Sea Walls Cozumel - mural homenageando Jacques Cousteau, por Jason Botkin

SEA WALLS em COZUMEL: conscientização marinha através da arte

Na semana de 20 a 24 de julho de 2015, Cozumel recebeu a segunda edição do festival “Sea Walls: Murals for Oceans“, promovido pela organização internacional de conservação marinha PangeaSeed.

O festival tem como objetivo aproximar o oceano das pessoas por meio da arte urbana. Várias cidades do mundo tiveram graffiti pintados nas ruas, embelezando a cidade ao mesmo tempo em que levantam questões sobre a conservação e preservação dos ecossistemas marinhos. 

Sea Walls Cozumel - Amanda Lynn
Mural por Amanda Lynn – Cozumel, México

Ao todo, 30 artistas de 12 nacionalidades participaram do festival em Cozumel. O Brasil esteve representado pelo duo Bicicleta sem Freio, formado por Douglas Castro e Renato Reno.

Os artistas exploraram os diversos ecossistemas marinhos de Cozumel, conversaram com especialistas sobre os desafios enfrentados pelos oceanos e criaram 30 murais de graffiti inspirados na temática ambiental. O objetivo das pinturas é educar e conscientizar tanto a comunidade local, quanto os turistas que visitam a ilha.

Mural do duo de artistas brasileiros Bicicleta Sem Freio, para projeto Sea Walls Cozumel
Mural do duo de artistas brasileiros Bicicleta Sem Freio. (Photo by The Stills Agency)

Workshops e educação ambiental

Além das pinturas, o projeto também promoveu a realização de workshops com jovens locais para falar sobre as questões do meio ambiente marinho que estão afetando a ilha, e o que pode ser feito para ajudar a salvar os mares e oceanos.

Como destaca Tre’ Packard, Diretor Executivo da PangeaSeed: “Não importa em que lugar do mundo você vive, a maior parte do oxigênio que você respira vem dos oceanos, e a vida na Terra não seria possível sem a existência de oceanos saudáveis. Com a diminuição das populações de peixes, o aumento do nível do mar e a poluição generalizada, não importa se você vive perto da costa, na cidade ou nas montanhas, todos nós devemos nos sentir responsáveis pela saúde dos oceanos e da vida que há dentro dele”.

Sea Walls Cozumel - mural homenageando Jacques Cousteau, por Jason Botkin
Mural por Jason Botkin, representando Jacques Cousteau – Cozumel, México

Foi inspirador presenciar um festival como esse. Esperamos, de verdade, que as paredes enfeitadas da ilha cumpram com o objetivo de conscientizar e educar a população, mostrando que pequenas ações podem fazer uma grande diferença e sim, nós podemos ajudar a salvar o planeta. 

Atitudes simples, como não jogar lixo no chão ou evitar shows de golfinhos, podem significar muito para o futuro dos nossos oceanos. 

Detalhe do muram por Aaron Glasson, mostrando um golfinho cercado, com uma moeda de dinheiro na boca.
Detalhe do mural por Aaron Glasson – Cozumel, México.

O projeto já soma mais de 450 murais em 18 países, incluindo Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, Vietnã, Sri Lanka, Estônia, Canadá, EUA, México e Porto Rico. 

Se você quiser saber mais sobre o projeto, e conhecer os artistas que já participaram (e seus respectivos murais), é só dar uma olhada no site da Sea Walls.

Artigos Sugeridos

Deixe uma resposta