Antes de pesquisar sobre os lugares para mergulhar na África do Sul, tínhamos a impressão de que as opções de mergulho por lá seriam sempre relacionadas aos mergulhos de jaula com o tubarão-branco, que se concentram principalmente em Cape Town, na ponta da África.
Mas, pesquisando melhor, descobrimos que a região ao sul de Durban abriga dois locais super famosos para mergulho na África do Sul: Aliwal Shoal e Protea Banks. Ambos são indicados tanto para mergulhadores mais experientes quanto para iniciantes, e com uma grande concentração de vida marinha. Em especial, tubarões!
Durante a nossa passagem por essa região, tivemos a oportunidade de mergulhar nos dois pontos, e vamos contar aqui como foi a nossa experiência em Aliwal Shoal, mergulhando com o dive center Aliwal Shoal Scuba.
ONDE FICA ALIWAL SHOAL
Aliwal Shoal é o nome do recife, que se caracteriza por ser um banco de areia fossilizado, na costa da cidade de Umkomaas, que fica mais ou menos 50km ao sul de Durban.
A cidade em si não ofere muitos atrativos além do mergulho, e quem visita a região geralmente já fecha o pacote mergulho + acomodação com o próprio dive center. Nós ficamos 3 noites no Aliwal Shoal Scuba, e gostamos muito da experiência!
SOBRE O DIVE CENTER ALIWAL SHOAL SCUBA
O dive center fica literalmente na beira da praia, e os quartos têm uma janela enorme, com uma vista imbatível.
Além da vista, o quarto é bem confortável: tem geladeira, um kettle para aquecer água e fazer chá e café, TV à cabo, uma cama confortável e um chuveiro maravilhoso. Fora do quarto, no corredor, tem também um microondas para uso em comum entre os hóspedes.
Na parte de trás do dive center tem também um Braai (espécie de churrasqueira, tradicional africana), que você pode usar para fazer algo ou simplesmente se juntar aos funcionários, e provar algumas carnes e pratos tradicionais da África do Sul que eles costumam fazer em algumas noites.
Nós provamos o Potjiekos (termo africano que pode ser traduzido como “pot food“, ou “pequena panela de comida”), que se assemelha muito ao que conhecemos por ensopado de carne, acompanhado de vários vegetais. É feito numa panela de ferro, e leva horas para cozinhar.
Infelizmente não lembramos de tirar foto, mas até a Tatá (que é bem fresca pra comer) aprovou! Quem fez foi o divemaster Travis, que também nos explicou que esse prato é geralmente feito nas famílias em datas festivas, como o Natal.
Mas, como esse não é um blog de culinária, chega de falar de comida e vamos aos mergulhos! rs
COMO É O MERGULHO EM ALIWAL SHOAL
Durante o tempo em que ficamos lá, íamos fazer 5 mergulhos com a Aliwal Shoal Scuba, mas um dia amanheceu com vento muito forte e o mergulho foi cancelado.
Isso é importante levar em consideração se você estiver planejando uma viagem para lá! Dependendo da época do ano, venta muito (estamos falando de rajadas de mais de 55km/h), e é impossível sair para mergulhar.
No próprio site da Aliwal Shoal Scuba tem um link pra acompanhar as condições climáticas da região, mas a melhor época para visitar costuma ser entre março e julho.
A operação de mergulho com a Aliwal Shoal Scuba foi num geral muito satisfatória. A equipe é super divertida, proporcionando um clima bem alegre e descontraído desde o primeiro contato.
Nosso primeiro mergulho foi o que eles chamam de Baited Shark Diving, que consiste em armar 2 tambores com iscas ou óleo de sardinha para atrair os tubarões.
Confessamos que bate um certo medinho antes de entrar na água, mas assim que chegamos no ponto do mergulho, já vimos várias pessoas dentro da água fazendo snorkel, e logo percebemos que o mergulho não oferecia nenhum tipo de risco.
Quem não mergulha pode ter uma experiência parecida no chamado Cage Shark Diving, que acontece ao mesmo tempo que o Baited Dive, mas você fica o tempo todo dentro de uma jaula submersa, e pode observar os tubarões dali.
Tinham 2 pessoas que estavam no nosso grupo e iam fazer o Cage Dive, mas na hora viram que não tinha perigo, e acabaram fazendo snorkel, fora da jaula mesmo!
Realmente, não há motivo para se preocupar, e essa é, na nossa opinião, a maior beleza desse mergulho com tubarões. Poder ver os tubarões (Blacktip Sharks) nadando tranquilamente, e tão perto da gente, é uma experiência fantástica!
E eram muitos deles!! É difícil contar, mas facilmente tinham mais de 8 tubarões rodeando a região.
Em seguida fizemos o mergulho no ponto Cathedral, que tem a forma de um anfiteatro, formado por um buraco de cerca de 20 metros de diâmetro aberto no recife.
O lugar em si é muito bonito, e à medida em que nos aproximamos, entendemos o motivo do lugar ser chamado de “Catedral”: pelo buraco no topo, entra um facho de luz que lembra uma “luz sagrada” iluminando o saguão de uma igreja.
A recomendação do divemaster é para não entrar na caverna, a fim de não espantar os Raggie Sharks que vivem ali. Ficamos então apenas observando enquanto eles nadam de um lado para o outro, em sua tranquilidade e beleza.
Nos outros dias, mergulhamos no Produce, um navio que naufragou em 1974, e hoje está a quase 30 metros de profundidade. A correnteza nesse dia estava bem forte, e, por estar bem fundo, o tempo que temos para não entrar em descompressão fica um pouco comprometido, o que prejudicou um pouco a nossa experiência.
O navio é bem grande, e as garoupas gigantes são o maior destaque com relação à vida marinha que se pode ver ali. Nós vimos uma, um pouco longe, mas, como a correnteza estava forte, infelizmente não conseguimos fotografar direito.
O último ponto que mergulhamos com a Aliwal Shoal Scuba foi a Raggie’s Cave que, como o nome já sugere, trata-se de um fosso repleto dos Raggie Sharks. Uma das coisas muito legais desse mergulho é a possibilidade de encontrar alguns dentes dos tubarões que ficam por ali.
MAIS DETALHES SOBRE O MERGULHO EM ALIWAL SHOAL
No site da Aliwal Shoal Scuba você pode conferir os valores dos pacotes e outros tipos de mergulhos que eles oferecem. Nossa sugestão é ficar pelo menos 3 dias, para conseguir aproveitar bem as opções de mergulho na região, e até mergulhar mais de uma vez no mesmo ponto, aumentando a possibilidade de ver mais coisas legais!
Com relação ao equipamento de mergulho, se você tem o seu, vale a pena levar para não precisar pagar a mais pelo aluguel. A temperatura da água é fria (em torno de 20ºC – 23ºC), sendo recomendado wetsuit de 5mm ou mesmo 7mm, e capuz.
Não tem nenhum píer na região, o que faz com que o início da saída para o mergulho já seja uma aventura à parte! O barco (que, na verdade, é um bote inflável) entra direto da praia mesmo, ou, se as condições climáticas estiverem boas, através de um rio que dá acesso ao mar.
Isso significa que, se o mar estiver agitado (o que é comum na região), o barco pode precisar fazer uma manobras bem radicais. Então, se você costuma passar mal em barco, vá preparado! Como contamos nos Stories do nosso Instagram (se você ainda não segue a gente, corre lá: @profundonomundo), a Tatá passou muito mal, e acabou fazendo só 1 mergulho por dia.
Se esse for o seu caso, infelizmente não tem muito o que fazer… é só lembrar de tomar um remédio para enjôo antes de sair, e torcer para o mar estar mais tranquilo. Mas, independente disso, o mergulho com tubarões em Aliwal Shoal é uma experiência que vale muito a pena! 👌