Mergulho na Orpheus Island com a Remote Area Dive

22/08/2019 | atualizado em 10/07/2023

Durante a nossa Road Trip pela Costa Leste da Austrália, ficamos 3 dias em Townsville e aproveitamos para conhecer um outro ponto da Grande Barreira de Corais, fazendo um mergulho na Orpheus Island com a Remote Area Dive.

 

Vamos contar nesse post como foi a operação e porque essa pode ser uma experiência muito melhor pra quem quer mergulhar na Grande Barreira de Corais da Austrália, do que outras cidades mais famosas para isso.

 

 

Sobre a Remote Area Dive

 

mergulho orpheus island com a remote area dive

Mergulho com a Remote Area Dive.

 

A Remote Area Dive (RAD) é uma empresa familiar que nasceu a partir de um hobby, uma paixão pelo mergulho. Hoje, é um dos empreendimentos de mergulho de mais sucesso em Townsville.

 

Com grupos de no máximo 12 mergulhadores, eles prometem uma experiência mais intimista, podendo dedicar mais atenção para cada um e, o melhor de tudo: mais tempo na água!

 

E a gente pôde comprovar tudo isso! Uma coisa que geralmente nos incomoda em uma operação de mergulho é a pressão que existe para fazer tudo rápido: quando o barco chega no destino, você já tem que estar pronto pra cair na água, e na maioria das vezes tem alguém te acelerando.

 

A gente gosta de fazer tudo com calma. Primeiro porque calma é também uma questão de segurança. E segundo porque estamos com a câmera, e sempre gostamos de fazer um double check na caixa-estanque, luzes e acessórios antes de cair na água.

 

Sem falar que quase sempre estamos gravando vlog do mergulho, então realmente precisamos de tempo para gravar tudo que queremos. Infelizmente, nem sempre conseguimos…

 

Por outro lado, com a RAD percebemos uma tranquilidade que só contribuiu para tudo: tanto para o mergulho quanto para um dia agradável no geral!

 

mergulho na grande barreira de corais da austrália: Orpheus Island

A Remote Area Dive trabalha com grupos menores, o que significa mais tempo dentro d’água, e sem ter que disputar espaço com outros mergulhadores.

 

Nossa sensação foi que o mais importante pra eles era de fato que a gente curtisse o momento, independente de ter horários para cumprir ou algo do tipo.

 

Da mesma forma, por serem grupos menores, tivemos uma liberdade maior também de tempo dentro d’água. Nossos mergulhos duraram mais de 60min! E, como foram mergulhos rasos (média de 12m de profundidade), terminamos ainda com bastante ar no cilindro.

 

E esse foi mais um ponto pra Remote Area Dive: em uma parada extra que teve para quem estava fazendo snorkel, eles deixaram a gente mergulhar de novo, pra gastar o que tinha sobrado de ar! <3

 

 

Como é a operação de mergulho com a RAD

 

no barco da Remote Area Dive, a caminho da Pelorus Island

A caminho das ilhas!

 

Antes de mais nada, vale dizer que, embora esteja fisicamente situada em Townsville, a Remote Area Dive realiza mergulhos em 3 lugares distintos: Magnetic Island, SS Yongala, Pelorus e Orpheus Islands.

 

Na Magnetic Island seria um half-day diving, com duração de 6h desde a saída de Townsville até o retorno.

 

O SS Yongala é um dos melhores mergulhos de naufrágio do mundo, mas ele fica um pouco mais afastado, e a operação leva mais ou menos um dia inteiro.

 

Pelorus e Orpheus Islands também é uma operação que leva o dia todo, mas é mais próxima do que o naufrágio. Foi esse que nós fizemos!

 

Encontramos o pessoal da RAD e os outros mergulhadores na loja em Townsville logo cedo (às 6h). Fomos todos juntos numa van da loja até Lucinda, uma cidade mais ou menos 140km ao norte, que fica mais próxima da ilha.

Se você já estiver mais próximo de Lucinda, vale a pena entrar em contato com eles e combinar de se encontrarem direto lá! 😉

 

É mais ou menos 1h30 de viagem. Assim que chegamos, tomamos café da manhã enquanto a equipe carregava o barco com os equipamentos de mergulho.

 

Logo depois, foram mais cerca de 40min de barco até a ilha. O barco é pequeno, e ele vai numa velocidade muito rápida. Se fosse mais devagar, esses 40min virariam fácil 1h… e quanto mais rápido você chega, mais tempo tem para aproveitar a ilha em si!

 

Se você costuma passar mal em alto mar, é super recomendado tomar um remédio para enjoo antes.

 

 

Mergulho na Orpheus Island

 

mergulho orpheus island com remote area dive

Grande Barreira da Austrália!: mar azul, corais de todas as formas e cores e muita vida!

 

O mergulho foi ótimo! A visibilidade não estava 100%, estava um pouco embaçado, mas a gente acha que esse não é o padrão do lugar. Foi por conta de chuva recente ou alguma mudança climática nos dias que estávamos lá.

 

Vimos uma família inteira de Nemos, muitos peixes e corais de todas as formas, cores e tamanhos!

 

Mergulhar na Orpheus Island, que também faz parte da Grande Barreira de Corais (como todo o estado de Queensland), tem uma vantagem: o lugar não é super concorrido como Cairns ou Airlie Beach, onde você vai ter que disputar espaço com vários outros turistas no mesmo mergulho.

 

mergulho grande barreira de corais, orpheus island, australia

Mergulhar na Orpheus Island é uma ótima alternativa para conhecer a Grande Barreira da Austrália com mais privacidade e corais mais preservados.

 

Durante todo o dia, só tinha o nosso barco ali! Isso proporciona uma experiência praticamente exclusiva! Sem contar que, dessa forma, os corais também são muito mais preservados. Mesmo sendo um mergulho do lado de dentro (inner reef) e no meio (middle reef) da Barreira. — os mergulhos que fizemos em Cairns e Port Douglas foram nos recifes do lado de fora (outter reef).

 

Os mergulhos foram rasos (média de 12m de profundidade), e a temperatura da água beirava os 30ºC. Veja o nosso LogBook no final desse post, para mais detalhes.

 

 

Almoço na Pelorus Island

 

O intervalo de superfície foi na Pelorus Island, que é vizinha da Orpheus. Quando o barco estava se aproximando, a gente já foi ficando boquiaberto…

 

Pelorus Island

A primeira vista da Pelorus Island, onde foi o nosso intervalo de superfície e pausa para o almoço.

 

Achamos muito legal também que essa pausa para o almoço foi na praia. Ao contrário de outros mergulhos que já fizemos, aqui a gente pôde descer do barco, e relaxar um pouco na areia enquanto comíamos e esperávamos o tempo para mergulhar de novo.

 

Como já falamos no início desse post, o ponto alto da operação com a RAD foi a tranquilidade com que tudo foi realizado. Não foi apenas uma saída de barco para mergulhar e voltar. Foi um dia de passeio, para curtir o visual e uma praia linda!

 

Nesse vídeo a gente mais um pouco dessa ilha e também como foram os mergulhos:

Curtiu o vídeo? Então aproveita e já se inscreve no nosso canal pra acompanhar outros vídeos de mergulho e os vlogs da nossa Volta ao Mundo!

 

 

Quanto custa mergulhar na Orpheus Island

 

O passeio com os mergulhos que fizemos nas ilhas Orpheus e Pelorus com a RAD se chama Day Diving Safari e custa a partir de AU$235 por pessoa. Saímos às 6h de Townsville e retornamos por volta das 17h. É o dia todo mesmo!

 

Está incluído o cilindro, lastro, almoço e as taxas da marinha e do National Park. O aluguel do equipamento de mergulho é cobrado à parte. Você pode consultar mais informações no site da RAD.

 

Day Diving Safari nas ilhas Pelorus e Orpheus com a Remote Area Dive.

A Remote Area Dive oferece pacotes de mergulho a partir de AU$100.

 

Eles também oferecem os cursos de Open Waters e Advanced e outras opções de passeio, como um fim de semana inteiro na Pelorus Island! O mergulho mais barato é o Half-Day Diving Safari na Magnetic Island (a partir de AU$100 por pessoa).

LOG BOOK Orpheus Island

#1 

Data: 13/01/2018 09h30

Profundidade Máx.: 13.1m

Profundidade Média: 6.6m

Temperatura da água: 29o C

Duração do mergulho: 60min

#2 (mergulho extra)

Data: 13/01/2018 11h30

Profundidade Máx.: 7.4m

Profundidade Média: 4.6m

Temperatura da água: 29o C

Duração do mergulho: 20min

#3

Data: 13/01/2018 13h50

Profundidade Máx.: 15.5m

Profundidade Média: 8.6m

Temperatura da água: 29o C

Duração do mergulho: 65min

* Nossos mergulhos na Orpheus Island foram uma parceria com a Remote Area Dive. Agradecemos o apoio e ressaltamos que, independente disso, o conteúdo deste post reflete nossas opiniões pessoais, sinceras e baseadas na nossa experiência.

Gostou do post e quer salvar pra ver de novo mais tarde? Salva a imagem abaixo no Pinterest, aproveita e segue a gente por lá também! 😉

Pinterest: Mergulho na Orpheus Island

Deixe uma resposta

Olá! Somos Tammíris e Rafael,
um casal de mergulhadores que
deu a volta ao mundo e criou
esse blog para compartilhar as
experiências de viagem
e mergulho, enquanto seguimos
na busca por um novo estilo de
vida, com mais qualidade,
menos stress e mais contato
com a natureza.

PUBLICIDADE

ENCONTRE NO SITE

NOSSOS PARCEIROS

Receba um CONTEÚDO EXCLUSIVO