24/04/2021 | atualizado em 10/07/2023
Uma coisa que pode assustar quem está planejando uma viagem pelo Sudeste Asiático é a existência das monções. Quando estávamos pesquisando sobre a nossa volta ao mundo, essa foi uma das etapas mais trabalhosas do planejamento.
Isso porque as informações que existem sobre isso são meio confusas, ou incompletas. E, para não correr o risco de pegar muita chuva na sua viagem – ou até mesmo tufões, umidade ou calor insuportáveis – tem que ficar de olho no calendário das monções!
Foi pensando nisso que reunimos aqui, da forma mais simplificada e objetiva que conseguimos, todas as pesquisas que fizemos. Em outras palavras, se você seguir as nossas dicas, tem mais chances de evitar chuva e mau tempo na sua viagem! 😉
Antes de mais nada, vale lembrar que chuvas, calor intenso e tufões são fenômenos da natureza. Apresentamos aqui apenas uma previsão, ou estimativa, de quando as condições climáticas de cada destino estarão melhores para visitação. Pode ser que comece a chover um pouco antes do que indicamos aqui, pode ser que comece um pouco depois…
Tenha isso em consideração ao planejar a sua viagem! As regras não devem ser seguidas de forma tão rigorosa… Nós mesmos não seguimos, visitamos Bali bem na época das chuvas, e não foi nenhuma tragédia! 😉
Vamos começar com uma explicação meio técnica, mas bem simplificada sobre as monções. Afinal, o que são monções?
Monções são um fenômeno climático característico dos países do Sul e Sudeste Asiático, que provoca chuvas muito fortes em um determinado período do ano, e secas rigorosas em outro.
De acordo com a mudança das estações do ano, os ventos mudam de direção, levando o ar úmido do oceano para o continente durante o verão, e o ar seco da terra para o mar durante o inverno.
Em alguns países as chuvas costumam durar dias, impossibilitando as pessoas de saírem de casa. Inclusive, alguns hotéis nem chegam a funcionar nessa época. Por isso é tão importante ficar atento a essas datas ao planejar a sua viagem.
Como as monções ocorrem em épocas diferentes em cada região, montamos essa tabela para te ajudar a planejar sua viagem:
Se quiser saber mais especificamente sobre algum dos países listados nessa tabela, é só continuar lendo esse artigo.
As monções na Tailândia são caracterizadas pela presença de chuva e períodos nublados.
Devido à grande extensão territorial, as regiões do país sofrem com as monções em períodos distintos umas das outras.
De abril a outubro observa-se a presença de chuvas regulares na Costa Oeste do país, sendo que em abril e maio o calor é quase insuportável. Embora as chuvas não atrapalhem a maioria dos passeios, evite visitar as cidades de Bangkok, Phuket, Koh Phi Phi, Krabi, Ao Nang e Railay nesse período.
Entre abril e junho acontecem as chuvas no Norte da Tailândia. Evite visitar as cidades de Chiang Mai, Chiang Rai e Pai nesse período.
Além das chuvas, durante os meses de fevereiro e março, principalmente, acontecem queimadas na região Norte do país. Juntamente com elas, uma névoa incômoda paira sobre o ar e pode prejudicar a respiração de pessoas mais sensíveis. Se esse for o seu caso, evite também essa região nesse período.
De setembro a dezembro é a vez da Costa Leste ser tomada pelas chuvas. Evite as regiões de Koh Samui, Koh Phangan, Koh Tao e Surat Thani nesse período.
Resumindo, os meses de dezembro a março caracterizam a melhor época para visitar a Tailândia como um todo.
Já para as ilhas do Golfo da Tailândia (costa leste), a melhor época seria entre maio e junho.
O Vietnã é um dos países mais problemáticos do Sudeste Asiático quando se trata de monções. Nesses períodos, a chuva é constante, podendo durar vários dias. Com risco de alagamentos nas ruas, muitas pessoas ficam literalmente impossibilitadas de sair de casa.
A recomendação geral é não visitar o país entre junho e novembro, que são os meses com a maior intensidade de chuvas. Além disso, entre julho e novembro acontece também a temporada de tufões.
Entretanto, assim como na Tailândia, as regiões do Vietnã também sofrem com as monções em períodos distintos:
Entre maio e outubro evite o norte (Hanói, Ha Long Bay, Ha Giang, Sapa) e o sul (Ho Chi Minh) do país.
Entre setembro e dezembro evite a região central (Hoi An, Hue).
Por fim, temos que a melhor época para visitar o Vietnã como um todo seria entre dezembro e abril.
Semelhante a outros países do Sudeste Asiático, a Malásia sofre com as monções de forma diferente em cada região. Na costa oriental, por exemplo, as chuvas são mais fortes, consideradas até mesmo uma das mais intensas de todo o Sudeste Asiático.
Por outro lado, na costa ocidental, as monções são bem fracas e quase não influenciam a vida cotidiana.
Na Costa Leste (como em Perhentian Islands, Semporna, Sipadan e Redang), a temporada de chuvas vai de novembro a março. Durante esse período, inclusive, os ferries não funcionam e muitas ilhas mantêm suas opções de acomodação fechadas.
Nós estivemos nas Perhentian Islands no comecinho de abril, bem no final da temporada das chuvas. Os hotéis estavam começando a reabrir e, mesmo assim, quase não conseguimos chegar, devido ao mau tempo. Vamos contar melhor essa história em outro post.
Em março começa a temporada de chuvas na região central da Malásia (Kuala Lumpur, Cameron Highlands e Tioman Island), e vai até junho, mais ou menos.
Do final de maio até outubro é a temporada de chuvas na costa oeste (como em Penang e Langkawi), mas as chuvas são de baixa intensidade. Acontecem quase sempre no meio da tarde, e o tempo permanece nublado.
Com base nisso, a melhor época para visitar a Malásia como um todo seria entre maio e outubro. Entretanto, se possível, dê preferência para a costa ocidental nos meses de janeiro a abril.
As monções no Laos são mais fracas, com chuvas diárias porém de curta duração.
Entretanto, devido à infraestrutura mais precária do país, podem ocorrer deslizamentos de terra, fazendo com que as estradas fiquem fechadas durante horas ou até mesmo dias. Leve isso em consideração se você planeja algum deslocamento por terra, com ônibus, por exemplo.
A temporada das chuvas no Laos acontece de maio a novembro, sendo julho e agosto os meses mais intensos (com os riscos de deslizamentos).
De dezembro a abril é a melhor época para visitar o país, sem correr riscos de mau tempo.
As monções na Indonésia costumam ser as mais fracas de todo o Sudeste Asiático. Inclusive na temporada das chuvas, que vai de outubro a março, é tranquilo visitar qualquer ilha.
Nós estivemos em Bali durante o mês de março, pegamos dias quentes e ensolarados, com chuva no fim da tarde. Nada que atrapalhasse nossos planos.
A melhor época para viajar para a Indonésia, do ponto de vista climático, seria entre maio e setembro. Porém, esse período coincide com a alta temporada, quando os preços estão mais elevados.
As monções no Camboja são bem tranquilas e não costumam prejudicar o viajante.
A temporada das chuvas vai de maio a outubro, sendo mais frequentes entre julho e setembro.
De novembro a abril é a melhor época para visitar o país.
Nós ainda não conhecemos o país, mas se você quiser dicas de lá, vale dar uma passada no instagram @divagandopelomundo. A Ju e o Ric, além de uns queridos, são nômades digitais e passaram 1 ano inteiro vivendo no Camboja.
Com um clima tipicamente tropical (quente e úmido o ano todo), Singapura é um dos países mais imprevisíveis.
Mesmo fora da temporada oficial das monções (que vai de abril a agosto), acontecem chuvas breves quase que diariamente, e o tempo permanece nublado.
De toda forma, vale saber que maio é conhecido por ser o mês mais quente, e janeiro, o mais fresco. Além disso, dezembro é conhecido por ser o mês mais úmido, e setembro, o mais seco.
Na tabela no início desse artigo, dividimos as monções em duas regiões (Nordeste e Sudoeste), sendo que a região Sudoeste é a mais turística.
A Índia é um dos países onde as monções realmente interferem no dia-a-dia, seja do visitante ou dos locais.
Além do calor ser muito intenso, beirando o insuportável, no período das monções as chuvas são torrenciais, e muitos lugares ficam alagados, impossibilitando até mesmo sair do hotel.
De julho a setembro é a temporada oficial de chuvas, mas não em todo o país ao mesmo tempo. Geralmente, começam no lado oeste (Kerala) e deslocam-se para o norte e para o leste ao longo das semanas.
Na região do Rajastão (Jaipur, Udaipur, Delhi, Agra), as monções são ligeiramente mais fracas, mas o calor é insuportavelmente intenso, especialmente nos meses de maio e junho, que antecedem as chuvas.
Nós estivemos lá no final de maio, e a temperatura girava em torno dos 45°C, às 8h da manhã (!), com sensação térmica de 48°C (!!). Não recomendamos visitar o país nessa época, porque isso influenciou direta e negativamente a nossa experiência. Vamos contar mais sobre isso em outro post.
A melhor época para visitar a Índia é de outubro até o início de maio.
As monções no Nepal se caracterizam por chuvas fortes e constantes, com possibilidade de alagamento em algumas cidades.
A temporada das chuvas vai de julho a setembro. E a melhor época para visitar o país vai de outubro a dezembro (temperaturas mais amenas) ou de março a maio.
As Filipinas também tem monções bem fortes. Com chuvas intensas, constantes e imprevisíveis, pode ser que alguns passeios deixem de acontecer durante a temporada que vai de maio a outubro.
A melhor recomendação é evitar essa época, especialmente na temporada de tufões, que vai de junho a novembro, quando fica inclusive bem perigoso (algumas ilhas já foram completamente destruídas).
Nós estivemos em Cebu em maio, logo no final da alta temporada, e início das chuvas. Pegamos alguns dias nublados, e chuva fraca. Mas ainda assim conseguimos aproveitar muitos mergulhos incríveis na região de Alcoy.
A melhor época para visitar as Filipinas vai de janeiro a maio.
As monções no Myanmar ocorrem de maio a outubro, e as chuvas acontecem com intensidades diferentes dependendo da região.
Em Ngapali Beach, a chuva e o vento são tão fortes que muitas vezes impossibilitam o acesso.
Em Bagan a chuva é moderada, mas o calor e umidade são extremamente altos.
A melhor época para visitar o Myanmar vai de novembro a abril.
Com relação ao Sri Lanka, apesar das monções trazerem chuvas ocasionalmente fortes, nada impede uma viagem nesse período.
A temporada de chuvas vai de maio a agosto (para a região sudoeste), e de outubro a janeiro (para o nordeste do país).
Na capital Colombo, os meses mais chuvosos ficam entre setembro e novembro.
Os melhores meses para visitar o Sri Lanka são entre dezembro e março para a costa oeste, e entre maio e setembro para a costa leste.
E você? Tem alguma experiência de viagem durante as monções em algum país do Sudeste Asiático? Conta pra gente nos comentários! Se você gostou desse artigo e quer salvar pra ver de novo mais tarde, é só salvar a imagem abaixo no Pinterest. 😉
© Profundo no Mundo 2015-2023
Feito com ♡ ao redor do mundo.
2 Comentários
Olá Tata e Rafa, adoro o vosso blog, muito elucidativo e com optimas dicas.
Gostaria de vos questionar se aconselham ir a Kuala Lumpur, Malaca, Georghe Town e as ilhas Perhentian Islands em Agosto.
Estive na Malasia em Dezembro mas apenas estive em kuala Lumpur (achei poucos dias) e em Langkawi.
Oi Ana! Muito obrigada, ficamos felizes em saber que curte o blog! 🙂 Sobre a sua dúvida, com relação ao clima, Agosto é um ótimo mês para ir para a Malásia. Vai pegar dias ensolarados e sem chuva tanto em Kuala Lumpur quanto nas ilhas Perhentian. Os outros destinos (Malaca e George Town) nós não conhecemos, mas como ambos ficam na Costa Oeste, é possível que tenha uma chuva fraca em alguns dias, mas não acho que seja algo desencorajador… Aproveite! 🙂