Um pouco mais de 2 meses depois que chegamos em Cozumel, começamos a explorar outras cidades e regiões do Caribe Mexicano. E o primeiro destino que escolhemos foi Cancún, um dos principais destinos turísticos do Caribe!
Passamos apenas um fim de semana na cidade, e reunimos aqui algumas dicas do que fazer em Cancún em um dia. Já adiantamos que as atrações se resumem em: curtir a praia, fazer compras e aproveitar o conforto do seu hotel. Sim, os hotéis em si já são uma atração, pois eles costumam ser super completos, desenhados para quem quer relaxar e não pensar em mais nada.
Mas se você estiver hospedado em alguma outra região próxima, e tem pouco tempo na cidade, assim como foi o nosso caso, esse artigo é pra você!
Como chegar em Cancún
Cancún está localizada na península de Yucatán, no Estado de Quintana Roo, no México.
Se você está em Cozumel, como era o nosso caso, é perfeitamente possível fazer um bate-volta para Cancún, e aproveitar para conhecer mais um destino na sua viagem. O mesmo vale para a situação inversa (se você está em Cancún e quer conhecer Cozumel), mas nesse caso, recomendamos mais do que um bate-volta, especialmente se você pretende mergulhar em Cozumel (o que definitivamete recomendamos que você faça).
Vamos contar aqui o trajeto que fizemos, de Cozumel até chegar em Cancún. Saindo de Cozumel, o primeiro passo é pegar a balsa até Playa del Carmen. Tem várias empresas que oferecem esse serviço, intercalando os horários, mas o preço acaba sendo meio tabelado. Pagamos MX$135 (mais ou menos R$35) cada um.
Chegando em Playa del Carmen, caminhamos cerca de 5min até a ADO, que é a empresa de ônibus que faz o trajeto até Cancún, e compramos a passagem para o próximo horário. Existe um app da ADO pra smatphone, e, se você for comprar com antecedência, pode conseguir desconto de até 50% através do app. Mas nós não sabíamos disso, e pagamos MX$60 (quase R$14) cada um, o que achamos bem ok.
O trajeto da balsa leva cerca de 40min, e a viagem de ônibus demora mais ou menos 1h. Chegando na rodoviária de Cancún, pegamos um taxi para o local onde ficaríamos hospedados. Se você for fazer apenas um bate-volta, pode pedir um taxi ou uber direto para a Zona Hoteleira, que é onde tem as atrações mais turísticas.
Para a volta, é só fazer o percurso inverso: táxi até a rodoviária de Cancún, ônibus da ADO para Playa del Carmen e então, balsa para Cozumel. Mas lembre-se de ficar de olho no horário da volta, para não perder a última balsa que sai de Playa del Carmen (por volta das 22h).
Praias públicas de Cancún
Quando falamos em Cancún, a primeira imagem que vem à cabeça são aquelas praias incríveis de areia branca com um mar azul turquesa, certo? Pois saiba que não é essa a vista que você vai ter ao caminhar pela cidade, a não ser que você esteja hospedado em um dos resorts e hotéis que mencionamos no início desse artigo.
Isso porque esse hotéis foram construídos exatamente na avenida da praia, de forma que a vista de quem passa por ali fica totalmente obstruída pelos altos prédios. Uma tristeza, pra não dizer uma decepção pra quem está apenas a passeio pela cidade, ou pra quem não se hospedou em um dos resorts all-inclusive, que são a marca registrada da região.
Mas não se preocupe. Apesar disso, Cancún tem muitas praias públicas, algumas são mais difícieis de localizar os acessos, mas é pra isso que esse blog existe! hahah
Para facilitar, marcamos todas nesse mapa (que é interativo: pode dar zoom, clicar etc):