Um VÍDEO DE MERGULHO e uma VOLTA AO MUNDO
Dar a volta ao mundo e conhecer todos os continentes até debaixo d’água. Essa foi a premissa da viagem que fizemos e que resultou no vídeo acima.
Durante 360 dias, passamos por 12 países e mergulhamos na cultura local, visitamos pontos turísticos, conhecemos novas línguas, novos costumes, aprendemos um pouco de história, experimentamos novos sabores e nos encantamos com a beleza da natureza em cada destino.
A maioria das imagens do vídeo foi feita com a nossa câmera Sony A6500. Usamos a caixa estanque 6500 da Fantasea, e 2 luzes de vídeo da Kraken. Usamos também uma GoPro Hero 7 como segunda câmera, sem luz.
Com relação à câmera, estávamos somente com a lente que já veio no kit (uma 16-50mm). Pra suprir a necessidade de uma grande-angular (perfeita para conseguir um enquadramento mais amplo nas imagens subaquáticas), usamos a Wet Conversion Wide Angle Lens também da Fantasea, que nada mais é que uma “lente molhada”, que se encaixa direto na caixa-estanque, “convertendo” a imagem registrada pela câmera em uma grande-angular.
Com relação às luzes de mergulho da Kraken, além de 4 intensidades na luz principal, e 3 intensidades no modo spot (lanterna), ela tem ainda luz vermelha (que permite uma maior aproximação da vida marinha) e ultra-violeta (que são ótimas para usar em um mergulho noturno, por exemplo).
Apesar de já termos prática com equipamento de fotosub desde 2015, quando fomos para Cozumel e passamos um tempo fazendo foto e vídeo de mergulho para turistas, estamos em um constante aprendizado. De lá pra cá, sentimos que já evoluímos muito, tanto com relação ao equipamento, quanto com relação à captação, edição e tratamento final das imagens que fazemos. E, a cada mergulho, sentimos mais vontade de investir ainda mais, e conseguir registrar cada vez melhor as maravilhas que encontramos no fundo do mar.
Você já conhece o nosso canal do Youtube? Além do vídeo desse post, temos uma playlist só com os mergulhos que já fizemos, e muitos outros vídeos da volta ao mundo! Se inscreva aqui pra ser avisado quando tiver novidade por lá. 🙂
MERGULHOS DA VOLTA AO MUNDO
Abaixo, a lista de todos os lugares que visitamos – e mergulhamos – e que estão ilustrados no vídeo:
EUA – Califórnia: fizemos um live aboard nas Channel Islands, um arquipélago na costa de Santa Barbara, conhecido pela presença de florestas subaquáticas de algas marinhas, as kelp forests.
EUA – Havaí: mergulhamos no Molokini, um vulcão submerso na ilha de Maui, e fizemos o mergulho noturno com as raias mantas em Kona, Big Island.
Austrália – Costa Leste: mergulhamos em 3 pontos da Grande Barreira de Corais (de norte para sul: Port Douglas, Cairns e Orpheus Island).
Austrália – Austrália Ocidental: mergulhamos no pier de Busselton, uma cidade 220km sul de Perth. O Pier de Busselton é considerado o melhor recife artificial da Austrália, e um dos melhores pontos de mergulho do país.
Indonésia – Bali: fomos para Tulamben, e mergulhamos no naufrágio USAT Liberty, um navio cargueiro americano atacado na Segunda Guerra por um submarino japonês.
Tailândia: mergulhamos em Phi Phi Islands.
Malásia – Perhentian Islands: um verdadeiro clichê paradisíaco na costa leste da Malásia.
Filipinas – Cebu Island: ficamos 9 dias em um dive resort na região de Alcoy.
Turquia – Kaş: mergulhamos em um avião da Força Aérea da Turquia, afundado intencionalmente em 2009 para servir de recife artificial.
Grécia – ilha de Creta: mergulhamos na região de Chania, cheia de cavernas e um azul inacreditável.
Tanzânia – Zanzibar: mergulhamos na região de Nungwi e no recife em torno da indescritível Mnemba Island.
África do Sul – Durban: mergulhamos com tubarões em Aliwal Shoal e Protea Banks.
