Zanzibar é uma ilha paradisíaca do Oceano Índico que faz parte da Tanzânia, na África, e é considerada um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. Estivemos lá em agosto de 2018, quase no final da nossa volta ao mundo, e — mesmo depois de já ter passado por Havaí, Tailândia e Filipinas — ficamos absolutamente encantados com a cor desse mar:
Já fizemos um post contando mais detalhes sobre a ilha, como chegar, o que fazer, onde ficar etc. Aqui, vamos focar em contar sobre a nossa experiência mergulhando em Zanzibar com a Spanish Dancer Divers.
Existem vários pontos de mergulho em Zanzibar, sendo que os principais se encontram no norte da ilha, na região de Nungwi. Foi lá que ficamos hospedados, e achamos uma ótima escolha, já que, além das praias belíssimas, a maior parte dos pontos de mergulhos fica a cerca de 30min de distância de barco de Nungwi.
A Spanish Dancer Divers nos levou para mergulhar no recife em torno da Mnemba Island, essa ilhazinha particular da foto abaixo, e a área de conservação marinha mais famosa de Zanzibar.
Pra chegar até lá, leva-se cerca de 1h de barco desde Nungwi (é o ponto de mergulho mais afastado). A ilha é minúscula (500m de diâmetro), e somente os hóspedes do resort de luxo que existe ali são autorizados a desembarcar na ilha. Ou seja: nós, reles mortais, não podemos nem pisar na areia!
Mas nada nos impede de atracar o barco a 200m de distância pra praticar snorkel, mergulho, stand-up… tá bom também, né? 😜
A visibilidade ali é geralmente muito boa, variando de 10 a 30 metros, dependendo da época do ano.
As melhores épocas para o mergulho em Zanzibar são de Outubro a Dezembro e de Março a Maio, quando praticamente não venta, o que deixa o mar bem mais calmo e garante uma visibilidade melhor.
De Junho a Setembro, as chances de vento são maiores, o que pode prejudicar um pouco a visibilidade debaixo d’água. Mas fora isso, Zanzibar é um ótimo destino para mergulho durante praticamente o ano todo.
Nós estávamos lá em agosto, e choveu um pouco no dia anterior ao nosso mergulho. Isso deu uma prejudicada na visibilidade, mas não atrapalhou muito.
O staff da Spanish Dancer Divers é muito gente boa. Nós fomos muito bem recebidos pelo David, dono da empresa, assim que chegamos, no dia anterior ao mergulho, para preencher alguns documentos e garantir que estava tudo certinho para o dia seguinte. Logo de cara já percebemos que eles são bastante organizados.
Nos encontramos às 8h no dive center, garantimos que estava tudo certo com nosso equipamento, pegamos uma garrafinha de água cada um (eles tem garrafinhas retornáveis, que a gente enche ali na recepção mesmo. Ótimo pra evitar o consumo de plástico! 😉), e seguimos para o barco, que já estava nos esperando na praia, na frente do dive center.
O Oceano Índico tem uma diversidade enorme de cores e vida marinha, e mergulhar nele é uma experiência incrível.
Não espere ver tubarões, mantas, ou outros animais maiores (embora golfinhos e tartarugas também sejam comuns por ali — mas nós não vimos). O mergulho em Zanzibar é um mergulho para ver várias espécies de corais, muitos cardumes e peixes menores, como nudibrânquios, peixe sapo, peixe leão, cavalos marinhos, camarões e até polvos.
Achamos toda a operação da Spanish Dancer Divers muito bem organizada e profissional. Eles mantém uma média de 3-4 mergulhadores por divemaster, o que deixa a operação bem menos tumultuada, e você pode curtir o mergulho no seu tempo.
Estávamos com o nosso equipamento de mergulho, então não utilizamos o deles, a não ser o wetsuit de 5mm (o nosso é de 3mm, e embora a temperatura da água fique em torno de 24ºC, eles recomendaram o de 5mm — e achamos uma recomendação válida).
Eles também disponibilizam câmeras subaquáticas para você registrar o mergulho — sem custo adicional! 👌
Um dia de mergulho custa US$110 e inclui 2 tanques + equipamento completo. Por ser mais distante, os mergulhos em Mnemba Island têm um acréscimo de US$30.
No site da Spanish Dancer Divers existe uma tabela com os preços e algumas opções de pacotes para mais dias de mergulho. E se você reservar via e-mail ou whatsapp, com até 3 dias de antecedência, eles oferecem um desconto de 10%. 😉
Uma coisa muito legal da Spanish Dancer Divers é que eles oferecem o curso de reciclagem gratuito, pra quem não mergulha há mais de 6 meses e quer dar uma refrescada na memória antes de cair no mar de novo.
E se você estiver hospedado longe do dive center (mas na região de Nungwi ou Kendwa), eles te buscam no hotel — também sem custo adicional.
Nós adoramos a experiência, e ficamos com vontade de mergulhar mais vezes. O mar de Zanzibar é daqueles que você entra e não quer sair nunca mais!! 😍
Você já mergulhou em Zanzibar? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar um pouco da sua experiência com a gente também? Deixa aqui nos comentários! Vamos adorar ouvir de vocês…♥️