilhado com o maior número de camas disponível nas datas que você reservar (4 camas / 8 camas / 12 camas… vai depender do lugar).
- Você pode ficar até 3 noites consecutivas no mesmo hostel. Se quiser ficar mais dias, deverá pagar o valor normal da diária fora do pacote.
- Os pacotes são intransferíveis e não reembolsáveis.
VANTAGENS DE FICAR EM HOSTEL
Se você fica meio receoso de se hospedar em um hostel com quarto compartilhado, nós também preferimos um quarto privativo, por todo o conforto e privacidade. Mas sempre que ficamos em hostel tivemos boas experiências e conhecemos pessoas muito legais. Pra quem viaja sozinho, é sempre uma ótima opção!
Mesmo que fique em um quarto privativo (sim, alguns hostels tem!!), a maioria dos hostels ainda oferece atividades de entretenimento, justamente para promover a socialização entre os hóspedes. No caso da rede YHA, você vai poder encontrar cinema, jogos, campeonatos, passeios organizados pelo staff… Só vai ficar sozinho mesmo se você quiser.
HOSTELS QUE FICAMOS NA AUSTRÁLIA
Hervey Bay YHA
Hervey Bay foi a primeira cidade que usamos nosso pacote da YHA, e ficamos em um quarto compartilhado com 5 camas. Além de ser super bonitinho e impecável, toda a estrutura do complexo em que o hostel está inserido era digna de um hotel super completo: piscina, bar, restaurante, lago, área verde. Tudo lindo!
Noosa Heads YHA
Como não tínhamos certeza da data em que chegaríamos em Noosa, deixamos para reservar nosso quarto direto na recepção, quando chegamos no hostel. O problema é que já tava quase tudo lotado, e não conseguimos 2 camas no mesmo quarto.
Como a região também era meio complicada para conseguir encontrar vaga em um camping, conversamos na recepção e acabamos ficando na nossa campervan mesmo, dentro do estacionamento do hostel.
A vantagem, além da segurança, foi que também pudemos usufruir da estrutura de banheiro e cozinha do hostel.
OBS: quando estávamos escrevendo esse artigo, o hostel Noosa Heads YHA estava fechado sem previsão de reabrir.
Brisbane City YHA
Seguindo o padrão de qualidade da rede, o hostel tem uma área em comum excelente, com direito a piscina no rooftop!
A localização também é excelente, tanto que acabamos deixando nosso carro parado e fizemos tudo a pé: passeamos no South Bank, atravessamos o rio Brisbane de ferry gratuito, curtimos a praia artificial e andamos sem rumo, deixando a cidade nos surpreender.
Sydney Central YHA
Tem várias opções de hostels YHA em Sydney, e a vantagem de um pacote da YHA serve para a mesma cidade também. Você pode reservar 3 noites em cada hostel, e assim sempre ficar perto de alguma atração que queria visitar, evitando os gastos (de tempo e de dinheiro) com os deslocamentos.
Como tínhamos amigos morando em Sydney, dividimos nossa estadia ficando um pouco na casa deles, e um pouco no hostel Sydney Central, que, como o nome já diz, tem uma localização bem central, ao lado da principal estação de trem da cidade (que tem conexão com o aeroporto).
Mas tem hostel YHA perto da praia (Sydney Bondi Beachside Inn), perto da Opera House (Sydney Harbour YHA), e até mais pro norte, perto de Palm Beach e do Ku-ring-gai National Park (Pittwater YHA).