O que fazer em Townsville, na Austrália

Na nossa road trip pela Costa Leste da Austrália passamos por várias cidades e paisagens incríveis, cheias de coisas para fazer, principalmente para os amantes da natureza.
Townsville é uma dessas cidades, e vamos contar nesse post um pouco da nossa experiência e compartilhar algumas dicas sobre o que fazer por lá.
COMO CHEGAR
Embora seja a maior cidade do Norte do estado de Queensland, na Austrália, Townsville é uma cidade pequena (são menos de 200 mil habitantes).
Fica mais ou menos 350 km ao sul de Cairns e cerca de 1.350 km ao norte de Brisbane, duas das principais cidades de Queensland.
No meio do caminho entre Cairns e Airlie Beach (Whitsundays), é uma parada super indicada pra quem está viajando de carro pela Austrália.
Existem também ônibus saindo de várias cidades da Austrália que passam por Townsville. No site Rome 2 Rio você pode pesquisar pela rota desejada e encontrar as principais empresas que fazem o trajeto.
Pra quem tem pressa (e $$$), existe também um aeroporto em Townsville, com voos de/para as principais cidades da Austrália.
Na nossa road trip, fizemos o seguinte trajeto numa campervan: Cairns — Cardwell — Townsville. Veja nesse post mais detalhes do nosso roteiro de viagem pela Costa Leste da Austrália.
O QUE FAZER
Ficamos 2 dias inteiros em Townsville, sendo que reservamos o primeiro dia para mergulhar na Grande Barreira de Corais, dessa vez com a Remote Area Dive.

Acordamos bem cedo e nos encontramos com o pessoal da RAD na loja que fica bem no centro de Townsville. Fomos com eles numa van até Lucinda, de onde sairia o barco do mergulho.
Mergulhamos na Orpheus Island, e paramos para almoçar na Pelorus Island. Duas ilhas incríveis e no melhor clichê paradisíaco: água cristalina azul turquesa, areia branca e deserta.

Nesse post a gente contou com mais detalhes sobre a nossa experiência de mergulho com a Remote Area Dive. Tem também esse vídeo pra você entender melhor como essa região é linda dentro e fora d’água!
No dia seguinte, fomos conhecer a Magnetic Island, ou Maggie, como é carinhosamente chamada pelos locais.

A ilha fica a apenas 8km de Townsville, e para chegar lá existem várias opções de ferry saindo desde das 5:30 da manhã. O trajeto dura cerca de 20min, e nós fizemos com a Sealink. O barco é ótimo e eles foram super pontuais.
Você pode comprar a passagem no terminal de balsas em Townsville, ou no próprio barco, caso o terminal esteja fechado. Pode chegar e comprar na hora, mas tem desconto de comprar online, e se for alta temporada, você corre o risco de ficar sem lugar para o horário que quiser.
Nós fizemos apenas um day trip na ilha (fomos e voltamos no mesmo dia). Mas existem várias opções de hospedagem, e pra curtir as praias e outras atrações da ilha com mais calma, vale a pena passar pelo menos 1 noite lá.

São várias opções de trilhas, praias isoladas e tranquilas, paisagens deslumbrantes, e uma vida selvagem abundante! Lá é possível encontrar alguns dos animais selvagens mais característicos da Austrália, como o coala, o canguru, o possum e o wallaby (uma espécie de canguru, só que menorzinho).

Magnetic Island também é um destino de mergulho muito procurado, especialmente por conta do naufrágio SS Yongala. Infelizmente não fizemos esse mergulho, mas fica aqui a dica se você quiser conhecer um dos naufrágios mais famosos do mundo. 😉
Outro passeio turístico bem legal pra se fazer em Townsville, mas que não conseguimos pela falta de tempo, é a trilha até o mirante de Castle Hill, um morro de pedra de granito vermelho, bem no centro da cidade.

Lá do alto, é possível ter uma vista linda da cidade e das ilhas adjacentes. Os moradores locais costumam fazer a trilha bem cedinho, para ver o nascer do sol lá do alto. E o melhor: essa atividade é gratuita.
QUANTO TEMPO FICAR
Quem acompanha a gente sabe que sempre preferimos ficar mais tempo nos lugares, para poder curtir todas as atrações com calma, e ainda sobrar um tempinho pra descansar, voltar em algum lugar que mais gostamos, ou simplesmente não fazer nada! — é a melhor forma que achamos de realmente vivenciar melhor cada lugar, e não simplesmente sair dando check em tudo.
Sendo assim, recomendamos ficar no mínimo 2 noites em Townsville (se você for mergulhar), e 2 noites em Magnetic Island.
Se você puder – e quiser – ficar mais tempo, fique! Vai ser a melhor forma de experimentar e curtir a cidade como um verdadeiro local!
ONDE SE HOSPEDAR
Como estávamos no meio de uma road trip de campervan, as 3 noites que passamos em Townsville, dormimos em uma área para camping gratuita, que ficava dentro de um posto de gasolina BP.
Apesar de gratuito, o local contava com o apoio da estrutura do complexo do posto, com lojinha de conveniência, lanchonete, banheiros e vestiários. Tudo limpo e em ótimo estado! Super recomendamos.
Nesse post a gente conta sobre nosso planejamento e organização na estrada para encontrar áreas para camping na Austrália.
Se você não for dormir no carro, essas são algumas sugestões de hospedagem bem localizadas em Townsville:
E em Magnetic Island:
* Nossos mergulhos em Townsville foram uma parceria com a Remote Area Diver , e o ferry até a Magnetic Island foi uma parceria com a Sealink Queensland. Agradecemos o apoio, e ressaltamos que, independente disso, o conteúdo deste post reflete nossas opiniões pessoais, sinceras e baseadas na nossa experiência.
Gostou do post e quer salvar pra ver de novo mais tarde? Salva a imagem abaixo no Pinterest, aproveita e segue a gente por lá também! 😉

