Muita gente não gosta, ou tem dificuldade na hora de arrumar a mala para viajar, ou porque não sabe o que levar, ou principalmente porque não consegue desapegar de várias roupas e looks diferentes. Afinal, sempre queremos estar mais bonitos e bem vestidos na viagem, né?
Mas se tem uma coisa que a volta ao mundo nos ensinou foi aprender a viver com menos, e fazer escolhas mais conscientes. E isso tem tudo a ver com o que levamos na mala, independente da duração da viagem.
Viajamos durante 360 dias com uma quantidade bem limitada de roupas. A gente tinha um mochilão de 23kg cada um – mas não eram 23kg só de roupa! Levamos também no mochilão nosso equipamento de mergulho completo, com roupa de neoprene, colete, regulador, nadadeiras… e todo nosso equipamento de fotosub, como caixa estanque para a câmera, luzes de vídeo subaquáticas etc. Então, pra roupa mesmo acabou sobrando pouco espaço.
Isso fez com que tivéssemos que ser bem específicos na escolha das peças, e aprendemos a usar a criatividade para fazer combinações diferentes, que não estávamos acostumados no dia a dia. E esse é o grande truque pra você conseguir fazer uma mala mais compacta, mas que mesmo assim atenda a todas as suas necessidades da viagem.
Mas antes de fazer um checklist de tudo que você precisa levar na mala pra viajar, vamos falar um pouco sobre a importância de adotarmos hábitos de consumo mais sustentáveis com relação às roupas que compramos, usamos e descartamos.
ROUPA NÃO É DESCARTÁVEL: o problema da indústria da moda
A indústria da moda é uma das que mais afeta o planeta e o meio ambiente no sentido de poluição dos mares e oceanos, você sabia disso?
Se você olhar a composição do tecido das suas roupas, vai ver que muitas peças são feitas de poliéster. E, o que muita gente não sabe, é que poliéster é plástico!
Até aí tudo bem, se não fosse a enorme quantidade de roupa que é descartada todo ano no mundo. Pra ter uma ideia, só no Brasil, são descartados cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano!! É muita roupa! E a maior parte disso vai parar em lixões, aterros sanitários, e no mar!
Pesquisas indicam que tecidos sintéticos levam de 100 a 300 anos para se decompor, enquanto o poliéster leva até 400 anos! (Para efeito de comparação, as roupas de algodão levam entre 10 e 20 anos para se decompor).
E todo mundo já tá cansado de saber o problema que é o plástico para o meio ambiente, especialmente pros oceanos, né? Por isso é tão fundamental adotarmos hábitos mais conscientes na nossa vida, e isso tem tudo a ver com as roupas que usamos, e nossos hábitos de consumo.
Quando voltamos da volta ao mundo, percebemos que nem lembramos mais das roupas que tinham ficado no Brasil, e também nem sentimos falta delas durante a viagem. Da mesma forma, aposto que tem muitas peças aí no seu armário que você não usa há mais de 1 ano, ou que usou 1 ou 2 vezes no máximo e já descartou.
Infelizmente vivemos uma cultura de consumismo em que acabamos comprando coisas que nem sempre precisamos… ou sequer queremos! E esse consumo desenfreado incentivado pelo fast fashion gera um volume cada vez maior de roupas descartadas, que logo são substituídas por outras peças novas no armário.
Roupa não é descartável. E você pode começar a exercitar esse pensamento mais consciente na hora de escolher o que levar na mala para viajar. Comece separando peças chave, que combinam entre si, e você vai ver que consegue inclusive criar looks novos com as roupas que já tem.
Como arrumar a mala para viajar mais leve
Uma forma de otimizar o processo na hora de selecionar as roupas que vai levar pra viajar é pensar em tudo que você planeja fazer na viagem, quais são os compromissos já programados, os tipos de passeios, quantos dias etc. Por exemplo: se vai ser uma viagem de praia, se você pretende sair à noite para jantar, ou se vai ser uma viagem de trilhas, se vai andar muito à pé etc.
Se for uma viagem de longa duração, pense em levar a quantidade de roupas ideal para 1 semana, ou no máximo 15 dias de viagem. Como falamos aqui, você sempre vai poder lavar roupa ao longo da jornada.
Para viagens mais curtas, a dica para ser mais compacto, é pensar em peças que combinam entre si, peças 2 em 1 e até fazer algumas sobreposições inusitadas. Por exemplo: com uma saia, uma camiseta e um vestido, você consegue montar 3 looks diferentes: a saia com a camiseta, o vestido, e o vestido com a camiseta! Use a criatividade!