DARLING HARBOUR
Região do Darling Harbour vista do alto.
Um dos primeiros lugares que visitamos em Sydney, o Darling Harbour é uma área portuária, daquelas bem charmosas que dá vontade de passar o dia caminhando, ou simplesmente observando o movimento das embarcações.
O lugar é um verdadeiro complexo de entretenimento, com shopping, lojas, bares, restaurantes, museus, e até uma roda gigante, pra ninguém botar defeito!
MUSEU MARÍTIMO
O Museu Maritimo fica no Darling Harbour, e vale muito a visita! Ele conta a história da Austrália sob o ponto de vista da navegação, com várias exposições que contam desde a relação dos aborígenes com o mar, passando pelos exploradores europeus que chegaram ao país, até um pouco sobre os oceanos e a vida marinha local.
A entrada do museu é gratuita para a exposição permanente. As exposições temporárias contam com visita a outras embarcações, e custam a partir de AUD25 por adulto.
Um dos pontos altos da visita gratuita ao museu é a possibilidade de visitar o veleiro da Kay Cottee, a primeira mulher a circunavegar o mundo sozinha, sem parar e sem qualquer assistência. Ela tinha 34 anos na época, e ficou 189 dias no mar.
MUSEU AUSTRALIANO
Infelizmente não visitamos esse museu na nossa passagem por Sydney, mas se você se interessa por história, com certeza vale incluir no seu roteiro.
O Museu Australiano é o museu mais antigo da Austrália, e tem exposições sobre a preservação da biodiversidade, com mais de 400 animais expostos, incluindo o esqueleto de uma cachalote.
O museu também conta com exposições sobre as mudanças climáticas, a cultura aborígene, as diversas aves que habitam as regiões do país, e os incríveis dinossauros!
A entrada é gratuita para as exposições permanentes, e o museu fica localizado ao lado do Hyde Park.
HYDE PARK
Considerado o parque mais antigo de toda a Austrália, o Hyde Park fica em uma região bem central e movimentada. Se você é do tipo que gosta de bater perna nos destinos que visita, com certeza vai acabar passando algumas vezes por aqui, já que o parque é meio que caminho para várias outras atrações.
Sendo uma área verde bem no meio do centro agitado, é o lugar perfeito para uma descansada no meio da tarde. E é exatamente isso que os australianos fazem. Não vai ser raro encontrar algumas pessoas, no meio do dia de trabalho, comendo um lanche sentadas na grama ou apenas dando aquela esticada pós-almoço.
Apesar de não ser muito grande, o Hyde Park contém cerca de 580 árvores exóticas e nativas.
ANZAC Memorial, no Hyde Park.
Parte do complexo do Hyde Park, você verá o Anzac Memorial, um memorial de guerra dedicado aos heróis de guerra australianos na Primeira Guerra Mundial.
CENTRO DE SYDNEY
O centro de Sydney é uma região que merece um passeio à pé, passando por alguns pontos interessantes pelo caminho:
Queen Victoria Building
A estátua da Rainha Victoria na frente do Queen Victoria Building.
Construído originalmente em 1898 para ser um market place, o prédio já foi uma biblioteca e uma sala de concertos. Hoje, é considerado um dos shoppings mais bonitos do mundo.
Além de lojas mais refinadas, aqui tem também muitas cafeterias e restaurantes, e vale a visita nem que seja apenas para admirar o seu belíssimo interior, com destaque para um enorme relógio, com pequenas esculturas e detalhes que contam a história da chegada dos europeus na Austrália.
Queen Victoria Building: lindo por dentro e por fora!
Fonte Lloyd Rees
A fonte fica na região central de Sydney, na Martin Place.
Localizada na Martin Place, essa fonte foi cenário do filme Matrix (1999), e também do filme Superman O Retorno (2006). Se você é fã de cinema, vai gostar de visitar o local.
Instalação artística “Forgotten Songs”
“Forgotten Songs”, instalação do artista Michael Thomas Hill.
Em uma rua próxima à fonte do Matrix, você vai encontrar inúmeras gaiolas de metal penduradas na parte de cima. Se prestar atenção, vai conseguir ouvir o canto dos pássaros, cujas espécies estão identificadas em letreiros no chão.
Criada pelo artista Michael Thomas Hill em 2009, essa instalação se chama “Forgotten Songs” (canções esquecidas) e representa os pássaros que viviam nessa região de Sydney antes da chegada dos europeus.
BONDI BEACH
Bondi Beach: uma praia incrível a poucos minutos do centro de Sydney
Essa é uma das praias mais conhecidas – e talvez a mais bonita – de Sydney. Muito frequentada por surfistas, as águas azuis e cristalinas de Bondi (pronuncia-se “bondai”) chamam atenção em uma região bem urbana.
Se conseguir, deixe para visitar a região durante a semana, pois aos fins de semana fica bem cheio, como dá pra ver na foto acima, que tiramos em um domingo.
É aqui que fica essa famosa piscina a beira mar, uma das paisagens mais icônicas de Sydney:
Bondi Icebergs Club: a piscina à beira-mar icônica de Sydney!
A piscina faz parte do Bondi Icebergs Club, e a entrada custa AUD7, com direito ao uso de vestiário, sauna e chuveiro aquecido. Mas mesmo para quem não quiser entrar, a vista das ondas quebrando nas pedras e invadindo as águas da piscina já vale a visita!
Para chegar em Bondi, você pode pegar um ônibus no centro de Sydney, que vai te deixar na frente da praia. Leva em torno de 40min o trajeto.
Caminhada “Bondi to Coogee”
Você pode combinar a sua ida para a praia de Bondi com essa caminhada incrível até a praia de Coogee.
Nós fizemos o caminho no sentido original, de Bondi até Coogee, mas nossa sugestão é sair bem cedo e fazer o caminho inverso, de Coogee até Bondi. Assim, ao final do percurso, você pode ficar um tempo curtindo essa praia linda, sem pressa pra ir embora.
A caminhada é feita em passarelas que vão margeando toda a costa. São cerca de 6km de distância, e o percurso conta com visual lindo do começo ao fim, com a presença de praias, parques, falésias, baías e piscinas naturais.
Bondi to Coogee: lindas paisagens pelo caminho!
Durante os meses de maio e novembro você pode dar a sorte de avistar golfinhos e baleias no caminho.
Ao longo da caminhada, tem alguns bancos para descanso e mirantes lindos. E, obviamente, você pode ir aproveitando um pouco de cada praia pelo caminho, para se refrescar e recarregar as energias.
Abaixo, no mapa com todos os pontos turísticos que citamos aqui, marcamos também (em azul) todas as praias que você vai encontrar pelo caminho: Coogee, Gordons Bay, Clovelly, Bronte e Tamarama: