Durante a nossa Road Trip pela Costa Leste da Austrália, ficamos 3 dias em Townsville e aproveitamos para conhecer um outro ponto da Grande Barreira de Corais, fazendo um mergulho na Orpheus Island com a Remote Area Dive.
Vamos contar nesse post como foi a operação e porque essa pode ser uma experiência muito melhor pra quem quer mergulhar na Grande Barreira de Corais da Austrália, do que outras cidades mais famosas para isso.
Sobre a Remote Area Dive
A Remote Area Dive (RAD) é uma empresa familiar que nasceu a partir de um hobby, uma paixão pelo mergulho. Hoje, é um dos empreendimentos de mergulho de mais sucesso em Townsville.
Com grupos de no máximo 12 mergulhadores, eles prometem uma experiência mais intimista, podendo dedicar mais atenção para cada um e, o melhor de tudo: mais tempo na água!
E a gente pôde comprovar tudo isso! Uma coisa que geralmente nos incomoda em uma operação de mergulho é a pressão que existe para fazer tudo rápido: quando o barco chega no destino, você já tem que estar pronto pra cair na água, e na maioria das vezes tem alguém te acelerando.
A gente gosta de fazer tudo com calma. Primeiro porque calma é também uma questão de segurança. E segundo porque estamos com a câmera, e sempre gostamos de fazer um double check na caixa-estanque, luzes e acessórios antes de cair na água.
Sem falar que quase sempre estamos gravando vlog do mergulho, então realmente precisamos de tempo para gravar tudo que queremos. Infelizmente, nem sempre conseguimos…
Por outro lado, com a RAD percebemos uma tranquilidade que só contribuiu para tudo: tanto para o mergulho quanto para um dia agradável no geral!
Nossa sensação foi que o mais importante pra eles era de fato que a gente curtisse o momento, independente de ter horários para cumprir ou algo do tipo.
Da mesma forma, por serem grupos menores, tivemos uma liberdade maior também de tempo dentro d’água. Nossos mergulhos duraram mais de 60min! E, como foram mergulhos rasos (média de 12m de profundidade), terminamos ainda com bastante ar no cilindro.
E esse foi mais um ponto pra Remote Area Dive: em uma parada extra que teve para quem estava fazendo snorkel, eles deixaram a gente mergulhar de novo, pra gastar o que tinha sobrado de ar! <3
Como é a operação de mergulho com a RAD
Antes de mais nada, vale dizer que, embora esteja fisicamente situada em Townsville, a Remote Area Dive realiza mergulhos em 3 lugares distintos: Magnetic Island, SS Yongala, Pelorus e Orpheus Islands.
Na Magnetic Island seria um half-day diving, com duração de 6h desde a saída de Townsville até o retorno.
O SS Yongala é um dos melhores mergulhos de naufrágio do mundo, mas ele fica um pouco mais afastado, e a operação leva mais ou menos um dia inteiro.
Pelorus e Orpheus Islands também é uma operação que leva o dia todo, mas é mais próxima do que o naufrágio. Foi esse que nós fizemos!
Encontramos o pessoal da RAD e os outros mergulhadores na loja em Townsville logo cedo (às 6h). Fomos todos juntos numa van da loja até Lucinda, uma cidade mais ou menos 140km ao norte, que fica mais próxima da ilha.